Pular para o conteúdo Vá para o rodapé

CONSTRUÇÃO COLETIVA – GT Política Agrária, Urbana e Ambiental realiza reunião

(Foto: Nah Jereissati/ADUFC-Sindicato)

Dando seguimento às ações de construção coletiva do sindicato, o Grupo de Trabalho (GT) Política Agrária, Urbana e Ambiental, da ADUFC, realizou sua primeira reunião aberta esta semana. Na tarde da quinta-feira (15/7), o encontro ocorreu em formato virtual, via plataforma Google Meet, ainda seguindo as medidas de segurança em razão da pandemia de Covid-19. O grupo está entre os nove criados na gestão anterior – e que devem ser mantidos neste biênio – e funcionam como espaços não deliberativos de debates e formação política sindical. 

O encontro do GT de Política Agrária, Urbana e Ambiental foi um momento de apresentação dos docentes que estão participando das atividades do grupo. Na reunião, coordenada pela Profª. Raquel Rigotto, da Faculdade de Medicina da UFC, professores/as deram informes sobre pesquisas que desenvolvem e lutas a serem enfrentadas, como a relação entre racismo e justiça ambiental. Também reforçaram a necessidade de se aproximar dos movimentos sociais e convidá-los para as reuniões do GT, que estão sendo coordenadas pelo Prof. André Ferreira, docente do Departamento de Teoria Econômica da UFC e diretor de Relações Intersindicais da ADUFC.

Foi debatida no GT a tentativa de expulsão de famílias que residem no Campus do Pici há 50 anos, uma disputa judicial que se prolonga por décadas e foi reacendida no ano passado pela Reitoria da UFC, que quer reaver os terrenos para construir um Parque Tecnológico (ParTec). Uma das moradoras do local fez um relato na reunião compartilhando a situação. Os/as docentes se comprometeram em buscar mais informações para conhecer o caso e, posteriormente, deliberar o que pode ser feito em apoio à comunidade. O episódio foi levado ao GT pelo Núcleo de Assessoria Jurídica Comunitária da UFC (NAJUC).

Também está sendo articulada para os próximos dias uma reunião virtual com participantes do GT Saúde na Universidade, que se propõe a abordar temáticas relacionadas à saúde pública no meio acadêmico e na sociedade em geral. Entre os temas de interesse, estão a pandemia de Covid-19, promoção da saúde e prevenção de agravos, saúde, ambiente e trabalho, saúde e Direitos Humanos, questões de gênero e raça e suas interfaces com a saúde, saúde mental e Reforma Sanitária, SUS, entre outras.

As atividades desse GT estão sendo coordenadas pelo Prof. Roberto da Justa, docente da Faculdade de Medicina da UFC e diretor de Patrimônio da ADUFC, que vai apresentar uma proposta de trabalho do grupo para ser apreciada e votada pelos colegas, com eixos de prioridades para atuação do GT nos próximos dois anos. O docente lembra que a ideia é que o colegiado também possa ser uma plataforma de divulgação científica das pesquisas realizadas por docentes.

Atividades intensificadas, novos integrantes bem-vindos

As primeiras reuniões dos Grupos de Trabalho da ADUFC para o biênio 2021-2023 ocorreram durante a primeira etapa do Planejamento Participativo do sindicato, realizado em junho último. A atividade, aberta a todos/as os/as sindicalizados/as, colocou em pauta os desafios e estratégias para defender a universidade e a democracia no contexto atual do país. Entre as ações propostas e debatidas na ocasião, estão a intensificação das atividades dos GTs, com maior divulgação e aproximação com a comunidade universitária e a sociedade geral; e a expansão do diálogo com outras universidades e pesquisadores/as; além da realização de eventos para aprofundar os debates acerca da atual conjuntura nacional.

Além dos dois Grupos de Trabalho que realizaram reuniões esta semana, outros sete GTs funcionam no ambiente da ADUFC: Comunicação e Cultura; Política Educacional; Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente; Ação Sindical; Previdência Social; Políticas de Classe e Étnico-Raciais; e Políticas de Gênero e Diversidade Sexual. Os grupos continuam abertos a novos integrantes.


Saiba mais sobre os grupos de trabalho da ADUFC clicando abaixo:

Comunicação e Cultura
Política Educacional
Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente
Ação Sindical
Previdência Social
Políticas de Classe e Étnico-Raciais
Políticas de Gênero e Diversidade Sexual
Políticas Agrária, Urbana e Ambiental
Saúde na Universidade

Seção sindical dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará

Av. da Universidade, 2346 – Benfica – Fortaleza/CE
E-mail: secretaria@adufc.org.br | Telefone: (85) 3066-1818

© 2024. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Web-az

© 2024 Kicker. All Rights Reserved.

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]