Pular para o conteúdo Vá para o rodapé

14S EM FORTALEZA – Servidores públicos vão às ruas e pressionam parlamentares por derrubada da PEC 32

Foto: Lorena Alves/ADUFC-Sindicato

Nesta terça-feira (14/9), servidores e servidoras públicas/os das três esferas foram às ruas de diversas cidades do país para pressionar deputados/as federais a rejeitarem a PEC 32/2020, que impõe uma contrarreforma administrativa no serviço público. A ADUFC participou de mais um ato que ocorreu em Fortaleza, desta vez saindo da Praça da Imprensa até a Assembleia Legislativa do Estado. 

Manifestantes reforçaram o coro Foro Bolsonaro, movidos pelo enfrentamento à Reforma Administrativa e ao cenário desolador de carestia, desemprego e disparo nos preços dos alimentos da cesta básica, da gasolina e do botijão de gás. A agenda integra a mobilização nacional que resultou em uma jornada de lutas contra a PEC 32, com atividades durante toda esta semana.

O ato de Fortaleza contou com a presença da presidenta do ANDES-Sindicato Nacional, Profª. Rivânia Moura. Em entrevista à ADUFC-Sindicato, a docente falou sobre a importância de pressionar os/as congressistas a derrubarem a proposta. “É muito importante o enfrentamento nessa reta final. É importante que o Congresso Nacional derrube essa pauta do governo encaminhada pelo Paulo Guedes. Derrotar o governo Bolsonaro é também derrotar suas pautas”, destacou a docente. “Deputados que não concordam e dizem não à política do governo Bolsonaro precisam votar contra a PEC 32”, acrescentou Rivânia Moura.

O presidente da ADUFC-Sindicato, Prof. Bruno Rocha, também esteve no protesto e apontou os riscos de se aprovar uma PEC que esvazia os direitos dos servidores públicos e compromete os serviços ofertados à população. “Estamos aqui hoje contra essa reforma que acaba com os serviços públicos e que tenta tirar os direitos dos cidadãos brasileiros, cortar saúde, educação, assistência social, segurança em plena pandemia”, ressaltou.

A passeata em Fortaleza foi articulada, conjuntamente, por centrais sindicais e entidades que defendem o serviço público. Durante o ato, vários manifestantes empunharam bandeiras do Brasil, reafirmando que esse ícone não pode ser apropriado por um grupo minoritário que participa de atos antidemocráticos e favoráveis ao presidente da República.

Nesta terça-feira (14/9) foram iniciadas outras atividades em Brasília, como mobilização nos aeroportos e nos gabinetes dos/as parlamentares, que deve durar até o fim da semana. Também estão chegando caravanas de representantes sindicais dos demais estados à capital federal para reforçar a mobilização contra a proposta.

Desde 2020, a ADUFC tem se empenhado numa campanha permanente contra a PEC 32, participando das atividades de enfrentamento à proposta e realizando campanhas de comunicação em parceria com outras entidades, como o Fórum Permanente em Defesa do Serviço Público – Ceará.

A Comissão Especial que trata da PEC 32 na Câmara Federal pode votar o parecer do relator, deputado Arthur Maia (DEM-BA), até quinta-feira (14/9). O presidente da Casa, deputado Arthur Lira (PP-AL), já sinalizou que vai agilizar a tramitação da proposta. Apesar das modificações em relação ao texto original, o substitutivo que será analisado mantém os principais ataques à população brasileira e ao funcionalismo público. 

(*) Assista à cobertura completa do ato no YouTube do Fórum Permanente em Defesa do Serviço Público – Ceará

Seção sindical dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará

Av. da Universidade, 2346 – Benfica – Fortaleza/CE
E-mail: secretaria@adufc.org.br | Telefone: (85) 3066-1818

© 2024. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Web-az

© 2024 Kicker. All Rights Reserved.

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]