Pular para o conteúdo Vá para o rodapé

QUADRIÊNIO 2021-2025 – Comissão Organizadora da Consulta à Comunidade promove debates para escolha de reitor(a) e vice-reitor(a) da UNILAB

A Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB) iniciou o processo eleitoral que permitirá à comunidade acadêmica escolher de modo democrático e legítimo o reitor e a vice-reitora que estarão à frente da instituição pelos próximos quatro anos. Dando continuidado ao processo, a Comissão Organizadora da Consulta à Comunidade Acadêmica para a Reitoria da Universidade realizará três debates. O primeiro ocorre na próxima terça-feira (23/2), das 10h às 12h30, seguido por mais dois encontros virtuais: no dia 3/3, das 16h às 18h30; e 11/3, das 19h às 21h30.

Os debates serão transmitidos na página da ADUFC no Facebook e no Youtube e no canal Consulta Informal Unilab 2021 no YouTube. Os candidatos a reitor e as candidatas a vice-reitora já confirmaram presença nas agendas: Roque do Nascimento Albuquerque e Antonio Vieira da Silva Filho, que postulam o cargo de reitor, e Cláudia Ramos Carioca e Carolina Maria Costa Bernardo, disputando a Vice-Reitoria da instituição.

A consulta – democrática, paritária e virtual – resulta da mobilização conjunta da comunidade acadêmica, cabendo destacar a decisão do Conselho Superior da Universidade (CONSUNI), que acatou a vontade de docentes, técnicos e discentes ao abrir espaço para uma consulta democrática.

Uma Comissão Organizadora autônoma está à frente do processo, com a participação de docentes, discentes e técnicos-administrativos dos campi da UNILAB.O momento é histórico na universidade, que completou uma década de história e passará pela sua primeira consulta interna democrática para o cargo de reitor/a e vice-reitor (a). Em reunião por videoconferência no último dia 28/1, professores dos campi do Ceará e Bahia definiram detalhes da votação e elegeram dois representantes docentes do campus dos Malês para o Conselho Universitário (Consuni).

A reunião foi organizada pela ADUFC, em parceria com o Sindicato dos Professores das Instituições Federais do Ensino Superior da Bahia (APUB). Esse processo de escolha democrática e paritária vem sendo construído pela comunidade acadêmica da UNILAB, com apoio das duas entidades, juntamente com o Sindicato dos Trabalhadores das Universidades Federais do Estado do Ceará (SINTUFCE), o Sindicato dos Trabalhadores Técnico-administrativos em Educação das Universidades Públicas Federais no Estado da Bahia (ASSUFBA) e o Diretório Central dos Estudantes (DCE).

Consulta para Reitoria da UNILAB foi tema de live nesta sexta-feira (19/2)

A Comissão de Organização da Consulta à Comunidade para a escolha da Reitoria da UNILAB promoveu uma live nesta sexta-feira (19/2) sobre o processo de consulta para escolha da administração superior da universidade. Foi apresentado o trabalho já desenvolvido pela comissão e o regulamento que regerá a consulta, que segue as normativas do Ministério da Educação (MEC) e as diretrizes internas da instituição. O evento online foi transmitido no canal Consulta Informal Unilab 2021 no YouTube e na página da ADUFC no Facebook.

A Profª. Rosalina Semedo, que integra a Comissão Organizadora da Consulta à Comunidade Acadêmica, diz que o momento foi importante para apresentar o trabalho desenvolvido pelo colegiado até aqui e tirar dúvidas sobre o processo. “A consulta à comunidade tem uma importância política muito grande, porque atende aos anseios da comunidade, que sinalizou há muito que quer participar dessa decisão de forma paritária, e essa participação só seria possível por via de uma consulta à comunidade, realizada pela própria comunidade”, defende a docente do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA).

Ela explica que, após a decisão do Consuni de não realizar a consulta à comunidade para organização da lista tríplice, docentes, técnico-admistrativos/as e estudantes recorreram às suas entidades representativas para fortalecer a mobilização para uma escolha democrática dos cargos de reitor(a) e vice-reitor(a). “Estamos na UNILAB desenhando momentos históricos. Após 10 anos, conseguimos a publicação do nosso Estatuto no Diário Oficial da União, o Conselho Universitário se reuniu e aprovou a organização da lista tríplice para escolha de reitor(a) e vice-reitor(a) e isso significa o fim da pro temporalidade”, salienta. O edital de convocação foi publicado no último dia 18 de janeiro, e a definição da lista tríplice será no próximo dia 22 de março.

Também participaram da live desta sexta-feira (19/2) os demais membros da Comissão Organizadora da consulta: os/as docentes Lívia Paulia Dias e Márcio André, os técnico-administrativos Fábio Paulino e Carlos Alberto Muniz e a estudante Midana Cá.

(*) Dúvidas sobre a consulta podem ser encaminhadas para o e-mail comissao2021reitorunilab@gmail.com

(**) Para assistir à live na íntegra, clique AQUI.

Seção sindical dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará

Av. da Universidade, 2346 – Benfica – Fortaleza/CE
E-mail: secretaria@adufc.org.br | Telefone: (85) 3066-1818

© 2024. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Web-az

© 2024 Kicker. All Rights Reserved.

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]