Pular para o conteúdo Vá para o rodapé

CONSUNI – Após debate interno, docentes da UFCA garantem férias com 45 dias consecutivos no calendário de 2022

(Foto: UFCA/Reprodução)

O Conselho Universitário (CONSUNI) da Universidade Federal do Cariri (UFCA) aprovou, na última terça-feira (30/11), uma proposta de datas para o Calendário Universitário de 2022 que resulta de debate interno da comunidade universitária e garante 45 dias consecutivos de férias para docentes no início do próximo ano. Posteriormente, a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) deve enviar ao colegiado proposta detalhada do calendário universitário para ser avaliada pelo Conselho.

Antes de ser aprovado no CONSUNI, a matéria foi debatida pelo Fórum de Graduação (Forgrad), que reúne coordenadores e diretores de unidades de centro. A Prograd apresentou, inicialmente, duas propostas prevendo o início do ano letivo de 2022 em 7 ou 21 de fevereiro. No entanto, docentes que compõem o Fórum rejeitaram essas sugestões e aprovaram, no último dia 5/11, o início das aulas para 7 de março. No dia 11 de novembro, em reunião extraordinária, a Câmara Acadêmica ratificou a decisão do Forgrad. 

A Prograd acatou a nova data, que foi apresentada no CONSUNI e aprovada em reunião do dia 30 de novembro. As aulas do ano letivo de 2021 encerram-se no dia 14 de janeiro de 2022, já incluindo o período reservado para as avaliações finais. O semestre contará com 18 semanas, pelo menos 45 dias de férias no início de 2022 e 30 dias de recesso após o primeiro semestre. O cronograma aprovado contempla todos os departamentos e campi da UFCA, exceto o curso de Medicina, que tem um calendário específico a ser votado nas próximas semanas.

A previsão de calendário universitário da UFCA para 2022 resulta de diálogo com a comunidade universitária e considera o cansaço e esgotamento que têm acometido tanto docentes como estudantes neste contexto pandêmico. Todo esse cenário tem impactado a produção acadêmica estudantil e elevado os números de trancamento de matrículas. É o que explica o Prof. Milton Jarbas, relator do processo do calendário no CONSUNI.

“Mesmo sabendo que haverá um impacto dos anos de 2023 e 2024, foi unânime a decisão de iniciar o ano no dia 7 de março e ter dois períodos apenas. Esse é um momento para recuperar e elaborar as aulas e termos esse descanso depois de tudo que ocorreu”, explica o docente lotado no Curso de Ciências Contábeis da UFCA e com cadeiras nos três colegiados onde o calendário foi debatido e aprovado. Hoje, a UFCA cumpre o semestre de 2021.1.

O Diretório Central dos Estudantes (DCE) também apresentou no CONSUNI pesquisa realizada entre os discentes convergindo com a opinião dos professores. “A gente pôde ver que o aluno também confirma isso. Há um cansaço e não há aprendizado de forma plena”, acrescenta Milton Jarbas. Em julho de 2020, a UFCA implementou o Período Letivo Especial (PLE), instituindo o ensino remoto. Depois do PLE, a Universidade aprovou o retorno ao semestre letivo 2020.1, que havia sido suspenso em março em decorrência da pandemia. No ano de 2021, foram realizados, de forma remota, os períodos 2020.1, 2020.2 e 2021.1. 

Seção sindical dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará

Av. da Universidade, 2346 – Benfica – Fortaleza/CE
E-mail: secretaria@adufc.org.br | Telefone: (85) 3066-1818

© 2024. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Web-az

© 2024 Kicker. All Rights Reserved.

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]