Pular para o conteúdo Vá para o rodapé

ATAQUES – Docentes promovem agenda de mobilização pela autonomia universitária e contra a Reforma Administrativa

Docentes de todo o país participam de uma agenda de atividades e mobilizações que iniciam ainda na primeira quinzena de dezembro. A iniciativa é uma resposta aos incessantes ataques dos governos federal e estaduais às universidades e institutos federais e ao funcionalismo público.

Neste sábado (5/12), às 14 horas, o ANDES-SN e seções sindicais participam da 3ª Plenária Nacional dos Servidores Públicos e Trabalhadores das Estatais. O encontro debate a luta unificada dos servidores públicos – federais, estaduais e municipais – e trabalhadores das estatais contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 32/2020, que trata da Reforma Administrativa, além do enfrentamento às privatizações de empresas estatais e em defesa do auxílio emergencial de R$ 600. Os participantes irão organizar também as ações do Dia Nacional de Luta contra a Reforma Administrativa, previsto para 10 de dezembro.

Na terça-feira (8/12), a partir das 18h30, será realizada plenária em defesa da democracia e autonomia nas Instituições Federais de Ensino Superior, com presença de reitores eleitos e não empossados, parlamentares, representantes de entidades sindicais, movimentos sociais, da comunidade acadêmica e sociedade geral. A atividade será transmitida pelos canais e redes sociais do ANDES-SN e de entidades parceiras.

 No dia 9/12, diretores do ANDES-SN participarão, junto com representantes de outras entidades, de uma audiência pública no Congresso Nacional, a partir das 9h. A atividade, organizada por diversas frentes parlamentares, tratará das intervenções de Jair Bolsonaro na nomeação de reitores das Instituições Federais de Ensino e sobre a Reforma Administrativa. No mesmo dia, às 15h, acontecerá audiência com os reitores não empossados, no Ministério da Educação (MEC).

Na quinta-feira (10/12), atos presenciais – respeitando as medidas de segurança sanitária – e atividades virtuais devem marcar o Dia Nacional de Luta contra a Reforma Administrativa. 

(*) Com informações do ANDES-SN

Seção sindical dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará

Av. da Universidade, 2346 – Benfica – Fortaleza/CE
E-mail: secretaria@adufc.org.br | Telefone: (85) 3066-1818

© 2024. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Web-az

© 2024 Kicker. All Rights Reserved.

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]