Pular para o conteúdo Vá para o rodapé

CARTA ABERTA À COMUNIDADE UNIVERSITÁRIA DA UFC – Prof. Ursino Neto

Torno pública a minha posição sobre a retomada do semestre letivo da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Para expressá-la, parto do problema essencial, desenvolvo hipóteses que conduzirão a análise com o objetivo de embasar, finalmente, o meu posicionamento pessoal.

Qual a justificativa para o retorno obrigatório do semestre letivo de 2020.1 no dia 20 de julho de 2020 pela UFC?

Se centenas de estudantes, funcionários(as) e professores(as) e seus familiares estão enfermos(as) ou ainda poderão adquirir a Covid-19 e sofrer danosas consequências pós-sindrômicas;

Se o retorno por intermédio do Modelo de Ensino Remoto é completamente diferente daquele iniciado como Modelo Presencial, requisitando a aplicação de dispositivos, instrumentos e recursos de Tecnologias Digitais de Comunicação e Informação (TDICs) que, por princípio, são auxiliares da metodologia empregada pelo(a) docente e não um substituto automático do papel do professor(a);

Se o uso imediato da tecnologia digital como senso comum, sem qualquer criticidade, poderá redundar no equívoco denunciado por colegas docentes da UFC, de outras universidades brasileiras e também registrada em bibliografia internacional: a perda do controle dos dados relativos aos conhecimentos produzidos;

Se durante este período da pandemia da Covid-19 já existem outras gestões administrativas sendo efetivadas ou em processo de efetivação em Instituições Federais de Ensino Superior denominadas de Período Letivo Especial ou Período Letivo Suplementar;

Se a própria Portaria 544 do Ministério da Educação que regulamenta o regime Especial de substituição das aulas presenciais prescreve para o dia 31/12/2020 a conclusão do semestre iniciado;

Se a Câmara dos Deputados na terça-feira passada (07/07) concluiu a análise da Medida Provisória 934/2020 do Governo Federal e a encaminhou para o Senado, suspendendo a obrigatoriedade das Instituições de Ensino Superior de cumprir uma quantidade mínima de dias letivos neste ano devido à pandemia da Covid-19;

Se a Reunião virtual (02/07) do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) da Universidade Federal do Ceará (UFC) que aprovou o Plano Pedagógico de Emergência (PPE) e impôs o retorno para o dia 20/07/2020 foi eivada de vícios jurídicos.

O conjunto dessas hipóteses possibilita seguir para a etapa analítica e atingir o posicionamento final.

O problema indaga sobre a justificativa. Esta é a expressão da legitimidade e da legalidade.

A primeira concerne ao princípio ou fundamento da ação (campo ético) e a segunda à coerência do conjunto de leis, normas, portarias etc. que a estabelece (campo moral).

Assim, as hipóteses circunscrevem a dimensão ética (legitimidade) porque dialogam comigo mesmo para referenciar a minha interpretação da realidade, conduzindo a minha decisão de agir e também reportam à dimensão moral (legalidade) que posso aceitar ou rejeitar.

O que é a época ou o momento individual, coletivo e cultural que se vive coetaneamente? Este questionamento é de resposta imediata, fácil quando manifesta o senso comum do presente; entretanto, requer um pensamento crítico para compreender e desvelar o que se desconhece como vetor de origem, fonte e poder de manipulação e interpretação da realidade.

Intérpretes consistentes atribuem ao atual contexto o conceito de necropolítica (confira o artigo da professora Lígia Kerr (UFC), A necropolítica e a necessidade de uma ‘frente pela vida’, publicado no jornal O Povo de 01/07/2020).

Não levar em consideração que a nossa forma de vida mudou e fingir que a nossa realidade compartilhada agora é a mesma em que vivíamos antes do distanciamento/isolamento social forçado por razões de segurança sanitária é insensatez e indicativo de visão obtusa.

A relação entre a Tecnologia Digital e a Educação que se coloca no Modelo de implantação do Ensino Remoto (ER) exige uma complexa reestruturação da Estratégia de Ensino e Aprendizagem mediada por conhecimentos específicos oriundos de Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) e requer a inserção efetiva do segmento estudantil no processo de redesenhar uma nova prática didática.

A adesão ao ER açodada, massiva, apenas com o objetivo de cumprir uma carga horária e finalizar de qualquer modo o semestre letivo é deletéria e desrespeitosa para com a Comunidade Universitária, pois retornar apressadamente inviabiliza a qualidade das tarefas pedagógicas e estimula a evasão discente.

Isso é institucionalizar a mediocridade na educação, fazê-la serva do biopoder e torná-la nua (confira o artigo da professora Juliana Diniz (UFC), A educação nua, publicado no jornal O Povo de 04/07/2020).

Um Modelo de Ensino Remoto coerente com os autênticos valores da Educação Pública exige um Projeto Pedagógico estruturado a partir do conceito de Sequência Didática que concerne aos princípios da Aprendizagem Criativa inserida nas TDICs, estimulando a produção do saber do(a) estudante não alheio à sua/nossa realidade social.

Sobre o Período Letivo Especial é previsto um semestre com aproximadamente 12 semanas de aulas por Ensino Remoto; porém, somente iniciado após a efetiva inclusão digital e a adequada capacitação docente. Aqui há respeito e compromisso com a inclusão digital e não a sorrateira promessa de distribuir milhares de dispositivos de acessibilidade gratuita à internet para os(as) estudantes.

Sobre a Portaria 544 do Ministério da Educação e a Medida Provisória 934/2020: ambas não determinam datas específicas para o retorno. Isto implica a perspectiva de diálogo e de negociação do gestor institucional com a Comunidade Universitária respeitando a característica plural dos diversos saberes que conformam os distintos Cursos da UFC cada um com singularidade própria.

Sobre a Reunião virtual do CEPE, houve violação de artigos da Constituição Federal (Art. 206), da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (Art. 56) e solapamento do próprio Estatuto da UFC que normatiza a composição do CEPE, pois a Representação Estudantil estava ausente porque não foi comunicada previamente. O argumento do condutor da reunião, professor José Cândido Albuquerque, para não convocar a Representação Estudantil é juridicamente pífio.

Quero registrar minha indignação contra a postura do referido professor ao desrespeitar a representação da Faculdade de Educação (FACED) naquela ocasião. Minha solidariedade às professoras Adriana Braga, Heulalia Rafante e Maria do Céu Lima.

Concluindo, não se justifica, não é sensato ou prudente o retorno obrigatório do semestre letivo de 2020.1 no dia 20 de julho de 2020 pela UFC. Tal retorno é oriundo de ato antidemocrático, discricionário abusivo, arbitrário.

Para mim, trata-se de ato ilegítimo e ilegal.

Caros(as) professores(as) da UFC, por que não estamos lecionando? Esta paralisação é semelhante a tantas outras que já foram realizadas?

Não, agora se trata de uma pandemia de proporção mundial acarretando, inclusive, em uma perspectiva de mudança histórica em cujo cerne se encontra a responsabilidade pela vida.

Ao retornarmos, em que o nosso ensino contribuirá para se tornar uma referência para a formação humana e profissional dos(as) discentes? O que o nosso conhecimento produzirá em benefício da população, da transformação da realidade educacional, sanitária, sócio-econômica regional e do país? Qual o legado que se deixará para as futuras gerações? Será aquele de autêntico compromisso com a Educação Pública ou seremos coniventes com os interesses escusos que tentam elidi-la?

Acredito que a maioria dos(as) docentes da UFC gostaria de estar vivenciando o cotidiano do seu Departamento, o aconchego da sua sala de aula, pois essa é a nossa forma de vida desejada.

Seguramente, conheço muitos e muitas da UFC que têm na docência a realização de um sonho, o significado e o sentido da própria vida e não uma simples conveniência coadjuvante para atingir outro fim.

Apesar de toda ignomínia da impostura, ser docente da UFC é fonte de alegria e, com ela, resistiremos.

Prof. Francisco Ursino da Silva Neto
(Departamento de Saúde Comunitária/Faculdade de Medicina/UFC)

(*) Texto publicado originalmente no site do Departamento de Saúde Comunitária da Faculdade de Medicina da UFC.

Seção sindical dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará

Av. da Universidade, 2346 – Benfica – Fortaleza/CE
E-mail: secretaria@adufc.org.br | Telefone: (85) 3066-1818

© 2024. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Web-az

© 2024 Kicker. All Rights Reserved.

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]