Pular para o conteúdo Vá para o rodapé

BIÊNIO 2020-2022 – Nova diretoria do ANDES-SN é empossada em Conad extraordinário

A nova diretoria do ANDES-SN foi empossada em evento online nesta terça-feira (1/12) durante o 10º Conad Extraordinário. Em razão da pandemia de Covid-19, o encontro, que ocorreu na sede do sindicato, em Brasília, foi transmitido virtualmente para todo o Brasil. A diretoria ficará à frente da instituição no biênio 2020-2022.

O encontro iniciou com a participação remota de integrantes de outras entidades representativas da classe estudantil e trabalhadora, como a União Nacional do Estudantes (UNE), Fasubra Sindical, Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (SINASEFE), CSP-Conlutas, dentre outras. Eles salientaram a importância das lutas realizadas em parceria com o ANDES-SN ao longo dos últimos dois anos e se comprometeram em dar continuidade à criação de novas estratégias para intensificar e perpetuar as lutas e a resistência.

O presidente da ADUFC-Sindicato, Prof. Bruno Rocha, participou do evento como convidado. Ele destaca que os discursos convergiram para a necessidade de unidade na luta para enfrentar os ataques que a universidade pública tem sofrido. O docente cita a fala do presidente da UNE, Iago Montalvão, que defendeu a necessidade de colaboração entre docentes, estudantes e técnico-administrativos/as na defesa da universidade pública.

“Os discursos revelam o comprometimento e a dedicação dos companheiros em relação ao movimento docente nacional e o respeito ao ANDES-Sindicato Nacional, trazendo um vigor e culminando numa celebração final de exaltação do movimento docente e da unidade de luta para que consigamos vencer pautas tão difíceis em um momento tão contrário à democracia, à autonomia universitária e à garantia de direitos trabalhistas para professores das universidades”, avalia o docente.

Em seu último discurso como presidente do ANDES-SN, o Prof. Antonio Gonçalves elencou os avanços alcançados pelo sindicato em meio ao governo de Jair Bolsonaro, marcado por retrocessos civilizatórios, e destacou a necessidade de continuar a enfrentar as reformas antidemocráticas, como a Reforma Administrativa. “A nossa luta deve continuar para derrotar o governo de Jair Bolsonaro. Vamos ocupar as ruas para ampliar as nossas lutas e consolidar ainda mais o ANDES como um sindicato independente e autônomo”, disse.

A presidente eleita do ANDES-SN, Profª. Rivânia Moura, parabenizou a diretoria anterior pelas lutas dos últimos dois anos, em meio a um cenário totalmente adverso, e citou o educador Paulo Freire para encorajar a base a lutar pelas causas já existentes e aquelas que surgirão nos próximos meses e anos. “É fundamental diminuir a distância entre o que se diz e o que se faz, de tal forma que, num dado momento, a tua fala seja a tua prática”, afirmou.

A presidente citou ações que acontecerão ainda neste mês. No dia 8 de dezembro, o ANDES-SN participará de plenária nacional com reitores e reitoras eleitos não empossados. No dia 10, a entidade reforça ato nacional em Brasília, que mostrará a resistência dos servidores municipais, estaduais e federais contra a Reforma Administrativa e junto aos movimentos sociais ressaltarão a necessidade de permanência do auxílio emergencial. Rivânia também defendeu intensificar a articulação com o movimento estudantil e dos servidores a fim de garantir a defesa da autonomia e da democracia nas universidades públicas e institutos federais. Nesse sentido, anunciou a primeira campanha da nova diretoria, que, na semana de 14 a 18 de dezembro, estará empenhada na organização de uma frente contra as intervenções nas universidades.

O evento foi encerrado com uma live show do compositor e cantor Chico César, que está disponível nas redes sociais do ANDES-SN.

(*) Com informações do ANDES-SN

Seção sindical dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará

Av. da Universidade, 2346 – Benfica – Fortaleza/CE
E-mail: secretaria@adufc.org.br | Telefone: (85) 3066-1818

© 2024. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Web-az

© 2024 Kicker. All Rights Reserved.

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]