Pular para o conteúdo Vá para o rodapé

CANCELA A PEC 32! – ADUFC retorna a Brasília e participa de sexta semana de mobilização nacional de servidores

Ato contra a PEC 32 na última quarta-feira (20/10), na Esplanada dos Ministérios
(Foto: ANDES-SN)

Diretores da ADUFC-Sindicato estiveram em Brasília, nos últimos dias, para reforçar a jornada de lutas contra a reforma administrativa, ao lado de representantes de coletivos e entidades como o ANDES-Sindicato Nacional e o Fórum Permanente em Defesa do Serviço Público – Ceará. Docentes da ADUFC participaram de atos, se reuniram com parlamentares cearenses e integraram agendas de articulação contra a proposta. Essa foi a sexta semana de mobilização nacional contra a PEC 32. Sem votos para conseguir aprovar a PEC em plenário, o presidente da Câmara Federal, Arthur Lira, segue adiando a votação.

“A pressão precisa continuar, vamos manter essa pressão para que cada vez mais seja inviável a votação de uma PEC tão desastrosa que pode prejudicar os serviços públicos e negar o direito do cidadão de ter acesso à saúde, educação, segurança pública e justiça”, destacou o presidente da ADUFC-Sindicato, Prof. Bruno Rocha. O Prof. André Ferreira, diretor de Relações Intersindicais, complementa: “os retrocessos são enormes, tanto em termo de privatização como de transparência, de garantia de um serviço público pautado na autonomia, independência e estabilidade do servidor e no concurso público”, destaca. Ambos participaram das atividades em Brasília nesta semana.

Na última segunda-feira (18/10), antes de embarcar para a capital federal, o presidente da ADUFC ainda participou de ato no Aeroporto Internacional de Fortaleza – Pinto Martins para pressionar deputados cearenses e sensibilizar a população sobre os riscos da PEC ao serviço público e à sociedade. Diretores do sindicato também marcaram presença em protesto no Aeroporto internacional de Brasília, no dia 19 de outubro, recepcionando parlamentares e ampliando a pressão pela revogação da proposta.

A agenda de atividades de quarta-feira (20/10) iniciou com ato pela manhã na Esplanada dos Ministérios, do qual docentes da ADUFC participaram, promovido por servidoras e servidores públicos de todo o país. Com batuques e palavras de ordem contra a reforma administrativa, também houve performance de diversos servidores, que, manchados com tinta vermelha, protestaram contra os desmandos do Governo Federal. A ADUFC retransmitiu os atos em sua página no Facebook.

Reunião de avaliação do ANDES-SN na quinta-feira (21/10), em Brasília

ANDES-SN faz reunião de balanço com seções sindicais e encaminha ações de mobilização 

Na última quinta-feira (21/10), o ANDES-SN realizou reunião na sua sede em Brasília com representantes de sua base sindical nos estados. Docentes da ADUFC-Sindicato participaram do encontro, que encaminhou uma série de ações para as próximas semanas. Diretores do ANDES-SN socializaram com professores e professoras das seções sindicais os resultados das agendas que ocorreram nos últimos dias, como a reunião, no dia anterior, com parlamentares da Liderança da Minoria da Câmara dos Deputados.

O Prof. André Ferreira, diretor de Relações Intersindicais da ADUFC, ressalta que o balanço geral dos representantes sindicais é da unidade do movimento, garantida não apenas entre as categorias, mas também entre as esferas. O entendimento, explica o docente, é de que mesmo segmentos que não serão imediatamente afetados – como parte das chamadas carreiras típicas de Estado e servidores municipais e estaduais – estão apoiando a mobilização, porque entendem que essa reforma administrativa federal abre espaço para a ampliação de outras reformas mais abrangentes e destrutivas.

“O governo tenta dividir os servidores públicos dizendo que as carreiras típicas de Estado não vão ser impactadas, mas a gente sabe que primeiro ele tenta aprovar a reforma administrativa aprovando alguns segmentos (aqueles que eles consideram ter um peso político menor no serviço público, mas são as carreiras que, como saúde e educação, estão na ponta do atendimento à população)”, aponta o Prof. André Ferreira. “E depois virão os outros, e esses segmentos (carreiras típicas) também sabem disso. E essa unidade tem se dado também entre as esferas”, acrescenta.

Entre as deliberações estão ampliar a divulgação da PEC 32 na sociedade; envolver a base nas ações locais e em Brasília; tratar da PEC nas Assembleias Gerais; fazer ampla divulgação nas mídias; intensificar a mobilização nas próximas oito semanas; ato no dia 28 de outubro; articular a luta local com a de Brasília; utilizar rádios e carros de som nas bases eleitorais; traduzir o material da Frente Parlamentar do Serviço Público para a comunicação massiva; fortalecer as ações jurídicas; atos na porta da casa dos deputados; panfletar no Dia do Servidor Público (28/10) e fazer campanhas de mídia; realizar audiência pública nas câmaras municipais; pressão às segundas-feiras no aeroporto local e em Brasília; e campanha de divulgação do envolvimento das Organizações Sociais (OS) nos casos de corrupção.

Na próxima segunda-feira (25), a ADUFC realiza reunião do Conselho de Representantes, onde será pautada a mobilização das últimas semanas contra a PEC 32 e debatidas formas de ampliar essa adesão junto à base do sindicato, convidando filiadas e filiados a se unirem a esse luta que é urgente e deve se prolongar pelas próximas semanas.

Seção sindical dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará

Av. da Universidade, 2346 – Benfica – Fortaleza/CE
E-mail: secretaria@adufc.org.br | Telefone: (85) 3066-1818

© 2024. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Web-az

© 2024 Kicker. All Rights Reserved.

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]