Pular para o conteúdo Vá para o rodapé

GT FORMAÇÃO/ADUFC – Livro “Do sertão para a cidade, entrelaçando caminhos”, da Profª. Sulamita Vieira, será lançado na segunda-feira (22/11)

“Do sertão para a cidade, entrelaçando caminhos” dá título ao Memorial e à live de lançamento da obra escrita pela Profª. Sulamita Vieira, na próxima segunda-feira (22/11), às 18 horas. Na ocasião, a docente, que integra o Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal do Ceará (UFC), participará de uma conversa com outros/as três debatedores/as, transmitida ao vivo pelo canal da ADUFC no YouTube. A atividade é uma realização do Grupo de Trabalho (GT) História do Movimento Docente e Formação Política Sindical, da ADUFC.

A conversa com a autora será conduzida pela Profª. Adelaide Gonçalves, do Deptº. de História da UFC, que integra o GT. Também participam: Profª. Maria Neyara Araújo, do Deptº. de Ciências Sociais da UFC; e o agrônomo Pedro Jorge Ferreira Lima, fundador e diretor do ESPLAR – Centro de Pesquisa e Assessoria. Para Adelaide, a “excelência” do livro consiste em condensar o memorial da autora como professora titular e como ela recupera pelos fios da memória uma moldura social – do sertão, da vida familiar, das primeiras letras.

A professora Adelaide, historiadora e também uma das organizadoras do lançamento, refere-se ao livro como uma “moldura da história intelectual cujo principal marcado é a UFC, mas não estrita memória institucional”. As ideias e a força do livro ganham, segundo Adelaide Gonçalves, grande relevo ao situar a vida de estudante universitária da autora em tempos do arbítrio da ditadura militar. “Situando as prisões, as perseguições, os constrangimentos impostos à própria vida acadêmica”, exemplifica. 

Neyara Araújo, que participa do debate e assina o texto da contracapa do livro, tece loas à dimensão profissional da autora: “As categorias funcionais que usamos para definir nosso trabalho acadêmico – pesquisa, ensino, extensão, gestão – não comportam e pouco dizem da dimensão profissional da professora Sulamita!”, escreve. Adelaide Gonçalves referenda, adicionando que Sulamita Vieira traz significativos aportes à história das Ciências Sociais no Ceará, seus professores pioneiros, à formação de pesquisadores e o engajamento de estudantes. “Ela também ressalta a função alargada da SBPC, entre outras boas passagens”, indica, referindo-se à Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. 

A autora de “Do sertão para a cidade, entrelaçando caminhos – Memorial” tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia da Arte, atuando principalmente nos seguintes temas: Luiz Gonzaga, sertão, cultura, antropologia no Ceará, literatura e cultura popular. O livro da Profª. Sulamita Vieira encontra- se à venda (R$ 25), no Espaço Ernesto & Rosa (Av. Monsenhor Tabosa, 1.069 – Centro, Fortaleza) e a renda será totalmente revertida ao Setor de Educação do MST-Ceará.

(*) A live de lançamento do livro será transmitida pelo canal da ADUFC no YouTube

Seção sindical dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará

Av. da Universidade, 2346 – Benfica – Fortaleza/CE
E-mail: secretaria@adufc.org.br | Telefone: (85) 3066-1818

© 2024. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Web-az

© 2024 Kicker. All Rights Reserved.

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]