Pular para o conteúdo Vá para o rodapé

RESISTÊNCIA – Ocupação Novo Caldeirão lança Rede de Amigos e Amigas do MTD, em Juazeiro do Norte

Foto: BdFCE

Em visita à Ocupação Novo Caldeirão, em Juazeiro do Norte, representantes de diversos sindicatos, partidos, movimentos e entidades lançaram, no último domingo (6/12), a Rede de Amigas e Amigos do MTD Juazeiro e relançaram a Frente Ampla Pela Democracia no município. O convite para a iniciativa partiu do Movimento das Trabalhadoras e Trabalhadores por Direitos (MTD), do Levante Popular da Juventude e da Consulta Popular.

A ADUFC-Sindicato é uma das entidades que estavam presentes na ocasião, ao lado do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), Partido dos Trabalhadores (PT), Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), Unidade Popular pelo Socialismo (UP), Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Juazeiro do Norte (Sisemjun), União Estadual de Estudantes do Ceará, União da Juventude Rebelião (UJR) e Rede de Engenharia Popular Oswaldo Sevá (Repos).

Além da visita de reconhecimento na Ocupação, os visitantes contribuíram em alguns dos trabalhos coletivos, conheceram as famílias e suas histórias e partilharam um mungunzá com fava feito à lenha no local.

Histórico da Ocupação

Depois de dois anos em busca de caminhos institucionais para acessar a casa própria, um grupo de 46 famílias organizadas no MTD, de diferentes bairros de Juazeiro do Norte, ocupou uma área verde do município. Antes da ação, as famílias já produziam tijolos de “adobe” em outra área, uma técnica econômica de produção de tijolos milenar que utiliza apenas argila, feno e água. Após a ocupação, a Coordenação do Movimento tentou dialogar com a Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte, mas não obteve sucesso.

A proposta do Movimento é construir uma relação permanente com as organizações democráticas da cidade para construir uma rede de apoio para ajudar a garantir as condições materiais da Ocupação, como alimentos, cimento e outros materiais de construção, mas que também se articula numa relação mais ampla, como em tentativas de reintegração de posse ou possíveis ameaças.

(*) Com informações do Brasil de Fato Ceará

Seção sindical dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará

Av. da Universidade, 2346 – Benfica – Fortaleza/CE
E-mail: secretaria@adufc.org.br | Telefone: (85) 3066-1818

© 2024. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Web-az

© 2024 Kicker. All Rights Reserved.

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]