Pular para o conteúdo Vá para o rodapé

BIÊNIO 2020-2022 – Chapa 1 é a mais votada na eleição para a diretoria do ANDES-SN e deve ser empossada em dezembro

A Chapa 1, Unidade para Lutar – em defesa da educação pública e das liberdades democráticas, conquistou 7.086 dos votos válidos no pleito que acaba de eleger a nova diretoria que ficará à frente do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES-SN) no biênio 2020-2022. Devido à pandemia de Covid-19, o pleito ocorreu em formato telepresencial, entre os últimos dias 3 e 6 de novembro. A finalização da contagem de votos se deu na tarde deste sábado (7/11). A Chapa 2, Renova ANDES, recebeu 5.658 votos. Ao todo, houve 48 votos brancos e 64 nulos. As chapas poderão apresentar recursos até 24 horas após a divulgação do resultado, a contar do momento em que for concluída a computação dos votos. A divulgação oficial dos resultados será feita no dia 10 de novembro. A chapa eleita será empossada em dezembro, durante o 10º Conad Extraordinário, que ainda será convocado.

Na votação da ADUFC, A Chapa 1 também foi vencedora com 288 votos contra 37 para a Chapa 2 – não tendo havido nenhum voto branco ou nulo. Todos/as os/as sindicalizados/as até 3 de agosto deste ano e em dia com a entidade puderam votar. As salas virtuais de votação funcionaram das 9 horas às 21 horas, nos quatro dias de votação. A computação dos votos começou ontem (6/11), a partir das 22 horas e a apuração estendeu-se até a madrugada, sendo suspensa na manhã deste sábado (7) e retomada à tarde, quando se divulgou o resultado da apuração final da eleição.

Segundo a Profª. Raquel Dias, presidente da Comissão Eleitoral Central (CEC), a votação ocorreu de forma segura. Ao todo, de acordo com ela, 12.856 docentes participaram da eleição que escolheu a nova diretoria do ANDES-SN para o biênio 2020/2022. “Em tempos de coronavírus, e cumprindo com a necessidade do distanciamento social, executamos um processo eleitoral respeitando o princípio da organização pela base. A votação virtual, em formato telepresencial, possível exclusivamente por conta do momento excepcional que vivenciamos, foi uma maneira de reafirmar os princípios democráticos do Sindicato Nacional”, ponderou. 

Expectativa com possível retorno da ADUFC às bases do sindicato nacional

A nova gestão do ANDES-SN, que deve ser encabeçada pela Chapa 1, terá à frente a Profª. Rivânia Moura, da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN), que já manifestou expectativa positiva em relação às movimentações da ADUFC e à realização do plebiscito para um possível retorno às bases do sindicato nacional. “Esse é um momento particular e importante do debate: a reaproximação da ADUFC com o nosso sindicato nacional. Fundamentalmente, é uma alegria para nós. Dizemos isso com muita força, compreendendo a importância do ANDES como representante legítimo da nossa categoria e a importância do papel da própria ADUFC como seção sindical”, afirmou Rivânia.

A futura presidente do ANDES-SN também reforçou o enfrentamento à Reforma Administrativa como uma das importantes pautas da nova gestão. “Não temos dúvida do enorme desafio que temos a enfrentar na luta contra essa reforma, que significa uma transformação do estado brasileiro e do que ainda resta da Constituição de 88”, enfatizou. A docente citou, como desafio, a organização de duas grandes frentes de ação para enfrentar a reforma administrativa: “uma com todos os servidores públicos dos três níveis (municipal, estadual e federal) para que a gente possa criar uma grande frente de luta”, afirmou, citando a campanha do Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe), já em andamento.

Uma segunda frente a ser construída, segundo apontou Rivânia Moura, é de uma aliança firme dos servidores públicos com os outros trabalhadores, “fazendo essa discussão também com a sociedade para mostrar o que significa essa reforma, o que está em jogo nela e o que podemos perder com ela”. A docente defende a ampliação das lutas com o conjunto dos trabalhadores, as centrais sindicais, as diversas frentes de luta, os fóruns e com os movimentos sociais. “A gente precisa urgentemente de uma reação forte, aguerrida e de unidade pra lutar”, reforçou. 

A diretoria eleita conta com a Profª. Regina Ávila, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), como Secretária Geral; Amauri Fragoso, docente da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), como Tesoureiro; e Carlos Diego Rodrigues, da Universidade Federal do Ceará (UFC) com o cargo de 2° Tesoureiro da Regional Nordeste I (CE, PI e MA). A composição completa da chapa pode ser acessada AQUI. Essa foi a primeira eleição do ANDES-SN em que foi assegurada a paridade de gênero na composição das chapas, conforme deliberado em 2018 no 38º Congresso da entidade, sediado em Belém (PA).

ADUFC formou comissão eleitoral para o pleito

Além da presidente do CEC, Raquel Dias, a apuração dos votos também contou com a presença, na sede do Sindicato Nacional, de um representante de cada chapa e da Assessoria Jurídica Nacional (AJN) do ANDES-SN, além de participação por videoconferência dos demais integrantes da CEC. O colégio eleitoral foi formado por todos os sindicalizados das seções sindicais e das demais entidades que montaram comissão eleitoral local e seções eleitorais. Cada seção teve uma mesa virtual a cada 100 votantes, com um fiscal de cada chapa.

A ADUFC-Sindicato é uma das 91 entidades que formaram comissão eleitoral para a eleição da diretoria do ANDES-SN. O Prof. Francisco Casimiro Filho, membro da Diretoria da ADUFC-Sindicato, foi o presidente da comissão local, que contou com quatro outros integrantes. A comissão foi formalmente constituída no último dia 19/10 e realizou reunião no dia 22/10 para encaminhar demandas, como a indicação de mesários/as para as mesas locais. A ADUFC contou com três seções eleitorais para a votação telepresencial em sua sede, que funcionaram de 3 a 6 de novembro, das 9h às 21h.

(*) Com informações do ANDES-SN




Seção sindical dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará

Av. da Universidade, 2346 – Benfica – Fortaleza/CE
E-mail: secretaria@adufc.org.br | Telefone: (85) 3066-1818

© 2024. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Web-az

© 2024 Kicker. All Rights Reserved.

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]