Pular para o conteúdo Vá para o rodapé

NOVA GAZETA RENANA – Editora Expressão Popular lança edição inédita no Brasil com artigos de Marx e Engels; ADUFC é parceira

Em edição inédita no Brasil, compreendendo todos os artigos de Karl Marx e Friedrich Engels, a obra Nova Gazeta Renana será lançada na próxima quarta-feira (3/3), de forma virtual, pela Editora Expressão Popular. A iniciativa é realizada em parceria com a Escola Nacional Florestan Fernandes, a Fundação Rosa Luxemburgo, e as seções sindicais do Andes-SN ADUFC, ADUFF, ADUFPEL, ADUFOP e ADUNIRIO. A transmissão ao vivo do lançamento começará às 18 horas, nos canais da editora no Facebook e no Youtube, além de entidades parceiras. A ADUFC também realizará a transmissão via Facebook.

A tradução do original em alemão, organização e apresentação são de Lívia Cotrim. O lançamento contará com a participação especial de Miguel Vedda, professor da Universidade de Buenos Aires e pesquisador do Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas /Conicet; e das filhas Ana Cotrim e Vera Cotrim na homenagem à Lívia Cotrim.

A edição, em dois volumes (com 600 e 817 páginas, respectivamente), reúne as publicações do diário da Liga dos Comunistas durante a revolução alemã e a contrarrevolução na Europa entre 1º de junho de 1848 e 19 de maio de 1849. A Nova Gazeta Renana foi um modelo de periódico revolucionário, com ampla difusão entre os trabalhadores para difundir ideias científicas e doutrina clara, transformando-as em poder material para o proletariado.

Foto: Nah Jereissati/ADUFC

Ação da ADUFC ajudou a inspirar reedições

Em setembro do ano passado, o ANDES-SN começou a firmar parceria com a editora Expressão Popular para a reedição de várias publicações, que tivessem relação com as pautas do Sindicato Nacional. A ideia surgiu com base nas experiências de sindicatos que já tinham projetos semelhantes, como a reedição, pela ADUFC, do romance “Recordações do Escrivão Isaías Caminha”, de Lima Barreto. O livro foi reeditado e lançado na Semana do Professor e da Professora da ADUFC em 2019, em Fortaleza e no Cariri, e presenteado aos/às docentes. A obra literária foi escolhida para incentivar a noção intelectual de que a literatura é um bem para qualquer área de conhecimento dentro da universidade. A edição entrou também no clube do livro da editora.

Sobre os autores 

Karl Marx (1818-1883) e Friedrich Engels (1820-1895) desenvolveram uma teoria social, na segunda metade do século XIX, que tem como um dos seus principais objetivos compreender a estrutura e a dinâmica do modo de produção capitalista em seus aspectos econômicos, sociais, culturais e políticos. É importante confirmar também que esta análise da sociedade burguesa esteve sempre acompanhada de uma perspectiva revolucionária, cujo fim último era a superação da ordem estabelecida, baseada na exploração da força de trabalho, e a construção de uma sociedade fundada na livre associação entre os seres humanos.

Sobre a organizadora, tradutora e apresentadora

Lívia Cristina de Aguiar Cotrim (1958-2019): doutora em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP); mestre em Ciência Política pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); graduada em Ciências Sociais pela Fundação Escola de Sociologia Política de São Paulo. Foi professora do Centro Universitário Fundação Santo André. Militante marxista que dedicou sua vida à tradução, estudo e divulgação das obras marxianas.

SERVIÇO:
Lançamento de Nova Gazeta Renana – Marx e Engels
Data: 3 de março de 2021 (quarta-feira)
Horário: 18 horas
Para acompanhar o lançamento virtual da reedição da obra Nova Gazeta Renana, acesse a página da ADUFC no Facebook no dia 3/3, a partir das 18 horas. Ou os canais da editora no Facebook e no Youtube, além de entidades parcerias.

(*) Com informações da editora Expressão Popular

Seção sindical dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará

Av. da Universidade, 2346 – Benfica – Fortaleza/CE
E-mail: secretaria@adufc.org.br | Telefone: (85) 3066-1818

© 2024. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Web-az

© 2024 Kicker. All Rights Reserved.

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]