Pular para o conteúdo Vá para o rodapé

RESULTADO PRELIMINAR – CNPq dá parecer desfavorável a 70% dos projetos pós-graduação

No último dia 24/11, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) divulgou a lista preliminar dos projetos selecionados pelo edital 25/2020, que trata da seleção de bolsas de mestrado e doutorado em todo o país. Apesar de o resultado ainda não ser definitivo, chama atenção o fato de que 70% dos projetos receberam parecer desfavorável da instituição. O caso se agrava nas áreas de Humanidades e Artes.

Não bastasse a redução dos investimentos em pesquisa nos últimos anos, editais dessa natureza indicam que está em marcha um projeto de redução brutal de bolsas disponíveis para pós-graduandos no Brasil e a redução do apoio do Governo Federal aos programas de pós-graduação instalados no País.

Outro detalhe a ser observado é que essa “peneira” extremamente restrita coloca em xeque a diversidade das pesquisas no Brasil, uma vez que os 30% escolhidos refletem uma centralização regional e econômica dos já curtos investimentos, privilegiando programas já consolidados e levando ao esquecimento aqueles criados há pouco tempo e de regiões do País menos privilegiadas economicamente, como Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

É inegável que as populações negras e pardas são também mais pobres no Brasil, de forma que o corte brutal de bolsas afeta os programas que tentam aumentar a diversidade étnica dos ambientes de pós-graduação e pesquisa do Brasil. A redução do número de bolsas afeta as camadas mais pobres da população e mais dependentes do apoio governamental para desenvolver as atividades de pós-graduação e pesquisa.

A redução drástica de recursos para a ciência é uma realidade que tem perdurado no Brasil. Em sua última Assembleia Geral, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), no dia 23/11, assinou uma nota se manifestando publicamente em defesa da ciência e tecnologia, da educação pública de qualidade em todos os níveis, do meio ambiente, do desenvolvimento sustentável e da democracia no País.

“É inaceitável que novos cortes sejam feitos para 2021 em um orçamento já tão reduzido. Os recursos para investimento no MCTI serão de R$ 2,7 bilhões, 34% menores do que os de 2020 e menos de um terço do valor de uma década atrás, o que afetará gravemente as instituições de pesquisa. Os recursos para bolsas do CNPq serão 10% menores que os de 2020, já bastante reduzidos em relação a anos anteriores, e 60% deles estão condicionados à quebra da Regra de Ouro”, diz a nota.

(*) Com informações do Prof. José Carlos Pinto, docente da  Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em vídeo no canal Falando com Ciência, no YouTube

Seção sindical dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará

Av. da Universidade, 2346 – Benfica – Fortaleza/CE
E-mail: secretaria@adufc.org.br | Telefone: (85) 3066-1818

© 2024. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Web-az

© 2024 Kicker. All Rights Reserved.

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]