Pular para o conteúdo Vá para o rodapé

PROPOSTAS – OPP/UFC encerra ciclo de debates do primeiro turno das eleições com candidatos à Prefeitura de Fortaleza

Com apoio da ADUFC-Sindicato, o Observatório de Políticas Públicas da Universidade Federal do Ceará (OPP/UFC) encerrou ontem (5/11), a primeira etapa do ciclo de debates “Propostas para Fortaleza: Diálogos com os candidatos à Prefeitura”, que, em quatro eventos online, reuniu candidatos/as a prefeito/a da capital cearense e pautou desafios e propostas para a cidade. O último encontro contou com a participação da candidata Luizianne Lins (PT) e do postulante Heitor Férrer (SD) e foi mediado pelo Prof. Felipe Braga Albuquerque, da Faculdade de Direito da UFC. No início de cada evento, transmitido ao vivo pelo YouTube, foi lida a Carta aberta aos candidatos à Prefeitura de Fortaleza”, elaborada pelo OPP, ressaltando lacunas e prioridades nas políticas públicas da cidade.

Nos anos anteriores, o Observatório já organizava tradicionalmente esse debates – com candidatos a prefeito e também ao Governo do Estado –,  mas em modelo presencial. A pandemia do novo coronavírus impôs ajustes ao formato, que foi adaptado para a videoconferência neste ano. O coordenador do OPP/UFC, Prof. Fernando Pires, foi o responsável pela organização dos eventos, juntamente com os quatro bolsistas do Observatório: Ana Larissa Cândido, Cibele Mayra Viana, Francisco das Chagas Martins e George Assunção. Os encontros foram mediados por professores universitários e a ADUFC ofereceu apoio técnico e interpretação em Libras.

O primeiro debate foi realizado no dia 13/10 e reuniu os candidatos Renato Roseno (PSOL) e Célio Studart (PV), sendo mediado pelo Prof. Fernando Pires. No dia 16/10, o convidado foi Anízio Melo (PCdoB), que debateria com Capitão Wagner (Pros), mas este não compareceu ao evento. A candidata a vice-prefeita da chapa, Helena Serrazul (PCdoB), professora da UFC e ex-presidente da ADUFC, também esteve presente. A mediação foi feita pela Profª Danielle Cruz, do mestrado em Avaliação de Políticas Públicas da UFC. Paula Colares (UP) e Samuel Braga (Patriota) participaram do debate no dia 27/10, mediado por Rafael Silva, colaborador do OPP e professor da UFC.

Os 11 candidatos e candidatas à Prefeitura de Fortaleza foram procurados/as pelo Observatório de Políticas Públicas, mas apenas sete compareceram ao debate. A organização do evento tratou com isonomia todas as candidaturas. Em cada debate foi garantido o tempo de 30 minutos para cada pleiteante apresentar as propostas para a cidade, seguido de discussão a partir de perguntas enviadas pelo público. Os encontros online focaram na apresentação de propostas, sem espaço para troca de acusações entre candidatos/as.

O Prof. Fernando Pires explica a importante função de debater as propostas para a cidade, especialmente em um contexto de “desmonte” das políticas públicas, e acredita que “a universidade deu uma grande contribuição à sociedade”. “Temos como grande missão promover o controle das políticas públicas, possibilitar à sociedade conhecer com mais profundidade as propostas de cada candidato”, diz. “No momento em que o governo tem atacado e tentando desestruturar o estado, é uma forma de se contrapor a esse desmonte de um governo retrógrado e conservador”, acrescenta.

Todos os vídeos do ciclo de debates podem ser acessados no canal do YouTube do Observatório de Políticas Públicas da UFC.

Seção sindical dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará

Av. da Universidade, 2346 – Benfica – Fortaleza/CE
E-mail: secretaria@adufc.org.br | Telefone: (85) 3066-1818

© 2024. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Web-az

© 2024 Kicker. All Rights Reserved.

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]