Pular para o conteúdo Vá para o rodapé

4D NACIONAL – Mulheres do Ceará realizam atos “Bolsonaro Nunca Mais” no sábado (4) em Fortaleza e Juazeiro do Norte

Mobilização de mulheres de todo o país diz não ao governo de Jair Bolsonaro e retoma a experiência do Ele Não, da campanha presidencial de 2018

Mulheres que compõem coletivos, sindicatos, centrais sindicais e movimentos sociais e estudantis do Ceará realizam no sábado (4/12) atos “Bolsonaro Nunca Mais”, com agenda na capital e no interior do estado. A atividade se une à mobilização nacional de mulheres de todo o país e é um desdobramento da campanha nacional Fora Bolsonaro, que já realizou sete atos contra o governo federal neste ano. A ADUFC-Sindicato é uma das mais de 40 entidades que participam da articulação no estado. O ato de Fortaleza ocorrerá na Praça da Gentilândia, a partir das 15h. Em Juazeiro do Norte, a manifestação será na Praça do Giradouro, às 16h.

O 4D na capital cearense é organizado coletivamente por Frente Brasil Popular – Ceará, Frente Povo Sem Medo e Fórum Sindical, Popular e de Juventudes de Luta pelos Direitos e pelas Liberdades Democráticas. A agenda também está conectada com os 21 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres. No Brasil, essa contagem inicia em 20/11, somando-se ao Dia da Consciência Negra, ao enfatizar a dupla discriminação sofrida por mulheres negras: o racismo associado ao machismo estrutural.

O movimento de mulheres também visa retomar a experiência vivenciada em 2018, quando milhares de mulheres de todo o país disseram “Ele Não” à candidatura de Jair Bolsonaro e foram às ruas, em dezenas de cidades do Brasil e do exterior, protestar contra as violações de direitos e posturas políticas inaceitáveis que já à época ele anunciava para o seu futuro governo. “Esse movimento 4D tem a intenção de mobilizar todas as mulheres, toda a população que construiu o Ele Não em 2018, mas agora com o lema Ele Nunca Mais”, explica a 1ª tesoureira da ADUFC, Profª. Ana Paula Rabelo.

Na Praça da Gentilândia, haverá um ato cultural com artistas e oficinas que debaterão com a população a importância de as mulheres se unirem para lutar, em dezembro, pela vida e pelo direito das mulheres. “Precisamos dizer não à violência contra a mulher, não à violência contra a população negra, principalmente a juventude, que são filhos dessas mulheres”, destaca a 2ª vice-presidenta do ANDES-SN, a Profª. Zuleide Queiroz. “A gente sabe que o que acontece no Brasil, com esse governo, atinge principalmente as mulheres”, acrescenta a docente da Universidade Regional do Cariri (URCA).

No dia 20 de novembro, o sétimo ato Fora Bolsonaro somou-se ao Dia da Consciência Negra, com caminhada e manifestações político-culturais em Fortaleza, Juazeiro do Norte, São Benedito e Vale do Jaguaribe. A ADUFC participou da articulação da agenda, como tem feito com todos os atos realizados pela campanha Fora Bolsonaro. A unificação entre diversas categorias e movimentos organizados dá força à luta contra a política de destruição escancarada do governo federal.


Agenda 4D no Ceará:

Fortaleza
Praça da Gentilândia | 15h

Juazeiro do Norte
Praça do Giradouro | 16h

Seção sindical dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará

Av. da Universidade, 2346 – Benfica – Fortaleza/CE
E-mail: secretaria@adufc.org.br | Telefone: (85) 3066-1818

© 2024. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Web-az

© 2024 Kicker. All Rights Reserved.

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]