Pular para o conteúdo Vá para o rodapé

DEMOCRACIA UNIVERSITÁRIA – Mobilizadas pela ADUFC, Plenárias Setoriais da UFC pautam live do programa Mundo do Trabalho

Através de Plenárias Setoriais demandadas à ADUFC pelos/as docentes da Universidade Federal do Ceará (UFC), a volta às atividades de ensino na instituição foi tema da live realizada na última terça-feira (28/7) pelo programa Mundo do Trabalho. Desta vez, participaram da transmissão ao vivo a vice-presidente do sindicato, Profª. Irenísia Oliveira, acompanhada do tesoureiro-geral da entidade, Prof. André Ferreira. As cinco plenárias ocorreram de forma virtual entre os dias 16 e 24 de julho.

Irenísia Oliveira e André Ferreira, diretores da ADUFC-Sindicato, comentam Plenárias Setoriais da UFC no programa Mundo do Trabalho

André Ferreira explicou que as plenárias, apesar de importantes, não têm um fim deliberativo. No entanto, elas conseguem ter um nível de proximidade com a categoria que às vezes não se alcança em uma reunião de assembleia geral ou de conselho de representantes “São espaços diferentes. Cada um cumpre sua função e a direção da ADUFC vem sendo um instrumento da categoria organizada nas suas instâncias de base”, argumentou o professor.

Irenísia Oliveira também reforçou o papel da ADUFC como amplo espaço de debate diante da falta de diálogo da administração superior com a comunidade docente. “Temos trabalhado bastante e muito impulsionados pela nossa categoria, que estava presente nas reuniões de conselho e assembleias gerais. Acho que a entidade se fortalece nesse sentido, no momento em que há uma grande ofensiva contra a universidade e contra o ensino público. Acho que os sindicatos e categorias se fortalecem pra construir uma grande resistência a esses ataques”, disse.

Durante o programa, os professores/dirigentes, com mediação do jornalista Márcio Rodrigues, analisaram questões relativas à tentativa de aparente normalidade imposta pela reitoria da UFC, a inviabilização da participação dos estudantes e, muitas vezes, dos próprios docentes nos processos decisórios sobre retomadas de atividades acadêmicas. Além de temas ligados à salubridade e segurança sanitária para a implementação do Plano Pedagógico Emergencial (PPE) e assuntos transversais.

(*) Para rever a live do Mundo do Trabalho, acesse pelo LINK DISPONÍVEL na  página da ADUFC no youtube. Ou ainda na própria página do programa no FACEBOOK.

Seção sindical dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará

Av. da Universidade, 2346 – Benfica – Fortaleza/CE
E-mail: secretaria@adufc.org.br | Telefone: (85) 3066-1818

© 2024. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Web-az

© 2024 Kicker. All Rights Reserved.

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]