Pular para o conteúdo Vá para o rodapé

DEBATE AMPLIADO – Plebiscito sobre retorno da ADUFC ao ANDES-SN adiado para os dias 15 e 16 de dezembro

O Conselho de Representantes (CR) da ADUFC aprovou, em reunião extraordinária nesta terça-feira (24), adiar o plebiscito sobre o retorno ao Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES-SN) para os dias 15 e 16 de dezembro. Também foi encaminhada a realização de mais uma plenária sobre o tema, no dia 9/12, e de Assembleia Geral para o dia 17/12, ocasião em que a possibilidade de refiliação ao Sindicato Nacional será deliberada pela categoria. O plebiscito foi pautado novamente no Conselho de Representantes pela Diretoria da ADUFC após campanha de desinformação com a intenção de confundir a categoria e deslegitimar o processo. A diretoria da ADUFC, em defesa de um debate democrático, propôs o adiamento do plebiscito como uma forma de ampliar a participação e a discussão. O adiamento, na avaliação da diretoria, pode consolidar um momento de formação política para a categoria e agregar docentes que ainda não haviam se apropriado do tema.

Na semana passada, a poucos dias do plebiscito, aprovado pelo CR para os dias 25 e 26 de novembro, mensagens nas redes sociais e e-mails atribuídos a uma “ADUFC Independente” difundiram informações falsas sobre o processo do plebiscito. Dentre as falsas polêmicas propagadas pelas mensagens, estavam alegações de ilegalidade do plebiscito e de falta de debate. Em seguida, um novo e-mail, dessa vez com assinaturas de professores, solicitavam a suspensão do plebiscito. Como ato de reconhecer e valorizar a diversidade de vozes, a diretoria da ADUFC convidou todos os professores e professoras signatários para participar e expor seus argumentos na reunião desta terça-feira (24) do CR, que ocorreu por videoconferência. “Se assinaram, há uma busca por discussão. Não sabemos quem buscou a lista das assinaturas, não há um grupo com o qual a diretoria dialogue. Enviamos uma mensagem a cada um dos docentes convidando para que estivesse nessa reunião”, explicou a Prof. Irenísia Oliveira, vice-presidente da ADUFC.

Alguns dos professores que assinam a carta que questiona a data do plebiscito, e compareceram à reunião extraordinária do CR, como o Prof. Eduardo Bedê Barros, pediram mais tempo para o debate. A proposta é que, com o prazo ampliado para o plebiscito, professores e professoras das três universidades federais do Ceará – UFC, UNILAB e UFCA – que entraram em contato com a discussão sobre o retorno ao ANDES há pouco tempo possam conhecer o tema e participar do debate de forma mais ativa.

A reunião do CR contou com a presença de mais de 80 docentes com posições diversas. “Nós devemos pensar que o serviço público está sendo atacado e isso exige unidade. A diretoria levou para debate o tema que era um dos pontos de sua carta de propostas. A busca por unidade política nacional nesse momento é fundamental”, comentou o Prof. Francisco Pinheiro, chefe do Departamento de História da UFC.

Após a exposição dos participantes, foi votado sobre a decisão de manter ou adiar a data do plebiscito. Com 16 votos contrários, 24 favoráveis e uma abstenção, a maioria dos conselheiros decidiu por adiar a data. A maioria também votou na mudança da data para dezembro, em vez de janeiro (conforme uma segunda proposta apresentada), por entender que o distanciamento da data da consulta pode comprometer o andamento do processo, que já está avançado. A diretoria da ADUFC se disponibilizou a participar de reuniões dos departamentos e de unidades acadêmicas para dialogar sobre o tema. O plebiscito vai ser realizado de forma virtual.

O Prof. Bruno Rocha, presidente da ADUFC, diz não ser possível argumentar que a discussão seria imprevisível, uma vez que o retorno ao ANDES-SN é uma das pautas que já constavam na carta de propostas da atual diretoria quando esta disputou – e venceu – as eleições do sindicato. “Apresentamos (a proposta de retorno ao ANDES) no nosso programa, trouxemos isso para a pauta da ADUFC, e apresentamos em Assembleia Geral (em novembro de 2019), já na avaliação de seis meses da gestão, que deliberou pela participação nas reuniões e eventos do ANDES e pela definição de um calendário para debater o tema, que deveria ser iniciado em fevereiro (de 2020)”, detalhou o docente.

A data prevista para o início dos debates, conforme definição em AG, teve de ser adiada em razão da pandemia de Covid-19. Em agosto deste ano, diante da impossibilidade de promover os debates de forma presencial, uma reunião do Conselho de Representantes da ADUFC aprovou novamente o retorno das discussões. Na Assembleia Geral de (25/9), foi definido o calendário do ciclo de plenárias “A nossa luta é nacional!”, concluído no dia 21/10, após seis eventos online articulados com as unidades acadêmicas da Capital e do interior do estado.

Nas plenárias “A nossa luta é nacional!”, foram apresentados aspectos que pesam a favor da possível refiliação da ADUFC ao ANDES-SN, como o compromisso do Sindicato Nacional com a defesa de um projeto de universidade pública, a importância do fortalecimento de um sindicato nacional, a compreensão de que a defesa do trabalho docente passa pela luta em defesa da educação e do trabalho e a unidade como força que permite a negociação das condições de trabalho e questões salariais. A participação nas plenárias promovidas pela ADUFC é aberta a todos os associados que tenham interesse em contribuir com as discussões promovidas pelo sindicato.

O CR aprovou, ainda, dois encaminhamentos na reunião de terça-feira (24/11): autorização para que a ADUFC-Sindicato possa se articular nacionalmente contra a Reforma Administrativa e a elaboração de uma nota detalhando o processo democrático e o posicionamento da diretoria da ADUFC diante das notícias veiculadas contra o plebiscito.

Ao final da reunião, o Prof. Júlio Barros apresentou a prévia do Relatório do Conselho Fiscal da ADUFC, do qual ele é membro, detalhando a recuperação financeira do sindicato nos últimos meses. O balancete final vai ser apresentado na próxima Assembleia Geral convocada pela ADUFC.

Seção sindical dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará

Av. da Universidade, 2346 – Benfica – Fortaleza/CE
E-mail: secretaria@adufc.org.br | Telefone: (85) 3066-1818

© 2024. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Web-az

© 2024 Kicker. All Rights Reserved.

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]