Pular para o conteúdo Vá para o rodapé

Nota de pesar – Centro de Tecnologia perde João Vitor Moccellin e Erlon Lopes Pereira, na madrugada de hoje (24/3)

A ADUFC-Sindicato lamenta, profundamente, o prematuro falecimento dos docentes Erlon Lopes Pereira e João Vitor Moccellin, na madrugada desta quarta-feira (24/3), em decorrência de complicações da Covid-19. Ambos eram professores do Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Ceará (UFC). Erlon atuava no Departamento de Engenharia Ambiental (DEHA) e Moccellin, no de Engenharia de Produção (DEPRO). Lamentavelmente, os docentes somam-se às quase 13 mil vítimas do novo coronavírus no Ceará, conforme dados oficiais divulgados pelo Governo do Estado. No país, quase 300 mil brasileiros/as já perderam a vida devido à doença.

Aos 32 anos de idade, apenas pouco mais de dois deles como docente da UFC, o Prof. Erlon Lopes coordenava o curso de graduação de Engenharia Ambiental – o qual estudava mudar para “Engenharia Sanitária e Ambiental”, onde também planejava elaborar um novo Projeto Pedagógico e eleger e organizar um novo Centro Acadêmico da Engenharia Sanitária e Ambiental. Ele graduou-se em 2011 em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Lavras. Mestre em Biotecnologia Industrial e doutor em Engenharia Agrícola, Erlon pesquisava na área de Saneamento Ambiental e trabalhava recentemente com linhas como as que envolvem tratamento de efluentes agroindustriais para despejo e reuso. Orgulhava-se de ter sido “o primeiro da família a concluir o ensino médio e, consequentemente, entrar numa universidade pública”, da qual era defensor e grato também por ter sido beneficiado por assistência social. Ele concluiu pós-doutorado na UFC, em 2018.

O Prof. João Vitor Moccellin faleceu às 2h39 da madrugada de hoje, após passar 20 dias intubado. Apontado pelos colegas como uma das referências nacionais na área de “pesquisa operacional”, ele era editor associado da Revista Pesquisa Operacional e havia completado 71 anos em fevereiro último. Era docente desde 2011 na UFC, onde também chegou a coordenar o Mestrado em Logística e Pesquisa Operacional. Antes, foi docente da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (1994 a 2011), onde também se graduou em Engenharia Civil e concluiu mestrado e doutorado. Moccellin concluiu pós-doutorado no Operations Research Program da North Carolina State University, nos Estados Unidos.

A partida dos professores é sentida por docentes e estudantes que conviveram com eles nas universidades pelas quais passaram e também na UFC, onde atuavam e cultivaram amizades e a admiração dos/as colegas e alunos/as. Este sindicato lamenta mais essas perdas e presta solidariedade e oferece um abraço de conforto a todos e todas do Centro de Tecnologia da UFC e à família e aos amigos de ambos os docentes.

(*) A missa em despedida ao Prof. Erlon Lopes Pereira tem início às 15h30 de hoje (24/3), com transmissão pelo Instagram. Já o velório do Prof. João Vitor Moccellin foi restrito a familiares e se encerrou na Funerária Ethernus às 15h.

Seção sindical dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará

Av. da Universidade, 2346 – Benfica – Fortaleza/CE
E-mail: secretaria@adufc.org.br | Telefone: (85) 3066-1818

© 2024. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Web-az

© 2024 Kicker. All Rights Reserved.

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]