loading...
Sponser

7 DE FEVEREIRO – Dia Nacional de Luta dos Povos Indígenas promove conscientização sobre pautas ligadas aos povos originários

Instituído pela Lei nº 11.696, o Dia Nacional de Luta dos Povos Indígenas vem sendo celebrado em 7 de fevereiro, todos os anos, desde 2008. A oficialização da data marca a intensificação do calendário de reivindicações de movimentos sociais e de direitos humanos de grupos minoritários. Ela é importante para que não esqueçamos, em tempo algum, a necessidade de se discutir as pautas ligadas aos povos originários. Questões de saúde e educação nas aldeias, demarcação de terras, além de violações contra a população indígena não podem sair da agenda de lutas no Brasil.

A ADUFC também se soma a essa celebração, exalta os povos indígenas brasileiros, em especial as 15 etnias cearenses. Lembramos que representantes de todas elas foram convidados pelo sindicato para acompanhar o processo de concepção e produção da Agenda de 2021 da ADUFC que, neste ano, trouxe como tema a diversidade étnico-cultural dos povos indígenas no Ceará. Como informamos durante a distribuição, que se deu por sistema drive-thru e entrega em domicílio, acreditamos que ampliar o acesso ao ensino superior para estudantes indígenas pode ser um dos muitos caminhos na construção de uma política de reparação histórica.

Lutemos por e com nossos povos indígenas!