Pular para o conteúdo Vá para o rodapé

CALENDÁRIO IMPOSTO – ADUFC repudia manobra autoritária e exige aprovação do calendário universitário pelo CEPE

A Diretoria da ADUFC-Sindicato vem a público repudiar a maneira autoritária e desastrosa com que a reitoria da UFC e a PROGRAD estão encaminhando a aprovação do Calendário Universitário do ano de 2021.

Hoje (20/4), os/as conselheiros/as do CEPE foram surpreendidos com a aprovação monocrática do Calendário Universitário pelo interventor, Cândido Albuquerque, sem passar pelo referido Conselho. Essa atitude é tanto mais grave considerando que existem questionamentos quanto aos períodos de recesso, tendo em vista as férias de docentes e discentes e os processos em curso, como a seleção de bolsistas PID e PIBIC, além dos períodos de matrículas e de ajustes.

Na última reunião do CEPE, realizada em 12 de abril, a ADUFC chegou a solicitar participação para alertar sobre essas questões, mas teve seu pedido de fala inicialmente ignorado e posteriormente negado pelo interventor.

Outra situação de nítida violação de direitos diz respeito às férias de chefes de departamento e coordenadores/as de curso. A PROGEP não está permitindo a substituição dessas funções por professores/as que não sejam os/as vice-coordenadores/as e chefes, o que impede – na prática – o gozo de férias desses gestores, dada a quantidade total de dias dos recessos.

A manutenção dos 100 dias letivos por semestre, aprovados pelo CEPE na reunião anterior em contraponto à proposta de redução pela reitoria, foi fundamental para a garantia da qualidade do ensino. Em todo esse processo, evidenciaram-se as atitudes antipedagógicas e antidemocráticas dos atuais dirigentes da UFC, atitudes essas que reforçam sua falta de sintonia e legitimidade na instituição.

Que lhes lembremos o óbvio: as férias e o tempo de descanso, assim como o tempo de preparação para um novo semestre, também são necessidades pedagógicas.

A Universidade é uma instituição educacional e requer que seus dirigentes estejam abertos à escuta e que não encerrem reuniões bruscamente diante de dúvidas e questionamentos de seus/as conselheiros/as. As dificuldades atuais são imensuráveis, estamos cercados/as de luto: não há lugar para a truculência.

A ADUFC-Sindicato apresenta abaixo as reivindicações que têm chegado de docentes, quanto ao Calendário Universitário de 2021:

1) Realização de reunião do CEPE para aprovar o Calendário Universitário 2021
É preciso preservar a colegialidade, parte do princípio da gestão democrática do ensino superior público definido pela Constituição, inclusive com a convocação da representação estudantil;

2) Períodos de recesso com no mínimo 30 dias entre os semestres
Esses intervalos são fundamentais tendo em vista a necessidade de férias e de tempo para avaliação e planejamento das atividades, especialmente para coordenadores/as e demais profissionais envolvidos no processo de matrículas;

3) Prazos de editais que permitam aos/às professores/as e estudantes tirarem efetivamente férias
Faz-se urgente a adaptação do Calendário Universitário da UFC para se adequar à seleção de bolsistas e outras atividades acadêmicas, que têm frequentemente avançado sobre as férias, dificultando ou mesmo impedindo o necessário descanso.

4) Compreensão das questões de saúde mental na comunidade universitária
Neste momento de pandemia, uma compreensão ampla a respeito da saúde mental deve ser incorporada na própria organização dos processos internos, quanto a prazos e exigências, e ampliação da oferta de políticas de saúde mental;

Além dessas, outras medidas e garantias se mostram urgentes e fundamentais:

1) Apoio às campanhas de vacinação da população em geral e da comunidade acadêmica (servidores/as técnico-administrativos/as, docentes e estudantes), considerando-se também que os/as trabalhadores/as da educação integram grupos prioritários;

2) Manutenção das atividades à distância até que a vacinação em massa seja uma realidade e todos/as estejamos realmente protegidos/as;

3) Garantia de conexão para a realização das atividades acadêmicas, com disponibilização de informações sobre pessoas já contempladas por políticas de acesso à internet e planejamento para ampliação destas políticas;

4) Realização de avaliação condizente com a situação atual, que é majoritariamente de trabalho remoto e, portanto, com infraestrutura de trabalho garantida sobretudo pelos/as trabalhadores/as e não pela Universidade, e que esta avaliação possibilite mapeamento de demandas.

Nesses tempos tão difíceis e dolorosos para todos/as nós brasileiros, cearenses e membros da comunidade universitária da UFC, é inadmissível que a lógica de gestão adotada nas definições acadêmicas e pedagógicas seja a negação de nossas necessidades mais urgentes. A escuta, acolhida e consideração das mesmas são absolutamente essenciais para a qualidade do trabalho educativo, bem como para a qualidade de vida de todos/as nós.

Fortaleza, 20 de abril de 2021

Diretoria da ADUFC
(Gestão Resistir É Preciso Biênio 2019-2021)

Diretoria Eleita da ADUFC
(Gestão Resistir e Avançar Biênio 2021-2023
)

Seção sindical dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará

Av. da Universidade, 2346 – Benfica – Fortaleza/CE
E-mail: secretaria@adufc.org.br | Telefone: (85) 3066-1818

© 2024. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Web-az

© 2024 Kicker. All Rights Reserved.

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]