Pular para o conteúdo Vá para o rodapé

PLEBISCITO – Resultado indica retorno da ADUFC ao ANDES-SN; deliberação ocorrerá nesta quinta-feira (17/12), em Assembleia Geral

Em plebiscito online realizado nos dias 15 e 16 de dezembro com 740 votantes, 438 docentes votaram favoravelmente à pergunta que indagava se a ADUFC-Sindicato deveria se tornar seção sindical do ANDES-Sindicato Nacional, representando 59,19% dos/as votantes. A deliberação sobre a possível refiliação ao ANDES-SN, no entanto, ocorrerá em Assembleia Geral Extraordinária, convocada pela ADUFC para as 17 horas desta quinta-feira (17/12).

Ao todo, 300 docentes (40,55%) optaram pelo voto contra a refiliação. Houve ainda 1 voto em branco e 1 nulo. A apuração do resultado do plebiscito foi pauta única de reunião virtual do Conselho de Representantes (CR) do sindicato, iniciada às 21 horas desta quarta-feira (16/12), logo após o encerramento da votação. O encontro, que não teve caráter deliberativo, teve o objetivo de dar transparência e publicidade ao resultado do plebiscito.

Estavam aptos a participar da consulta docentes da UFC, UFCA e UNILAB sindicalizados/as à ADUFC até o dia 11 de novembro. “Todos os atendimentos solicitados foram respondidos até as 21h de hoje (16). Todos os e-mails registrados na ADUFC foram encaminhados”, enfatizou o Prof. José Roberto Silva, presidente da comissão realizadora do plebiscito, durante a reunião do CR. No total, 2.595 e-mails foram disparados a filiadas/os do sindicato, de acordo com o servidor da plataforma de votação, nesses dois dias. Destas mensagens eletrônicas, no entanto, 29 apresentaram erro na caixa do servidor – não enviadas. Apresentaram erros como: endereço de e-mail desativado ou endereço de e-mail não encontrado. Nenhum por não envio da plataforma.

A Diretoria da ADUFC reforça que a deliberação sobre o possível retorno da entidade ao Sindicato Nacional será realizada apenas nesta quinta-feira (17). Quem não votou no plebiscito ainda poderá participar efetivamente da decisão.

Plebiscito ocorre após debates e deliberações da categoria

Desde o início da atual gestão, a diretoria da ADUFC-Sindicato assumiu o compromisso de levar à categoria o debate sobre retorno ao ANDES-SN por entender que o atual contexto de ataques vivenciado pela categoria docente requer uma unidade de luta, com mobilização nacional. Na última quarta-feira (9/12), o sindicato realizou a sétima plenária sobre a temática. O prazo para a consulta também chegou a ser adiado por decisão democrática do CR, atendendo pedidos de ampliação das discussões.

Em dezembro de 2019, foram aprovadas em Assembleia Geral a participação da ADUFC e de professores/as convidados/as em reuniões e eventos do ANDES-SN e a definição de um calendário para debater o tema, que deveria ser iniciado em fevereiro de 2020. Diante da impossibilidade de promover os debates de forma presencial, uma reunião do Conselho de Representantes da ADUFC aprovou novamente o retorno das discussões. Na Assembleia Geral de 25/9, foi definido o calendário do ciclo de plenárias “A nossa luta é nacional!”, concluído no dia 21/10, após seis eventos online articulados com as unidades acadêmicas de Fortaleza e interior.

Nas plenárias “A nossa luta é nacional!”, foram apresentados aspectos relevantes na decisão de retorno da ADUFC ao ANDES-SN, como o compromisso do Sindicato Nacional com a defesa de um projeto de universidade pública, a importância do fortalecimento de um sindicato nacional, a compreensão de que a defesa do trabalho docente passa pela luta em defesa da educação e do trabalho e a unidade como força que permite a negociação das condições de trabalho e questões salariais.

A diretoria da ADUFC-Sindicato também esteve sempre à disposição para participar de reuniões de departamento sobre a possibilidade de filiação ao ANDES-SN.

Seção sindical dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará

Av. da Universidade, 2346 – Benfica – Fortaleza/CE
E-mail: secretaria@adufc.org.br | Telefone: (85) 3066-1818

© 2024. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Web-az

© 2024 Kicker. All Rights Reserved.

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]