Pular para o conteúdo Vá para o rodapé

NOTA DE PESAR – Morre, aos 79 anos, a Profª. Mirtes Amorim, ex-presidente da ADUFC e docente aposentada do curso de Filosofia da UFC

A ADUFC lamenta, profundamente, a morte da Profª. Mirtes Mirian Amorim Maciel, que partiu nesta terça-feira (13/7), aos 79 anos, vítima de metástase ocasionada por neoplasia contra a qual lutava há um ano. Docente aposentada do Departamento de Filosofia da Universidade Federal do Ceará (UFC), ela atuou na Diretoria deste sindicato por seis gestões, ocupando diferentes cargos, entre os quais o de presidente no biênio 2003-2005.

Mirtes era graduada em Filosofia pela UFC e, na mesma área, tinha mestrado pela Universidade de Poitiers e doutorado pela Universidade de São Paulo (USP). Também fez pós-doutorado na École des Hautes Études en Sciences Sociales, na França. Dedicou-se ao campo da Filosofia Política, com especialidade em política, democracia e imaginário. Enquanto filósofa, foi estudiosa do pensamento de Castoriadis.

A docente, que era natural de Manaus, deixa o legado da dedicação à luta sindical e, como diretora da ADUFC, empreendeu esforços para a construção e o fortalecimento deste sindicato desde a sua fundação. Citada por colegas como firme na postura política, a trajetória de Mirtes Amorim é reconhecida pelo apreço à democracia e transparência e pela intensa participação na vida sindical e nos debates em defesa da universidade.

Neste momento de grande dor, a ADUFC presta solidariedade à família da Profª. Mirtes Amorim e aos amigos e ex-alunos que com ela partilharam experiências na universidade, no sindicato e nas lutas cotidianas.

O velório está ocorrendo na Funerária Ternura (Rua Padre Valdevino, 2255 – Aldeota), e o sepultamento será realizado nesta quarta-feira (14/7), às 15h30, no cemitério São João Batista, após celebração às 14h.

Seção sindical dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará

Av. da Universidade, 2346 – Benfica – Fortaleza/CE
E-mail: secretaria@adufc.org.br | Telefone: (85) 3066-1818

© 2024. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Web-az

© 2024 Kicker. All Rights Reserved.

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]