Pular para o conteúdo Vá para o rodapé

RESISTÊNCIA NO CEARÁ – Fortaleza e interior promovem atos em defesa da democracia e Fora Bolsonaro no dia 7 de setembro

Na próxima terça-feira, 7 de setembro, a ADUFC-Sindicato se soma à Marcha dos Excluídos em Defesa da Democracia e por Fora Bolsonaro, às 15h, na Praça da Cruz Grande (Serrinha), em Fortaleza. A agenda é uma articulação da campanha Fora Bolsonaro, das Frentes Brasil Popular e Povo sem Medo e do Fórum Sindical, Popular e de Juventudes de Luta pelos Direitos e pelas Liberdades Democráticas. Também já estão confirmados atos no interior do estado, em municípios como Crato, Guaraciaba do Norte, Limoeiro do Norte, Tianguá, Maracanaú e Maranguape, e em diversas cidades do país.

Na programação da marcha de Fortaleza, haverá um ato ecumênico às 15h na Praça da Cruz Grande. O momento também terá um ato de solidariedade, com a entrega simbólica de cestas básicas às lideranças da comunidade da Serrinha. A marcha sairá às 16h em direção à Praça do Delta, que fica nas proximidades do terminal da Parangaba. Estão previstas paradas em locais estratégicos onde serão entoadas mensagens referentes à fome, à carestia, ao aumento da conta de luz e do gás, à soberania, à democracia e contra as privatizações que têm avançado no governo Bolsonaro. 

A manifestação percorrerá 2,7 quilômetros, saindo da Praça da Cruz Grande até a Lagoa de Itaperaoba, onde ocorrerá a primeira parada do ato. Depois, continua pela Rua Padre Nóbrega rumo ao Clube dos Correios, local da segunda parada, e rumará para a Av. Silas Munguba, com uma parada na altura do supermercado G Barbosa. A marcha seguirá pela mesma avenida no sentido da Praça do Delta, onde o ato será concluído, na Parangaba.

O ‘7S’ é a quinta grande manifestação que ocorre neste ano contra o governo de Jair Bolsonaro. Protestos já foram realizados nos dias 29 de maio, 19 de junho, 3 de julho e 18 de agosto, data em que houve paralisação dos servidores públicos contra a reforma administrativa (PEC 32/2020), que visa destruir o serviço público.

A ADUFC tem participado de todas essas agendas em favor da democracia, do serviço público, de vacina para todas e todos, de comida no prato, de uma política de geração de empregos e do fim deste governo federal que extermina os direitos sociais. “Estamos diante de ameaças à democracia do país, de um projeto de desmonte do serviço público, da privatização das empresas públicas e do ataque aos direitos sociais, e não iremos nos calar”, ressalta o Prof. Bruno Rocha, presidente da ADUFC-Sindicato e docente do Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular da UFC.

No último dia 18 de agosto, a ADUFC participou das atividades da Greve Geral do Serviço Público, que promoveu paralisação de 24 horas, atos na capital e no interior e audiência pública na Assembleia Legislativa do Estado. Na ocasião foram debatidos os impactos da reforma administrativa na vida da população brasileira, pois, caso seja aprovada, comprometerá a oferta e a qualidade dos serviços públicos. Todas as capitais e pelo menos outras 60 cidades brasileiras registraram atos semelhantes.  

Para participar da Marcha dos Excluídos no 7S, é fundamental adotar medidas sanitárias como o uso de máscara, preferencialmente PFF2, e de álcool gel 70%, além da garantia do distanciamento social. O dia 7 de setembro é mais uma oportunidade de defender a democracia e os direitos sociais e gritar Fora Bolsonaro, já!

Grito dos Excluídos terá atividade online e vigílias em solidariedade às vítimas de Covid-19

Também está agendada para o dia 7 a tradicional manifestação do Grito dos Excluídos, que ocorre sempre nesta data em todo o país. Pelo segundo ano consecutivo, o evento será virtual. Com o tema “Vida em primeiro lugar”, a 27ª edição do Grito dos Excluídos traz o tema “Na luta por participação popular, saúde, comida, moradia, trabalho e renda, já”. O ato virtual será transmitido a partir das 9h no YouTube e no Facebook da Arquidiocese de Fortaleza.

Anteriormente ao dia 7/9, ocorrem atividades isoladas, compondo a agenda do pré-Grito, em bairros de Fortaleza, com vigílias em solidariedade aos mais de 580 mil mortos por Covid-19 no Brasil e também como forma de denunciar a condução da pandemia por parte do Governo Federal, que negligenciou e atrasou a compra de vacinas, além de se envolver em escândalos de corrupção nos contratos de aquisição dos imunizantes. O Grito dos Excluídos é uma organização conjunta de diferentes entidades, incluindo paróquias, movimentos populares e sindicais, comunidades e organizações da sociedade civil para denunciar a exclusão e as desigualdades sociais. 

Cidades com atos presenciais confirmados para o dia 7/9*:

Crato – Praça São Vicente – caminhada até o Alto da Penha | 8h

Fortaleza – Praça da Cruz Grande (Serrinha) | 15h

Guaraciaba do Norte – Praça do Guaracy | 8h (Café com Democracia)

Limoeiro do Norte – Rodoviária de Limoeiro do Norte | 7h

Maracanaú – Praça da Estação | 8h

Maranguape – R. Maranguape esquina com João Chimelo, Flamingo | 9h

Tianguá – Bairro Terra Prometida | 8h

*Até as 12h de quinta-feira (2 de setembro)

Seção sindical dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará

Av. da Universidade, 2346 – Benfica – Fortaleza/CE
E-mail: secretaria@adufc.org.br | Telefone: (85) 3066-1818

© 2024. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Web-az

© 2024 Kicker. All Rights Reserved.

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]