Pular para o conteúdo Vá para o rodapé

Nota de pesar – Faculdade de Medicina da UFC perde hoje (2/4) o Prof. Ariel Gustavo Scafuri, vítima de Covid-19

A ADUFC-Sindicato lamenta, profundamente, mais uma perda do corpo docente da Universidade Federal do Ceará (UFC) para a Covid-19, que já vitimou mais de 322 mil brasileiros e brasileiras – 14 mil deles/as, apenas no Ceará. Nesta sexta-feira (2/4), faleceu o Prof. Ariel Gustavo Scafuri, também médico urologista e ginecologista. Há 19 anos, ele atuava como professor do Departamento de Morfologia, da Faculdade de Medicina.

Aos 51 anos, Ariel Scafuri integrava o DM/UFC, onde ministrava aulas de Anatomia Humana para os cursos de Medicina, Educação Física, Farmácia e Psicologia. Ele também especializou-se em Cirurgia Geral, Medicina Legal e Urologia. Concluiu doutorado em Urologia pela Universidade de São Paulo (USP) e realizou um pós-doutorado na mesma área pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Nascido na Argentina e naturalizado brasileiro, o Prof. Ariel Scafuri também desenvolveu atividades de pesquisa em Anatomia na USP. Por meio de seus contatos com profissionais dessa instituição e que integram, junto com ele, o Grupo de Apoio aos Médicos e Agentes de Saúde (GAMA), Scafuri conseguiu uma doação para a UFC de equipamentos de proteção individual (EPIs). Em junho do ano passado, ele doou 1.500 máscaras protetoras faciais (face shields) para a UFC. E já havia recebido outras doações desse tipo de EPI do projeto GAMA, os quais encaminhou para instituições como o Instituto Dr. José Frota (IJF) e outros hospitais públicos.

O professor Scafuri também foi chefe do Departamento de Morfologia da UFC entre os anos de 2011 e 2014. Em 2003, um ano depois de iniciar a docência no Ceará, lançou um projeto de extensão que se tornou a mais antiga Liga de Anatomia do Brasil.

A partida do Prof. Gustavo Scafuri é sentida por docentes e estudantes que conviveram com ele nas universidades pelas quais passou e também na UFC, onde atuava desde fevereiro de 2002. Este sindicato, do qual o professor também era associado, lamenta mais essa perda, presta solidariedade e oferece um abraço de conforto a todos e todas da Faculdade de Medicina da UFC e à família e aos amigos do docente.

Seção sindical dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará

Av. da Universidade, 2346 – Benfica – Fortaleza/CE
E-mail: secretaria@adufc.org.br | Telefone: (85) 3066-1818

© 2024. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Web-az

© 2024 Kicker. All Rights Reserved.

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]