loading...
Sponser

NOTA DE PESAR – Morre José Wilson de Alencar, professor aposentado do Departamento de Química Orgânica e Inorgânica da UFC

A ADUFC lamenta, imensamente, a morte do Prof. José Wilson de Alencar, aos 95 anos, nesta terça-feira (6/4), que era filiado a este sindicato. Ele foi um dos fundadores do Departamento de Química Orgânica e Inorgânica da Universidade Federal do Ceará (UFC), por onde era aposentado.

José Wilson deixa importante contribuição para a pesquisa na área de Química e chegou a desenvolver um dos primeiros programas de identificação de substância em óleos essenciais utilizando espectroscopia de massa. Até os últimos anos de vida dedicou-se às pesquisas na área de determinação estrutural de substâncias orgânicas.

Graduou-se em Agronomia na Universidade Federal do Ceará e fez doutorado em Química Orgânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Ele era membro fundador da Academia Cearense de Ciências e da Academia Cearense de Química e também ajudou a fundar o Parque de Desenvolvimento Tecnológico (Padetec), o Laboratório de Produtos Naturais e o Programa de Pós-graduação em Química Orgânica do Centro de Ciências, todos da UFC, universidade que lhe concedeu o título de Professor Emérito em 1983.

Neste momento de dor, a ADUFC presta solidariedade e oferece conforto à família e aos amigos do docente.