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UNIDADES ACADÊMICAS – Plenárias setoriais da UFC discutem propostas de construção coletiva em resposta ao PPE

Teve início ontem (16/7) o ciclo de Plenárias Setoriais da Universidade Federal do Ceará (UFC) para discutir e elaborar propostas alternativas de construção coletiva nas unidades acadêmicas em resposta ao Plano Pedagógico de Emergência (PPE) proposto pela Reitoria. A realização dessas reuniões nas unidades acadêmicas foi deliberada na última Assembleia Geral Extraordinária da ADUFC-Sindicato, realizada virtualmente no dia 10 de julho, quando os/as docentes também aprovaram o estado de mobilização e Assembleia Permanente. Na ocasião, a AG também não considerou o dia 20 de julho como data para retomada do semestre 2020.1 na UFC. A primeira plenária envolveu FACED, ICA, CH e IEFES. A segunda ocorrerá na terça-feira (21/7), com as unidades do Campus do Pici: CC, CT, CCA e UFC VIRTUAL.

Na primeira Plenária de ontem, por exemplo, a Faculdade de Educação (FACED) compartilhou sua opção por atividades que abordem perspectivas coletivas e interdisciplinares e socializou com os demais pesquisas internas. A unidade havia aplicado questionário junto aos alunos considerando todas as limitações de saúde mental e física, do ambiente de estudo, questões financeiras, necessidade de cuidados com crianças, parentes etc. Nos resultados de suas pesquisas internas, a FACED e outras unidades puderam evidenciar que as restrições geradas nesse contexto pandêmico acarretaram a redução do tempo que os/as alunos/as têm disponível para a dedicação aos estudos.

Ao contrário do que faz parecer a administração superior da UFC, não é uma minoria que está excluída na proposta de retomada do semestre 2020.1. Um estudo apresentando pelo Curso de Letras, por exemplo, apontou que mais de 50% de um total de 1.205 alunos têm apenas duas horas por dia disponíveis para se dedicar aos estudos. Isso considerando todos os contextos e restrições que impactam diretamente na rotina de aprendizagem dos estudantes. São dados que não podem ser ignorados.

Docentes do Instituto de Cultura e Arte (ICA) também sinalizaram estar trabalhando a reorganização do semestre de maneira a proteger professores e estudantes, em benefício tanto da inclusão quanto da qualidade do ensino. Já no Centro de Humanidades (CH), condicionou-se o início das atividades de ensino ao recebimento dos chips pelos alunos  (anunciados no PPE como ferramentas de “inclusão digital”) que até hoje (17/7) ainda não haviam chegado aos estudantes. Por este motivo, o CH adiou a retomada das atividades para o dia 3 de agosto, com uma semana de acolhimento, e o início das atividades de ensino no dia 10 de agosto.

Devido ao ainda necessário distanciamento social exigido para conter o alastramento da pandemia de Covid-19, as Plenárias estão sendo realizadas de forma digital através da plataforma Google Meet, com organização semelhante à das assembleias realizadas pela ADUFC nesse período (nos dias 3 e 10 de julho). Os links de acesso ao Google Meet serão divulgados nas redes sociais sempre com um dia de antecedência das plenárias, que também devem funcionar como espaços de partilha de experiências no atual cenário. A participação de todos e todas é importante para a construção de uma universidade mais democrática e inclusiva.

As datas de cada plenária e os links de acesso ao Google Meet podem ser vistos em listagem abaixo.

CALENDÁRIO E LINKS DE ACESSO DAS PLENÁRIAS

Plenária Setorial 01: FACED, ICA, CH e IEFES
Dia 16/7 às 16h
Acesso: https://bit.ly/PlenáriaSetorial01

Plenária Setorial 02: PICI – CC, CT, CCA E UFC VIRTUAL
Dia 21/7 às 18h
Acesso: https://bit.ly/PlenáriaSetorial02

Plenária Setorial 03: FFOE e FAMED
Dia 22/7 às 16h
https://bit.ly/PlenáriaSetorial03

Plenária Setorial 04: SOBRAL, QUIXADÁ, CRATEÚS E RUSSAS
Dia 23/7 às 18h
https://bit.ly/PlenáriaSetorial04

Plenária Setorial 05: LABOMAR, FEAAC e FADIR
Dia 24/7 às 16h
https://bit.ly/PlenáriaSetorial05