Pular para o conteúdo Vá para o rodapé

VACINA, JÁ – Em carta a senadores, professores filiados à ADUFC pedem derrubada de PL que garante reabertura de escolas e universidades durante a pandemia

Com o apoio da ADUFC, professores e professoras da Universidade Federal do Ceará (UFC) filiados ao sindicato lançaram uma carta a senadores/as da República pedindo a derrubada do PL 5595/20, que foi aprovado na Câmara Federal nesta quarta-feira (21/4) e aguarda votação no Senado. A proposta “veda a suspensão das atividades educacionais em formato presencial nas escolas e instituições de ensino superior públicas e privadas”. Ao tornar as atividades educacionais serviços essenciais, a iniciativa garante a reabertura indiscriminada de escolas e instituições de ensino superior, desconsiderando o contexto crítico ocasionado pela pandemia que aponta para um cenário macabro com quase 400 mil mortes por Covid-19 no Brasil.

Em carta aos congressistas, docentes apontam que abrir escolas e universidades sem respeitar as condições sanitárias e de biossegurança diante da pandemia de Covid-19 coloca em risco a vida de professores, estudantes, trabalhadores da educação e seus familiares.

“São inegáveis os desafios apresentados pelo ensino remoto, desde a falta de condições estruturais enfrentada por professores e alunos, até as dificuldades das famílias cujos integrantes precisam trabalhar fora de casa e não têm suporte para que seja realizado o cuidado adequado de crianças. Entendemos que, diante de inúmeras limitações que tal situação impõe, cabe a ampliação do debate entre o poder público, os docentes e as famílias, além da garantia de investimentos para que seja possível o acesso a computadores, conexão de internet de boa qualidade, formação de professores para lidar com esta nova realidade, dentre outros, enquanto não for possível a reabertura, mesmo que parcial, das instituições de ensino.

(…) Pedimos, portanto, que vossas excelências atuem no sentido de barrar o PL 5595/20 e continuem empreendendo esforços para garantir a disponibilização de vacinas para toda a população brasileira e a adoção de medidas adequadas para mitigar a Pandemia de COVID-19, que ceifou a vida de tantos brasileiros. Colocamo-nos à disposição para o diálogo democrático, certos de que seremos ouvidos em nossos pleitos.”

Leia a íntegra da carta clicando AQUI [+]

Assine e divulgue amplamente a Carta ao Senado Federal contra o PL 5595/20 e em defesa da vida de professores, estudantes, trabalhadores da educação e suas famílias [+]

Seção sindical dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará

Av. da Universidade, 2346 – Benfica – Fortaleza/CE
E-mail: secretaria@adufc.org.br | Telefone: (85) 3066-1818

© 2024. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Web-az

© 2024 Kicker. All Rights Reserved.

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]