Pular para o conteúdo Vá para o rodapé

REORGANIZAÇÃO SINDICAL – Plebiscito sobre refiliação ao ANDES-SN será realizado nos dias 25 e 26 de novembro

Em reunião nesta segunda-feira (9/11), a comissão organizadora do plebiscito que trata da possibilidade de filiação da ADUFC ao Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES-SN) confirmou que a consulta será realizada, de forma online, nos dias 25 e 26 de novembro próximos. Estão aptos a votar professores e professoras sindicalizados/as até o último dia 20/11 das três universidades federais do Ceará: UFC, UFCA e UNILAB. A votação será aberta às 8h do dia 25/11 e segue até o dia seguinte, às 21h. A modalidade virtual de votação será usada em razão do contexto de pandemia da Covid-19.

A comissão organizadora também elaborou uma proposta de regulamento do plebiscito, que deve ser divulgado nos próximos dias, após revisão do setor Jurídico da ADUFC. Docentes acessarão o Sistema através de link enviado para o e-mail cadastrado e, para votar, se identificarão com o CPF. O processo é simples e seguro. Logo após o encerramento da votação, será efetuada a contagem automática dos votos, por meio de chave eletrônica de posse exclusiva da comissão organizadora, em reunião por videoconferência do Conselho de Representantes da ADUFC.

O sistema de votação virtual a ser utilizado no plebiscito apresenta garantia de sigilo por criptografia; segurança do voto – para que todos sejam contabilizados; ausência de duplicidade; e é passível de auditoria. A pergunta a ser respondida no plebiscito é: “A ADUFC-Sindicato deve tornar-se seção sindical do ANDES-SN?”. Há quatro opções de resposta: Sim, Não, Branco e Nulo. A decisão de dar prosseguimento à consulta sobre a possibilidade de refiliação ao ANDES-SN foi aprovada na última reunião do Conselho de Representantes da ADUFC, no dia 30/10, após amplo debate que vem sendo promovido desde o início da atual gestão da ADUFC.

A fiscalização pode ser efetivada pela Diretoria da ADUFC-Sindicato e por docentes das universidades federais do Ceará. Caso haja interesse em fiscalizar o processo, as manifestações devem ser encaminhadas à Secretaria da ADUFC, pelo e-mail secretaria@adufc.org.br, até o próximo dia 20 de novembro.

O Prof. Roberto Feitosa, do Departamento de Biologia da UFC, é o presidente da comissão eleitoral do plebiscito, que conta ainda com outros dois integrantes: a Profª. Daniele de Oliveira Bezerra, do Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular da UFC; e o Prof. Geovani de Oliveira Tavares, da UFCA. Atílio Bergamini, professor do Departamento de Literatura da UFC, está na suplência.

A possibilidade de retorno ao ANDES-SN foi pautada em plenárias e eventos da ADUFC, e a realização de consulta à categoria docente já teve aprovação em Assembleia Geral. A pauta integra a discussão sobre a necessidade de uma mobilização nacional e de um sindicato unificado para enfrentar os ataques comandados pelo Governo Federal, com amparo em setores do Congresso Nacional, contra a educação pública superior e o funcionalismo público.

Após a realização do plebiscito, que tem caráter de consulta, o tema deve ser submetido à Assembleia Geral, que tem natureza deliberativa.

Seção sindical dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará

Av. da Universidade, 2346 – Benfica – Fortaleza/CE
E-mail: secretaria@adufc.org.br | Telefone: (85) 3066-1818

© 2024. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Web-az

© 2024 Kicker. All Rights Reserved.

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]