Pular para o conteúdo Vá para o rodapé

CONSTRUÇÃO COLETIVA – GTs da ADUFC pautam comunicação, cultura e políticas de classe, e étnico-raciais em reuniões abertas

Mais três Grupos de Trabalho da ADUFC realizaram reuniões abertas esta semana, dando sequência a um mês com várias ações de construção coletiva no âmbito do sindicato. Na manhã da quarta-feira (28/7), o GT de Comunicação e Cultura avançou na organização do seminário em alusão ao centenário do educador Paulo Freire. No dia seguinte, foi a vez de uma reunião conjunta dos GTs de Políticas de Classe e Étnico-Raciais e Políticas de Gênero e Diversidade Sexual, que intensificando a divulgação de agendas estratégicas. Ambas as atividades ocorreram em formato virtual, ainda seguindo as medidas de segurança necessárias ao enfrentamento da pandemia de Covid-19, via plataforma Google Meet.

O GT de Comunicação e Cultura iniciou os trabalhos voltados à realização de um seminário em alusão ao centenário de Paulo Freire, possivelmente em outubro próximo. Conforme debatido na reunião, a proposta do evento é pensar os desafios do educador na atualidade – sua ausência e presença na universidade – e convidar os movimentos sociais para a construção dos espaços. A programação do seminário contará com três dias de atividades e incluirá lançamento de livros, mesas de debate, minicursos, rodas de extensão, partilha de experiências e apresentações culturais. O GT dará continuidade à discussão sobre o seminário na próxima quarta-feira (4/8), às 17 horas, ainda de forma virtual.

Já na reunião dos GTs de Políticas de Classe, Étnico-Raciais, Gênero e Diversidade Sexual foi reforçado o apoio a agendas estratégicas de interesse da categoria, especificamente dos/as docentes negros/as e dos/as pesquisadores/as da diáspora afro-brasileira. Já está agendada, por exemplo, a terceira edição do Quilombo da Ciência, pautando os desafios políticos e jurídicos nas cotas raciais, com participação da juíza federal Alcioni Escobar Costa e da defensora pública Isadora Brandão. A transmissão ocorrerá no dia 19/8, no canal da ADUFC no Youtube, a partir das 19 horas. A iniciativa é uma atividade mensal do GT de Políticas de Classe e Étnico-Raciais, coordenado pela Profª Maria Inês Escobar, docente do curso de Economia Ecológica da UFC e mediadora do programa. A 2ª edição do projeto ocorreu no último dia 15 de julho; e a estreia foi realizada no dia 17 de junho.

Outras atividades que integram a agenda reforçada pelo GT é o II Seminário Negras e Negros no Ceará, que ocorrerá entre os próximos dias 25 e 27 de agosto; e o XII Congresso Artefatos da Cultura Negra – este será sediado na Universidade Federal do Cariri (UFCA), em setembro. Já nos dias 27, 28 e 29 de outubro, vai ser realizado, com apoio do GT e da ADUFC, o III Congresso de Pesquisadores Negros do Nordeste, sediado na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (UNILAB) e no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).  Serão três dias de reflexão com o tema “Agenda 2040: desafios e avanços para políticas públicas e de ações afirmativas no Nordeste na sequência de Durban”. 

Os Grupos de Trabalho da ADUFC continuam abertos a novos integrantes e estão entre os nove criados na gestão anterior – e que devem ser mantidos neste biênio. Eles funcionam como espaços não deliberativos de debates e formação política sindical. Além dos três GTs que realizaram reuniões esta semana, outros seis GTs funcionam no ambiente da ADUFC: Política Educacional; Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente; Ação Sindical; Seguridade Social; Política Agrária, Urbana e Ambiental; e Saúde na Universidade.

Seção sindical dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará

Av. da Universidade, 2346 – Benfica – Fortaleza/CE
E-mail: secretaria@adufc.org.br | Telefone: (85) 3066-1818

© 2024. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Web-az

© 2024 Kicker. All Rights Reserved.

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]