Pular para o conteúdo Vá para o rodapé

30/10 – Conselho de Representantes da ADUFC aprova realização de plebiscito online no fim de novembro sobre retorno ao ANDES-SN

Dando continuidade aos debates sobre a possibilidade de refiliação ao Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES-SN), o Conselho de Representantes da ADUFC decidiu realizar plebiscito sobre o tema com os/as associados/as. A consulta será aplicada de forma online e na última semana de novembro durante dois dias – em data ainda a ser definida pela comissão eleitoral, possivelmente entre os dias 23 e 27. Esse foi o principal ponto de pauta da reunião do Conselho que ocorreu na tarde desta sexta-feira (30/10) por teleconferência. Também foi destinado espaço para informes sobre a eleição para a diretoria do ANDES-SN, que ocorre na próxima semana (3 a 6 de novembro).

“A ADUFC-Sindicato deve tornar-se seção sindical do ANDES-SN?” será a pergunta aplicada no plebiscito, que trará quatro opções de resposta: Sim, Não, Branco e Nulo. Ficou definido, ainda, o nome do Prof. Roberto Feitosa, do Departamento de Biologia da Universidade Federal do Ceará (UFC), para compor a comissão eleitoral; os cargos e demais integrantes serão definidos em reunião posterior.

O presidente da ADUFC, Prof. Bruno Rocha, lembrou que a instância máxima deliberativa da entidade é a Assembleia Geral. O plebiscito tem caráter consultivo. O resultado será apreciado pela Assembleia Geral, instância máxima do sindicato que tomará a decisão final. Ele também fez um breve histórico sobre as últimas discussões levantadas pela ADUFC sobre essa possível refiliação e a importância de unificar a luta por meio de uma mobilização nacional. “Nesse período, a gente avaliou quais as vantagens de retornar ao ANDES e a principal motivação é por essa defesa da universidade pública e também pela necessidade de uma frente única diante dos ataques que estamos vivendo”, salientou.

A proposta é que, após a realização do plebiscito, o tema seja colocado em votação durante nova Assembleia Geral da ADUFC.

A possibilidade de retorno ao ANDES-SN é um tema que já é amplamente debatido nos eventos e plenárias promovidos pela ADUFC. No último dia 28/9, o sindicato encerrou o ciclo de plenárias “A nossa luta é nacional!”, parte da campanha “Unidade na Luta!”, que pautou, em seis teleconferências, a urgência de reorganizar a luta sindical nacional, com fortalecimento de uma mobilização no enfrentamento aos ataques coordenados ao funcionalismo público. A partir dessa perspectiva, a pauta central nos debates foi a refiliação ao ANDES-SN como uma necessidade de fortalecimento da ADUFC.

Plenárias ocorreram do final de setembro ao final de outubro

As plenárias resultam da definição de um calendário de debates sobre organização sindical nas unidades acadêmicas, iniciado ainda em novembro do ano passado, em Assembleia Geral convocada pela ADUFC. As discussões presenciais foram interrompidas por conta da pandemia de Covid-19 e retomadas, de forma remota, em 2020. Em agosto deste ano, uma reunião do Conselho de Representantes da ADUFC aprovou novamente o retorno dos debates. Em fevereiro deste ano, a ADUFC participou, como convidada, do 39º Congresso do ANDES-Sindicato Nacional, na Universidade de São Paulo (USP), também conforme deliberação da Assembleia Geral Ordinária do dia 19/11.

O ANDES-SN conta com quase 70 mil sindicalizados de instituições de ensino superior e institutos de educação básica, técnica e tecnológica e está representado em todo o território nacional pelas suas 121 seções sindicais. Das 69 universidades federais, apenas seis não estão na base do ANDES.



Seção sindical dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará

Av. da Universidade, 2346 – Benfica – Fortaleza/CE
E-mail: secretaria@adufc.org.br | Telefone: (85) 3066-1818

© 2024. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Web-az

© 2024 Kicker. All Rights Reserved.

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]