Pular para o conteúdo Vá para o rodapé

DOCUMENTO HISTÓRICO – Edição nº 68 da revista Universidade e Sociedade é lançada durante 12º CONAD Extraordinário do ANDES-SN

A luta e a resistência do ANDES-SN através de 40 anos de história são o mote da edição nº 68 da revista Universidade e Sociedade (U&S), que acaba de ser lançada durante o 12º CONAD Extraordinário do Sindicato Nacional. Com 240 páginas, a publicação histórica marca também suas três décadas de nascimento. Desde 1991, duas edições da revista são publicadas a cada ano, funcionando como um importante instrumento de análise da educação e da sociedade brasileira.

Desde que foi criada, a revista Universidade e Sociedade, vem tratando dos mais diversos temas, todos pertinentes e relevantes para o meio universitário. A publicação vem levantando reflexões, unindo a classe docente e exprimindo em suas páginas a força que a comunidade acadêmica tem para seguir na luta em busca de uma educação pública, gratuita, laica e de qualidade socialmente referenciada.

Na edição nº 68, também estão contempladas as capas de todas as edições anteriores, incluindo a primeira, de fevereiro de 1991. A seção “Entrevista” traz como personagem o ex-presidente do ANDES-SN (2018-2020) e as lutas em defesa da educação superior pública no Ceará também foram contempladas: a seção “Debates” narra as lutas em defesa da educação superior pública no Ceará com a trajetória da Seção Sindical do ANDES-SN na UECE (Sinduece). 

Os artigos dedicados ao tema central “ANDES-SN: 40 anos de luta e resistência” tiveram colaborações fundamentais que trataram abordagens nos marcos do ANDES enquanto um sindicato que se organiza nacionalmente. Outros artigos trouxeram as especificidades da organização a partir do local de trabalho, através das atuações das seções sindicais e/ou fóruns envolvendo estas.

Participação feminina também é destaque

Nesta edição 68, a reportagem especial “O poder feminista sempre presente em nossa luta” resgata a importância da correção histórica que garantiu a paridade de gênero na diretoria atual do ANDES-SN e nas gestões futuras. Textos e uma ampla galeria de imagens também apontam a decisão como “importantíssima para o movimento feminista”, acrescentando, contudo, que essa paridade ainda é pouco presente no conjunto das instituições sociais, inclusive nos sindicatos.

No ANDES-SN, a diretoria biênio 2020-2022 tem 50% de mulheres à frente da organização da luta da categoria docente nas 124 seções sindicais, com aproximadamente 70 mil sindicalizados, entre os quais a maioria é de mulheres. A reportagem sinaliza, ainda, que a classe trabalhadora é composta majoritariamente por mulheres, “mas, infelizmente, sua organização por meio dos sindicatos ainda é composta majoritariamente por homens, numa relação inversamente proporcional à representatividade, o que repercute o contexto social contemporâneo”.

Em outro texto trazido nessa edição da revista Universidade & Sociedade analisa a participação das mulheres e como a presença delas impulsionou uma mudança na política sindical do ANDES-SN. Considera os avanços das pautas feministas no conjunto da sociedade e a incorporação dessas bandeiras de luta, na leitura da conjuntura nacional e internacional e nas questões organizativas do Sindicato Nacional. O texto identifica que, “apesar das mulheres estarem fortemente presentes na base do movimento docente, existiu e ainda existe uma histórica restrição no que tange à ocupação de cargos de maior expressão política”.

Experiências sociais e sindicais em pauta

A revista Universidade e Sociedade é uma publicação semestral, editada pelo Sindicato Nacional, que fomenta pesquisas e debates relacionados tanto às experiências no campo da pesquisa acadêmica como oriundos das experiências sindicais e sociais acerca de temas de relevância para as lutas empreendidas pelas/os docentes em busca de uma universidade pública, gratuita e de qualidade, em âmbito nacional.

Também são aceitos artigos sobre questões da educação superior brasileira, como estrutura das universidades, sistemas de ensino, relação entre universidade e sociedade, política universitária, condições de trabalho etc.

(*) Com informações do ANDES-SN

(**) Todas as edições da Revista Universidade e Sociedade podem ser lidas virtualmente, através da plataforma Issu, ou via download de documento em pdf, no site do ANDES-SN.

Seção sindical dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará

Av. da Universidade, 2346 – Benfica – Fortaleza/CE
E-mail: secretaria@adufc.org.br | Telefone: (85) 3066-1818

© 2024. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Web-az

© 2024 Kicker. All Rights Reserved.

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]