Pular para o conteúdo Vá para o rodapé

RETORNO AO ANDES-SN – Comissão eleitoral de plebiscito da ADUFC se reúne para definir processo; votação ocorre no fim de novembro

Foto: ANDES-SN/Divulgação

A comissão eleitoral do plebiscito que vai consultar os associados da ADUFC-Sindicato sobre a possibilidade de refiliação ao Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES-SN) já está formada e se reúne na próxima segunda-feira (9/11) para dar andamento ao processo. Integram o colegiado os professores Roberto Feitosa, do Departamento de Biologia da UFC; Daniele de Oliveira Bezerra, do Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular da UFC; e Geovani de Oliveira Tavares, da UFCA. O Prof. Atílio Bergamini, do Departamento de Literatura da UFC, está na suplência. O plebiscito tem caráter consultivo. Posteriormente, o tema deve ser colocado em votação na Assembleia Geral, que é a instância máxima deliberativa.

A decisão para dar prosseguimento ao plebiscito foi aprovada na mais recente reunião do Conselho de Representantes da ADUFC, no dia 30/10. A consulta será aplicada de forma online e na última semana de novembro durante dois dias – em data ainda a ser definida pela comissão eleitoral, possivelmente entre os dias 23 e 27.

Integrante da comissão eleitoral, o Prof. Roberto Feitosa informa que na reunião do dia 9/11 deve ser discutida a sistematização de como se dará o processo e acrescenta que o momento é de os/as docentes se apropriarem do assunto. “Temos muito conteúdo sobre o tema no site e nos canais de comunicação da ADUFC e já temos pautado essa questão desde o ano passado”, destaca.

O presidente da ADUFC-Sindicato, Prof. Bruno Rocha, lembra que essa possibilidade de retorno ao ANDES-SN tem sido debatida desde o início da atual gestão. O plebiscito é a última das três etapas decididas em Assembleia Geral que tratam da reorganização sindical e do fortalecimento de uma mobilização nacional. Ficaram definidas, ainda, a participação de reuniões, eventos e instâncias do ANDES-SN para se conhecer e avaliar a entidade e a realização de plenárias para discutir essa possibilidade de retorno.

“É muito importante ver a participação de professores e professoras nesse processo e observar a urgência que tanto a reunião do Conselho de Representantes como as plenárias colocaram na necessidade desse retorno. Esse é um momento de construção coletiva, de reorganização da nossa luta sindical na composição do movimento docente nacional. E é muito importante que estejamos juntos para fazer o devido combate às tentativas de retirada de direitos e prejuízos da educação pública, em especial a universidade pública”, ressalta Bruno Rocha.

A ADUFC também participou do processo eleitoral nas eleições para a diretoria do ANDES-SN, encerradas nesta sexta-feira (6), formando comissão eleitoral local para a votação, que se deu por teleconferência. A principal discussão, hoje, a respeito do possível retorno da ADUFC-Sindicato ao ANDES-SN refere-se ao fortalecimento de um sindicato nacional para enfrentar os ataques contra a educação pública, gratuita e de qualidade. O ANDES-SN conta com quase 70 mil filiados.

Seção sindical dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará

Av. da Universidade, 2346 – Benfica – Fortaleza/CE
E-mail: secretaria@adufc.org.br | Telefone: (85) 3066-1818

© 2024. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Web-az

© 2024 Kicker. All Rights Reserved.

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]