Pular para o conteúdo Vá para o rodapé

Carta ao Senado Federal contra o PL 5595/20 e em defesa da vida de professores, estudantes, trabalhadores da educação e suas famílias

Nesta semana (21/04), a Câmara dos Deputados aprovou o PL 5595/20 que “veda a suspensão das atividades educacionais em formato presencial nas escolas e instituições de ensino superior públicas e privadas … e [torna] as atividades educacionais … serviços e atividades essenciais, inclusive durante enfrentamento de pandemia…”. Esta proposição vai tornar possível a reabertura indiscriminada de escolas e instituições de ensino superior, sem que sejam observadas condições sanitárias e de biossegurança diante da pandemia de COVID-19, colocando em risco a vida de professores/as, alunos/as, trabalhadores/as da educação e seus familiares.

Desta forma, estamos buscando assinaturas para enviar carta aos senadores e senadoras, de modo a solicitar que se posicionem contra o PL 5595/20. Caso concorde com o texto abaixo e queira assinar a carta, por favor, preencha o formulário abaixo com seus dados. Ao final, você poderá solicitar receber um e-mail com sua resposta e visualizar outras pessoas que também se dispuseram a lutar por esta causa. Assim que tivermos um número significativo de assinaturas, vamos enviar o documento a todos os membros do Senado Federal.

Acesse o formulário para assinatura clicando aqui [+]


Leia a íntegra da Carta:

Carta aos Excelentíssimos Senadores

Vossas Excelências, membros do Senado Federal,

Foi com preocupação que recebemos a notícia da aprovação na Câmara dos Deputados do Projeto de Lei 5595/20 que “veda a suspensão das atividades educacionais em formato presencial nas escolas e instituições de ensino superior públicas e privadas … e [torna] as atividades educacionais … serviços e atividades essenciais, inclusive durante enfrentamento de pandemia, de emergência e de calamidade pública”. São inúmeras as razões, fundamentadas em evidências, que mostram o retorno às aulas presenciais, sem vacinação em massa da população e sem condições sanitárias adequadas, como uma medida que colocará em risco a vida de professore(a)s, aluno(a)s, demais trabalhadores e trabalhadoras que atuam na educação e suas famílias.

Documento organizado pela Fiocruz, por exemplo, assinala que “as condições admissíveis para o retorno [às aulas] serão determinadas por indicadores epidemiológicos e sanitários que expressem: redução sustentada da transmissão da Covid-19, adequada oferta assistencial do sistema de saúde mediante aumento de casos e capacidade de rastrear casos e contatos” (p. 14). De início, vê-se, porquanto, que o momento atual de recrudescimento do número de casos e mortes provocados pela COVID-19, a sobrecarga do Sistema Único de Saúde (SUS) e o baixo índice de testagem inviabilizam a abertura indiscriminada de Escolas e demais Instituições de Ensino.

Soma-se a isto a possível ocorrência de novas ondas de transmissão, tendo em vista o ritmo lento de vacinação em nosso país, que ainda não conseguiu atingir, até mesmo, a totalidade dos grupos prioritários e dos profissionais de saúde. Conforme matéria do G1, em 18 de Abril de 2021, apenas 4,53% dos brasileiros haviam tomado as duas doses das vacinas atualmente disponíveis que são necessárias para a efetiva imunização.

O documento da Fiocruz supramencionado também informa que as escolas devem dispor de condições de biossegurança adequadas, tais como a adaptação de “espaços mais amplos e arejados para serem usados como salas de aula” (p. 16)(2). As estruturas físicas de inúmeras Escolas e Instituições de Ensino Superior ao redor do país impedem que uma medida básica como esta seja adotada. Levantamento mostrou que a ventilação de salas é inadequada em mais da metade das escolas públicas e que metade dos colégios brasileiros não têm rede de esgoto.

Também deve-se destacar que países com sistema educacionais mais estruturados que o brasileiro e com plenas condições de adotar medidas sanitárias adequadas nas Escolas, em vários momentos, tiveram de retroceder na abertura das Instituições de Ensino, na medida em que se observou uma transmissão sustentada dos casos entre professores e alunos. No Brasil, em locais onde ocorreu retorno de atividades letivas presenciais, houve contaminação e morte de docentes.

São inegáveis os desafios apresentados pelo ensino remoto, desde a falta de condições estruturais enfrentada por professores e alunos, até as dificuldades das famílias cujos integrantes precisam trabalhar fora de casa e não têm suporte para que seja realizado o cuidado adequado de crianças. Entendemos que, diante de inúmeras limitações que tal situação impõe, cabe a ampliação do debate entre o poder público, os docentes e as famílias, além da garantia de investimentos para que seja possível o acesso a computadores, conexão de internet de boa qualidade, formação de professores para lidar com esta nova realidade, dentre outros, enquanto não for possível a reabertura, mesmo que parcial, das instituições de ensino.

É notório, ainda, que o PL 5595/20 retira a competência de Estados e Municípios para a gestão da pandemia, conforme entendimento firmado pelo Supremo Tribunal Federal, que garante a estes entes federativos a possibilidade de adotar ou manter “medidas restritivas durante a pandemia da Covid-19, tais como a imposição de distanciamento social, suspensão de atividades de ensino, restrições de comércio, atividades culturais, circulação de pessoas, entre outras.”

Pedimos, portanto, que vossas excelências atuem no sentido de barrar o PL 5595/20 e continuem empreendendo esforços para garantir a disponibilização de vacinas para toda a população brasileira e a adoção de medidas adequadas para mitigar a Pandemia de COVID-19, que ceifou a vida de tantos brasileiros. Colocamo-nos à disposição para o diálogo democrático, certos de que seremos ouvidos em nossos pleitos.

Subscrevem esta carta os/as professores/as, estudantes, trabalhadores/as da educação e demais cidadãos/ãs abaixo listados:

Abdoral Inácio da SilvaProfessor de Latim da Universidade Federal de Campina Grande
Adriana Sidralle Rolim de MouraProfessora do Curso de Letras da Universidade Federal de Campina Grande
Adriano Eduardo Livio AlvesProfessor das redes públicas Estadual do Rn e rede pública do município de Parnamirim na disciplina de Geografia.
Alexandre Antonio da Silva
Alexandre Lopes da SilvaProfessor
Aline Basso Professora do Instituto de Cultura e Arte da UFC
Alisson Arlindo da Silva AquinoProfessor da educação básica
Alrieta Henrique Teixeira Professora do curso de Odontologia UFC Campus Sobral
Ana Amelia Pinheiro de Melo
Ana Carolina Borges Leão MartinsProfa do curso de Psicologia UFC – Sobral
Ana Carolina Frota BastosAluna do curso de Psicologia da Universidade Federal do Ceará
Ana Célia Clementino Moura Professora do Curso de Letras da UFC
Ana Luisa Nunes DiógenesProfessora da UECE
Ana Maria de MouraProfessora
Ana Paula Rodrigues de AndradeProfessora do ensino básico da rede estadual do Ceará
Analuiza Mendes Pinto Nogueira Professora aposentada do Depto de Psicologia da UFC
Anatália Saraiva Martins RamosProfessora da UFRN
Andrea Fiuza MenezesAluna da Universidade Regional do Cariri
Andréa Maria de FreitasProfessora
Antônia Beatriz Torres VianaAluna do curso Psicologia do campus Sobral da Universidade Federal do Ceará
Antônia Camila Tavares Bernardino Aluna do Curso de Letras da Universidade Federal do Ceará
Antônia Cláudia de Sousa e NascimentoAluno de Agronomia da Universidade Federal do Ceará
Antonia Lilian da Silva VianaAcadêmica do Curso de sistema de informação do IFCE
Antonia Luzani Bezerra LemosProfessora Rede Estadual do Ceará
Antonia Renata Lopes LimaOrientadora educacional da rede pública de ensino
Antonia Renata Lopes Lima Orientadora educacional da rede pública de ensino
Antônio Francisco AguiarDoutorando do PPGETI
Antonio Francisco Mouta vasconcelosProfessor da rede municipal de Amontada
Antonio Luiz Macêdo e Silva Filho Professor do Departamento de História da Universidade Federal do Ceará
Antonio Macario Cartaxo de Melo Professor do Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Ceará
Antonio Roberto Sobrinho JúniorProfessor de educação básica
Antonio Sérgio Nascimento de Almeida.Guia de turismo
Arusha Kelly Carvalho de Oliveira
Bárbara Aymee Coelho Teixeira Mendonça.Aluna de Psicologia da Universidade Federal do Ceará
Beatriz Furtado Alencar Lima Professora do Departamento de Letras Estrangeiras
Brena Facundes da Silva Aluna do curso de Letras da Universidade Federal do Ceará
Camila do Espírito Santo Prado de OliveiraProfessora da UFCA
Camilla Araújo Lopes VieiraProfessora do Curso de Psicologia e do Mestrado Profissional em Psicologia e Políticas Públicas da UFC – Campus Sobral
Camilla Ferreira da SilvaAluno
Carla da Silva CunhaAluna de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Ceará
Carla da Silva Cunha Aluna de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Ceará
Carla da Silva Cunha Aluna de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Ceará
Carla Susana Alem Abrantes Professor do curso de Humanidades e Antropologia da Unilab – CE
Carlos Alberto Botelho Pereira
Carlos Roberto Rodrigues Filho Professor do Campus Quixadá da Universidade Federal do Ceará
Carlos Roger Sales da PonteProfessor do Curso de Psicologia da UFC (Campus Sobral)
Cassio BrazProfessor do Curso de Psicologia da UFC
Celiane Mary Carneiro Tapety
Celso Batista de Oliveira
Cynara Carvalho ParenteProfessor
Daliana Maria do NascimentoProfessora de escola pública
Dalila Aparecida de Resende FarinhaProfessora pública
Damião Valdenor de OliveiraProfessor do Biologia
Daniela DumaresqProfessora / UFC
David de Oliveira SousaEstudante do curso de psicologia da Universidade Federal do Ceará
Denise Alves Pereira
Dulcinéa Isaías Pinho GomesProfessora de educação básica
Edimara Arcanjo CisneAluna da uUniversidade Federal do Ceará
Elizabeth Dias Martins Professora do Departamento de Literatura da Universidade Federal do Ceará
Elri BandeiraProfessor
Elysne CameloAluna do curso Psicologia da Universidade Federal do Ceará
Emanuel Meireles VieiraProfessor do Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Ceará
Emerson Nunes de AlmeidaProfessor do ensino básico do Rio Grande do Norte
Érica Atem Gonçalves de Araújo CostaProfessora do curso de Psicologia da Universidade Federal do Ceará
Erilene Alves de Sousa
Estefanea Élida da Silva GusmãoProfessora do curso de psicologia da Universidade Federal do Ceará UFC
Esthela Sá CunhaAluna do curso de Psicologia da Universidade Federal do Ceará
Fabrício Vidal de LimaAluno de história da UECE
Fernanda Barrocas OliveiraMédica
Fernanda Suely Muller Professora do Curso de Letras da Universidade Federal do Ceará
Francisca Denise Silva Vasconcelos
Francisca Élida Rocha de Moura Aluna do Curso de Letras da Universidade Federal do Ceará
Francisca Valéria de SousaMestranda do Programa de Psicologia e Políticas Públicas da Universidade Federal do Ceará, campus Sobral.
Francisco José Marques Primo
Francisco José PinheiroProfessor da universidade federal do Ceará
Francisco José Pinheiro Professor da universidade federal do Ceará
Francisco Miranda Barros JúniorAluno de Psicologia da Universidade Federal do Ceará
Francisco Pablo Huascar Aragão PinheiroProfessor do Curso de Psicologia e do Mestrado Profissional em Psicologia e Políticas Públicas da UFC – Campus Sobral
Francisco Rodnei dos Santos VieiraProfessor da educação básica do Estado do Ceará
Francisco Romulo Alves DinizProfessor de Filosofia da Universidade Estadual Vale do Acaraú
Francisco Uribam Xavier de HolandaProfessor do Departamento de Ciências Sociais da UFC
Francisco Vitor MacedoProfessor
Gabriele Sousa CostaAluna do curso de Psicologia da Universidade Federal do Ceará
Georges Daniel Janja Bloc BorisProfessor da Universidade de Fortaleza
Geraldo Gadelha FilhoAdvogado
Gerardo Sergio Francelino de Oliveira Professor aposentado do Curso de Engenharia de Alimentos da UFC
Gisele Simone LopesProfessor da Universidade Federal do Ceará
Guaraciara Barros LealProfessora
Gustavo de Castro PraxedesProfessor Gustavo de castro praxedes
Harine Matos MacielProfessor do ifce
Helder Vasconcelos CavalcantiPsicólogo
Helgan Noly Barrocas
Helia Alves FreitasProfessora do estado do Ceará e aluna doo curso de Pedagogia da Universidade Federal do Ceará
Hélio da Silveira Reis JúniorProfessor de Economia da Universidade Estadual Vale do Acaraú CE
Igor da Silveira PinheiroProfessor da Secretaria da Educação do Ceará
Ilo Fernandes da Costa
Iratan Bezerra de SabóiaIratan Bezerra de Sabóia
Isabel Eliane de SousaProfessora do Enisino Médio
Isaque Almeida Bezerra
Jackson Matos de SousaDiscente do Curso de Psicologia da Universidade Federal do Ceará, Campus Sobral.
Jair Lima FonsecaProfessor da Educação Básica do Estado do Ceará
Jaldamaria Pinheiro Cavalcante Professora do município de Parnamirim/RN
Jeanny da Silva Maciel Professora do departamento de química da universidade federal do Ceará
Jefferson Alves de AquinoProfessor
João Batista Rosa SilvaProfessor da UFC
João Paulo Pereira BarrosProfessora do Departamento de Psicologia da UFC
João Vitor Brito de Sousa EstevãoAluno do curso de Dança Licenciatura da Universidade Federal do Ceará
Joelma Rodrigues da Silva Professora do Instituto de Humanidades da Unilab
Jonas Gabriel Martins de SouzaGraduado no centro universitário católica de Quixadá
Jorgenario Bezerra dos anjosEstudante
José Aguinaldo da Silva Bezerra
José do Egito Xavier de OliveiraJosé do Egito Xavier de Oliveira
José Roberto Alves BezerraProfessor Roberto
José Wanderley Alves de SousaProfessor da Universidade Federal de Campina Grande
Jose Wellington NunesAluno do curso de Licenciatura em História da UFRN
José Wilson Vasconcelos Jr.Professor
Josefa Eliane Ribeiro MendesProfessora de rede municipal de João Pessoa -PB
Josinaldo Pereira de PaulaProf. da Educação básica.
Julia Mesquita LopesAluna do curso de Psicologia da UFC Sobral
Juliana Maria do Nascimento MotaEstudante da Universidade Federal do Ceará – Campus Sobral
Juliana Sátiro de OliveiraProfessora da rede estadual do Ceará.
Julio Neto dos SantosProfessor da educação básica
Junia Patrícia de AzevedoProfessor de atendimento educacional especializado
Karla Virginia de Oliveira Batista
Kelly Rodrigues Cavalcante da SilvaAluna do curso de Psicologia da Universidade Federal Ceará – Campus Sobral
Laiza Cristina Cavalcante MenezesAluno do curso de psicologia da Universidade Federal do Ceará-UFC
Laizime da Silva FontesProfessora de Artes e Musica do Estado da Paraíba
Larissa Linnea Felipe RodriguesEstudante de direito
Letícia Araújo da Silva Aluna do curso de Letras da Universidade Federal do Ceará
Liesly Oliveira BarbosaProfessora da rede estadual de educação do Ceará
Ligia Queiroz MatiasProfessora da UFC
Lilia Maria Carneiro CâmaraProfessor da Faculdade de Medicina da UFC
Lindomar Dias LeiteArtista visual
Lívia de Lima mesquita
Lorena Aélio de MeloAluna do curso de psicologia da Universidade Federal do Ceara
Lúcia Helena de Brito Professora da Universidade Estadual do Ceará/UECE
Lucimara de Souza Miranda Gabriel
Márcia Tavares PereiraPsicóloga Clínica de Minas Gerais
Marco Cesar de Souza MeloAluno do curso de psicologia da UFC
Marcondes Barbosa JamacaruProfessor da Rede Estadual
Marcos Fábio Alexandre NicolauProfessor da Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA
Marcos Rodrigues Amorim Afonso
Marcos Silva de SouzaProfessor
Margarida Maria de Lima PompeuProfessor
Maria Adriana Feitosa BarrocasProfessora da Rede Municipal Fortaleza Ce
Maria Auta Barreira Furtado Professora Aposentada da Casa de Cultura Francesa
Maria Cintia Xavier Queiroz Aluna do curso de História da Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Maria Dalva de Araujo SilvaProfessora de ensino médio do Estado do Ceará.
Maria de Lourdes Dionizio SantosProfessora
Maria do Socorro Domingos de OliveiraProfessora
Maria Eliana dos Santos Professora do Fundamental I rede publica
Maria Elias Soares Professor do Curso de Letras da Universidade Federal do Ceará
Maria isabel barros da silvaSocióloga
Maria Jania TeixeiraProfessor da Faculdade de Medicina/UFC
Maria Margarete Fernandes de SousaProfessora do Curso de Letras da UFC
Maria Nazareth de Lima Arrais
Maria Regina da Conceição NetaProfessora 
Maria Suely Alves CostaProfessora do Curso de Psicologia da Universidade Federal do Ceará
Marisnanda Mota AraújoProfessora da Educação Básica do Ceará
Matheus Coelho InocencioProfessor da Secretaria de Educação do Estado do Ceará, mestrando em Letras pela Universidade Federal do Ceará
Mathieu OrfingerProfessor do município e da rede particular
Maura Lucia Fernandes PennaProfessora do Departamento de Educação Musical da Universidade Federal da Paraíba
Mayra Hemilly da Costa MarquesAluna do curso de Psicologia da Universidade Federal do Ceará Campus Sobral
Milena Maria Rocha LopesAluna do curso de Psicologia da Universidade Federal do Ceará
Mirlly de Souza FerreiraAluna do curso de psicologia da universidade federal do Ceará
Mónica Bianka dos Santos LimaProfessor
Natália Santos Marques Professora do curso de psicologia da universidade federal do Ceará
Nayana Rios Nunes da SilvaAluna do Mestrado em Psicologia e Políticas Públicas da UFC
Nilson Almino de FreitasProfessor do Curso de Ciência Sociais da Universidade Estadual Vale do Acaraú-UVA
Odimar Araujo feitosa filhoProf do curso de Psicologia
Patrícia Helena C. Holanda Professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará
Patriolino Junior dos Santos RibeiroEstudante do curso de odontologia da UniFanor
Paulo Robenomir VilarProfessor de ensino médio do estado do Ceará
Paulo Roberto Carvalho de AlmeidaProfessor da Universidade Federal do Ceará
Pedro Fernandes de Queiroz 
Pedro Ivo BatistaCoordenador da Associação Alternativa Terrazul
Priscila Reis de OliveiraProfessora da rede estadual
Quitéria Alves MeloEstudante de psicologia, UFC
Ralphe Alves BezerraCoordenador do Curso de Filosofia da Universidade Estadual do Vale do Acaraú – UVA, Sobral-CE
Ramon Nery de Rezende 
Raul Plassman Medeiros Barbosa Aluno do curso de Design Digital da Universidade Federal do Ceará
Renata Guimarães de CarvalhoProfessora
Renato Almeida de OliveiraProfessor do Curso de Filosofia da Universidade Estadual Vale do Acaraú, Sobral – Ceará
Ricardo Emílio Ferreira Quevedo NogueiraProfessor do Curso de Engenharia Metalúrgica da UFC
Ricardo George de Araújo SilvaProfessor da Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA.Sobral.CE
Ricardo Hugo Gonzalez Professor do IEFES da Universidade Federal do Ceará
Ricardo L. L. BarrocasProfessor, Curso de Psicologia – UFC
Richardson Victorio Rossi MonteiroAluno do curso de psicologia da universidade federal do Ceará
Rita Helena Sousa Ferreira GomesProfessora da UFC/Campus Sobral
Roberto da Justa Pires NetoProfessor do Curso de Medicina da Universidade Federal do Ceará
Roberto José de AraújoProfessor IFCE
Rochelle Garcia NunesProfessora
Rodrigo Lisboa da SilvaProfessor
Rosamaria da SilvaProfessora do ensino básico estadual
Roselane da Conceição LomeoProfessora do curso de Educação Física da UVA Sobral
Samara Ferreira Machado 
Samuel Melo Rocha do NascimentoAluno do curso de psicologia
Sandra Ferreira RodriguesProfessora da rede pública estadual e aluna de curso de pós-graduação de universidade pública
Silvia Helena Barem RabenhorstProfessora da UFC
Silvia Helena de Lima MonteiroProfessora
Simone Araújo Soares de Sousa Aluna de matemática da uece
Simone Ferreira ZacariasPorofessor de Educação Básica
Stélio Torquato Lima Professor do Curso de Letras da UFC
Suzanny De Resende Rodrigues Pimentel Professora da Educação básica no município de Goiânia.
Temilson Costa 
Thaís Bitencourt Portela Santos Estudante do ensino médio
Thamires Queiroz Castro 
Thiago Lima RibeiroProfessor da rede estadual de ensino do Ceará
Thiago Souza DreckslerAluno do curso de Finanças na Universidade Federal do Ceará
Tito Barros Leal de Pontes Medeiros Professor do Curso de História da Universidade Estadual Vale do Acaraú; Vice-Presidente da ANPUH-BRASIL.
Veriana de Fátima Rodrigues ColaçoProfessora do Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Ceará
Verônica Morais XimenesProfessora do Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Ceará
Victor Rafael do Nascimento MendesProfessor do Ensino Básico e Superior do RIo Grande do Norte
Victória Maria Freitas PedrosaAluna do curso de psicologia da universidade federal do ceara
Waldiane Sampaio Viana 
Waldirene Maria Pinheiro de MeloProfessora do Ensino Fundamental
Yuri Brunello Professor do Curso de Letras da Universidade Federal do Ceará

Seção sindical dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará

Av. da Universidade, 2346 – Benfica – Fortaleza/CE
E-mail: secretaria@adufc.org.br | Telefone: (85) 3066-1818

© 2024. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Web-az

© 2024 Kicker. All Rights Reserved.

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]