Pular para o conteúdo Vá para o rodapé

SEMANA FREIREANA – Livro sobre educador Paulo Freire tem pré-lançamento na 7ª edição do evento no Cariri; ADUFC é apoiadora

O livro “Cenários da Libertação: Paulo Freire na prisão, no exílio e na universidade” é um dos destaques da 7ª Semana Freireana no Cariri (SFC), evento realizado com apoio da ADUFC-Sindicato. A obra, de autoria de Clodomir Santos de Morais e reeditada pela Editora Expressão Popular, terá pré-lançamento no sábado (18/9), com participação da cantora Indiana Nomma, filha do autor; de Miguel Yoshida, representante da editora; e do Prof. João Figueiredo (FACED/UFC), autor do texto de apresentação do livro.

O evento bienal está sendo realizado, de forma gratuita, desde o dia 12 de setembro. Pela primeira vez, seguindo as medidas de segurança sanitária ainda necessárias ao enfrentamento da pandemia de Covid-19, tem sua programação virtual em 2021. A SFC se encerra no próximo domingo (19/9).

Os pernambucanos Clodomir de Morais e Paulo Freire eram amigos de longa data e estiveram encarcerados juntos durante o período da ditadura civil e militar no Brasil e lutavam por causas semelhantes. Escritor, advogado e professor universitário, Morais morreu em 2016, aos 87 anos. Ele foi líder das Ligas Camponesas daquele estado e, ao lado de Paulo Freire, Patrono da Educação Brasileira e de quem foi amigo próximo, carregava o ideal de ensinar a “leitura do mundo” para que se criasse um ser humano mais consciente.

O pré-lançamento do livro de Clodomir de Morais integra, dentro da programação da SFC, a agenda especial de véspera do aniversário de Paulo Freire, que já começa às 14h do dia 18/9. Na ocasião, será realizada uma roda virtual intitulada “Cartas para Paulo”, partilhando cartas escritas para o educador, por pessoas de qualquer parte do planeta, no centenário de nascimento do patrono da Educação brasileira. Já o pré-lançamento do livro encerra a programação do mesmo dia, a partir das 19h.

Na orelha do livro, a filha de Morais, a cantora hondurenha-brasileira Indiana Nomma, relembra que Paulo Freire havia testemunhado uma cena relatada no livro – seu colega de cela distribuindo bolas de tutu de feijão para os outros presos, a partir de um punhado de farinha que havia sido dividido por Freire, que concluiu: “Clodomir, mesmo sendo ateu, é mais cristão que eu”.

Semana Paulo Freire: diálogo é sobre educação

A Semana Freiriana do Cariri é uma iniciativa da Escola de Políticas Públicas e Cidadania Ativa (EPUCA), organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, com sede na cidade do Crato-CE. O projeto teve início em 2011 e, desde a sua terceira edição, em 2013, passou a ser bienal. Em 2021, a sétima edição da SFC ocorre pela primeira vez de forma totalmente virtual (online) e celebra o centenário de nascimento de Paulo Freire. A Semana Freiriana não é um evento sobre Paulo Freire, mas um momento de diálogos sobre educação. “Para além do ambiente escolar, inspirado na amorosidade, no cuidado, na criticidade e no sonho de uma nova sociedade, que marcaram a obra e a vida do educador pernambucano”, enfatiza a organização.

O apoio da ADUFC a atividades dessa natureza, como a 7ª SFC e o próprio lançamento do livro “Cenários da Libertação: Paulo Freire na prisão, no exílio e na universidade” refletem o compromisso da entidade com pautas humanitárias e com a proteção da educação em si. É o que aponta o diretor de Atividades Científicas e Culturais da ADUFC, Tiago Coutinho. “Só nos orgulha apoiar um evento que já é referência no Ceará e dialoga com temas que nos são tão essenciais e atuais. Foi por apostar em uma educação verdadeiramente libertadora que Paulo Freire vem sendo atacado, de forma sistemática, por setores da extrema direita. Cabe a nós preservar e levar adiante os ensinamentos do nosso Patrono da Educação”, defende.

Morais e Freire foram tema de atividade na ADUFC em 2020

A relação de amizade entre Paulo Freire e Clodomir de Morais, e a luta de ambos durante a ditadura no Brasil e em defesa das Ligas Camponesas e da Educação são temas que já tinham aproximação com a agenda cultural da ADUFC. Em março de 2020, pouco antes de ser decretado o início da pandemia também no Ceará, foi realizada uma roda de conversa presencial no auditório da sede do sindicato, em Fortaleza. Na ocasião, a discussão teve como fio condutor a vida de Morais, num evento aberto com participação de sua filha, a cantora hondurenha-brasileira Indiana Nomma,

A roda de conversa teve a interlocução da professora do Curso de Economia Ecológica da UFC, Maria Inês Escobar, que também é doutora em Educação e pesquisadora das Ligas Camponesas; e de Sebastião Araújo, amigo de Clodomir Morais e ex-consultor da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO/ONU). Indiana Nomma e os demais convidados daquela ação na ADUFC dividiram com o público um passeio pelos ensinamentos e crenças de Morais e Freire. À época, ela destacava: “Todo mundo merece comer e merece ter direitos. (…) A resistência precisa da luta, da força bruta, e precisa da força do coração”.

(*) Veja AQUI como participar da programação da 7ª Semana Freireana do Cariri

(**) Acesse AQUI o link de transmissão das atividades especiais do sábado (18/9), incluindo o pré-lançamento do livro de Clodomir de Morais

Seção sindical dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará

Av. da Universidade, 2346 – Benfica – Fortaleza/CE
E-mail: secretaria@adufc.org.br | Telefone: (85) 3066-1818

© 2024. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Web-az

© 2024 Kicker. All Rights Reserved.

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]