Pular para o conteúdo Vá para o rodapé

COVID-19 – Fórum Ceará pela Vida busca diálogo com Poder Executivo na construção coletiva de soluções na área da educação

O Fórum Ceará pela Vida apresentou, na última quarta-feira (24/6), uma nota técnica ao Fórum Estadual de Educação, na qual desenvolve uma plataforma emergencial para a educação básica e superior. O coletivo reúne representações de mais de 70 entidades, entre elas a ADUFC, e foi criado para debater os desdobramentos das ações tomadas pelo governo estadual no enfrentamento do coronavírus no Ceará e para construir uma plataforma de reivindicações nesse sentido.

A nota técnica é dividida em seis eixos. O documento ressalta a importância de políticas públicas para a área da educação e defende a construção coletiva de soluções, onde os movimentos sociais, sindicatos, entidades estudantis e coletivos possam ser ouvidos no debate educacional. Cabe destacar que, atualmente, o Fórum possui duas representações no Comitê Estadual de Enfrentamento à Pandemia do Coronavírus no Ceará, instituído pelo governador Camilo Santana no dia 14 de março.

Em pouco mais de um mês de articulação, os integrantes do Fórum constituíram grupos de trabalho temáticos – entre eles, o GT da Educação, que se reúne semanalmente e é responsável pela construção da referida nota técnica. Após a sistematização dos diálogos, os grupos se reuniram com os representantes das Secretarias do Desenvolvimento Agrário (SDA), da Proteção Social (SPS), da Educação (Seduc) e da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece).

No que tange à educação, os debates realizados entre os integrantes do grupo temático resultou em outro documento (além da nota técnica): uma carta, também assinada pela ADUFC, que participou das discussões e da elaboração coletiva, foi apresentada ao governador Camilo Santana no dia 5 de maio. Ela apresenta como principais reivindicações a criação de um projeto de cooperação entre as escolas, universidades e institutos federais, e o diálogo permanente entre as pastas da educação e os docentes, servidores e estudantes. O documento foi lido em reunião do Comitê Estadual, com a presença do governador, no início de junho.

O Fórum Ceará pela Vida vem congregando movimentos sociais, entidades sindicais e coletivos que estão preocupados em participar da formulação das políticas públicas para o período de crise a serem propostas. O GT da Educação tem participado de forma atuante nesse sentido, formulado e levado propostas aos demais fóruns de educação e ao governo estadual.

(*) LEIA AQUI a Nota Técnica do Fórum Ceará pela Vida sobre a situação educacional do Estado do Ceará.

Seção sindical dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará

Av. da Universidade, 2346 – Benfica – Fortaleza/CE
E-mail: secretaria@adufc.org.br | Telefone: (85) 3066-1818

© 2024. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Web-az

© 2024 Kicker. All Rights Reserved.

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]