Pular para o conteúdo Vá para o rodapé

MOMENTO HISTÓRICO – Em reunião virtual, docentes da UNILAB dão seguimento a processo de escolha democrática e paritária

Democracia e paridade conduzem processo em momento histórico para a UNILAB
(Foto: Secom/UNILAB)

Em reunião realizada nesta quinta-feira (28/1), professores da UNILAB dos campi do Ceará e Bahia deram seguimento ao processo de escolha da reitoria da instituição, definindo também uma Comissão Eleitoral. Os participantes deliberaram pela votação paritária e de forma virtual e, na ocasião, foram eleitos ainda dois representantes docentes do campus dos Malês para o Conselho Universitário (Consuni). Devido às medidas de segurança sanitária durante o enfrentamento à pandemia de Covid-19, a atividade ocorreu de forma virtual, através da plataforma de videoconferências Google Meet.

A reunião foi organizada pelo Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará (ADUFC), em parceria com o Sindicato dos Professores das Instituições Federais do Ensino Superior da Bahia (APUB). Esse processo de escolha democrática e paritária vem sendo construído pelas duas entidades, juntamente com o Sindicato dos Trabalhadores das Universidades Federais do Estado do Ceará (SINTUFCE), o Sindicato dos Trabalhadores Técnico-administrativos em Educação das Universidades Públicas Federais no Estado da Bahia (ASSUFBA) e o Diretório Central dos Estudantes (DCE).

Após discussão e apresentação dos principais pontos, as/os docentes aprovaram a realização da consulta online e paritária entre os setores. Também foram escolhidos/as as/os representantes docentes na Comissão Eleitoral – Rosalina Semedo e Lívia Paulia Dias vão representar os campi cearenses; já Márcio André Oliveira , o campus dos Malês. Foram eleitos, ainda, os/as representantes dos/as docentes no CONSUNI da universidade, pelo campus dos Malês: Rutte Cardoso Andrade e Basilele Malomalo.

“Vou dar o meu melhor para que o processo transcorra da melhor forma e contaremos com o apoio das entidades sindicais. É uma conquista da própria comunidade. E, com esse compromisso das entidades que nos representam nesse processo, elas nos dão suporte e tranquilidade para conduzi-lo. Foram 10 anos de luta. Nenhuma universidade fica 10 anos sem escolher o seu próprio gestor ou gestora”, disse a Prof.ª Rosalina, eleita para compor a Comissão Eleitoral. A Profª. Lívia Paulia, também escolhida para integrar a Comissão, reforçou a emoção de contribuir com um “momento democrático” e de “responsabilidade política”.  

O Prof. Basilele manifestou alegria pontuando a vivência de “um momento muito histórico, reunindo Bahia e Ceará, via sindicato”. O “momento histórico” pelo qual atravessa a instituição, com um processo democrático de escolha de reitor/a, foi destacado em várias outras falas, como a do Prof. Lourenço Ocuni Cá: “Estou muito emocionado. Lutei para fazer uma política pública coerente que atendesse os princípios da universidade. Estamos num momento ímpar e fico muito contente”.

O Prof. Bruno Rocha, presidente da ADUFC, destacou que o sindicato, juntamente com toda a comunidade acadêmica, busca a integração da universidade. “E a UNILAB tem uma característica única e especial. Essa unidade precisa ser construída e as futuras reitorias têm que abraçar isso”, afirmou, pondo à disposição o sindicato para contribuir com o processo, dando o suporte necessário e apoiando as decisões a serem tomadas pela comunidade acadêmica organizada. “Ficamos à disposição pra que a consulta sobre reitor seja um processo também de crescimento político e democrático dessa instituição”, afirmou o dirigente.

O presidente da APUB, Prof. Emanuel Lins, também destacou a importância desse processo de escolha pela comunidade universitária, pela primeira vez sendo realizado na UNILAB. “Esse momento é histórico, a comunidade da UNILAB poderá escolher democraticamente a reitoria, a partir do exercício da democracia interna, com paridade entre os setores. É, sem dúvida, um divisor de águas. E é uma felicidade estar construindo esse processo junto com os companheiros e companheiras da ADUFC”, afirmou.

Como proposta de encaminhamento, será marcada uma nova reunião, em data a ser escolhida, com ponto de pauta único: definir propostas para as candidaturas à reitoria.

(*) O INFORM’ATIVO da ADUFC-Sindicato | ESPECIAL 10 ANOS DA UNILAB pode ser acessado aqui.

Seção sindical dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará

Av. da Universidade, 2346 – Benfica – Fortaleza/CE
E-mail: secretaria@adufc.org.br | Telefone: (85) 3066-1818

© 2024. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Web-az

© 2024 Kicker. All Rights Reserved.

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]