Pular para o conteúdo Vá para o rodapé

BIÊNIO 2020-2022 – Eleição para a Diretoria do ANDES-SN ocorre de 3 a 6 de novembro por teleconferência; saiba como votar

De 3 a 6 de novembro, o ANDES-SN realiza eleição, por meio de teleconferência, para a composição da Diretoria da entidade no biênio 2020-2022. A deliberação para a retomada do processo eleitoral, previsto inicialmente para maio, ocorreu em plenária do 9º Conad extraordinário, no último dia 30 de setembro, após adiamento em razão da pandemia de Covid-19. Um total de 2.734 professores sindicalizados à ADUFC pode participar do pleito, que conta com duas chapas inscritas.

Essa é a primeira eleição do ANDES-SN em que será assegurada a paridade de gênero na composição das chapas. Conforme deliberado em 2018 no 38º Congresso da entidade, sediado em Belém (PA), a chapa deverá contar na composição dos cargos da presidência, secretaria e tesouraria com o mínimo de seis mulheres. Já para os cargos de todas as secretarias regionais deverá ser garantida a presença de pelo menos 36 mulheres, sendo pelo menos um cargo de 1ª vice-presidente e 2ª vice-presidente na totalidade das regionais.

A ADUFC vai atuar no processo eleitoral, formando comissão eleitoral. Professores/as da UFC, UNILAB e UFCA sindicalizados/as poderão votar, uma vez que o ANDES-SN acredita que todos/as que se sintam representados/as pela entidade, desde que sejam associados a alguma seção sindical, têm direito à participação. Além disso, a desvinculação formal da ADUFC ao ANDES-SN nunca chegou a ser concluída.

“As seções que não são mais parte da estrutura do ANDES um dia já foram, então, para deixar de ser uma seção juridicamente, de acordo com o estatuto, e também politicamente, ela tem de passar por um processo de desomologação no Congresso do ANDES”, explica a Profª. Raquel Dias, 1ª tesoureira do ANDES-SN e presidente da Comissão Eleitoral Central (CEC). Esse entendimento garante, inclusive, a participação de docentes que não estão na base do ANDES-SN a compor chapas.

Conheça as chapas que disputam a Diretoria do ANDES-SN:

A Chapa 1, “Unidade para Lutar: em defesa da educação pública e das liberdades democráticas”, é composta pelas professoras Rivânia Moura (UERN) e Maria Regina Ávila (UFSC), candidatas aos cargos de presidente e secretária-geral, respectivamente; e Amauri Fragoso Júnior (UFCG), que disputa o cargo de 1º tesoureiro.

Integram a Chapa 2, denominada RENOVA ANDES, a professora Celi Taffarel (UFBA), que concorre ao cargo de presidente; e os professores Luis Antônio Pasquetti (UnB) e Paulo Opuska (UFPR) para os cargos de secretário-geral e 1º tesoureiro, respectivamente.

Processo para votação é seguro e transparente

O colégio eleitoral é composto por todos os sindicalizados das seções sindicais e das demais entidades que montarem comissão eleitoral local e seções eleitorais. Cada seção terá uma mesa virtual a cada 100 votantes, com um fiscal de cada chapa. Mesmo no caso das seções sindicais e das entidades representativas que não enviaram a lista de sindicalizados/as aptos a votar, os professores e professoras terão direito ao voto, sendo apenas necessário confirmar que está contribuindo mensalmente para o sindicato. O processo de votação é simples, rápido e transparente. Entenda como votar:

  1. As seções sindicais enviarão um link para os/as docentes para que tenham acesso à mesa de identificação;
  2. Ao clicar no link, será solicitado o número de CPF do/a eleitor/a, que, ao preencher, será encaminhado/a para uma mesa da sua seção sindical;
  3. O/a professor/a apresenta o documento de identificação com foto para que mesários e fiscais possam conferir o nome na lista. O presidente da mesa confirmará se o e-mail enviado pela seção sindical é o mesmo utilizado pelo docente e enviará um link para votar. Caso o/a eleitor/a queira votar pelo celular, basta apresentar o telefone ao presidente da mesa;
  4. O eleitor terá 10 minutos para votar e, ao final, receberá uma mensagem confirmando o voto. Caso não consiga votar, pode retornar ao link virtual e será redirecionado a uma mesa de identificação onde reiniciará todo o processo;
  5. Cada CPF só poderá votar uma vez, e um email somente poderá ser usado por um CPF. Também serão realizadas mesas de votação para os votos em separado nos casos em que haja problema de identificação do eleitor.

(*) Todas as circulares com orientações da Comissão Eleitoral Central estão disponíveis AQUI.

Seção sindical dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará

Av. da Universidade, 2346 – Benfica – Fortaleza/CE
E-mail: secretaria@adufc.org.br | Telefone: (85) 3066-1818

© 2024. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Web-az

© 2024 Kicker. All Rights Reserved.

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]