Pular para o conteúdo Vá para o rodapé

PÓS-COVID-19 – Série de lives da ADUFC chega à 9ª edição debatendo financiamento público e imposto sobre grandes fortunas

Em mais uma transmissão ao vivo também em Libras, a série de lives #EMPAUTA volta ao canal da ADUFC no youtube, nesta quinta-feira (18/6), em um debate com três economistas. Esta 9ª edição trará o tema “Financiamento público e imposto sobre grandes fortunas: a situação no Brasil pós-pandemia”. O Prof. André Ferreira, do Departamento de Teoria Econômica da UFC e tesoureiro-geral da ADUFC, mediará o debate, que terá início às 17 horas. A exemplo das edições anteriores, a transmissão vai ser aberta ao público.

A ideia da live é situar os desafios do momento pós-pandemia e como a questão do financiamento público se coloca nesse contexto. “Obviamente, porque se tem uma queda de arrecadação de estados e municípios, e que também termina onerando a união, que tem de transferir recursos para os estados. Então, há um problema de financiamento público que não se faz ideia de como vai ser resolvido”, sinaliza André Ferreira, que estará à frente da transmissão. 

Para esta edição, foram convidados/as a Profª. Rosa Chieza, dos Programas de Pós-graduação em Economia (PPGE) e Política Social e Serviço Social (PPGPSSS) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); e Marcelo Lettieri, professor colaborador do CAEN/UFC e diretor-técnico do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco) – delegacia sindical no Ceará. Marcelo e André já haviam participado da 3ª edição do #EMPAUTA, no dia 28 de março, quando discutiram o que estava sendo feito à época para enfrentar a crise econômica e os impactos da proliferação da Covid-19.

Desta vez, os debatedores voltam à temática antecipando-se a uma realidade possivelmente distante de uma pós-pandemia no Brasil. O país vem atingindo números alarmantes e está há mais de um mês sem um titular no Ministério da Saúde. Só no Ceará, de acordo com o mais recente boletim da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), divulgado na noite desta quarta-feira (17/6), 85.606 casos já foram confirmados, com 5.307 óbitos (outros 578 óbitos ainda são considerados suspeitos). A média do estado alcançou hoje 62,44 mortes por dia.

#EMPAUTA: pluralismo de ideias e acessibilidade em Libras

Para democratizar as discussões acerca da conjuntura social, política e econômica do país, o 8º #EMPAUTA trouxe os ataques à democracia universitária como centro do debate, realizado no dia 27 de maio. A oitava edição foi mediada pela vice-presidente da ADUFC, Irenísia Oliveira, e contou com a participação de Wagner Pires, diretor de campi do SINTUFCE; e Stefanny Tavares, secretária-geral do DCE/UFC. As transmissões ao vivo anteriores já trouxeram discussões acerca de temas como: reforma da previdência, desinformação, ensino remoto, racismo estrutural e questões de gênero.

As 7ª e 8ª edições ampliaram o leque de audiência, garantindo ao público surdo o acesso imediato à discussão, ao iniciar a tradução para a Língua Brasileira de Sinais (Libras) em tempo real. Quase todos os programas já haviam sido traduzidos para Libras e disponibilizados em uma nova playlist no canal da ADUFC no youtube. “Esse trabalho de acessibilidade que a ADUFC vem fazendo tanto dá visibilidade para a Língua Brasileira de Sinais, como faz com que o sujeito surdo se sinta respeitado no espaço”, afirma Cris Farias, tradutora-intérprete da UFC e que vem atuando nas transmissões tanto das lives quanto de outras atividades do sindicato, já antes da pandemia da Covid-19. “Sinto orgulho de estar numa entidade que se preocupa com as diferenças, de inclusão de todos. Temos muitos professores e alunos surdos que acompanham os debates. Com a tradução, eles têm acesso total à informação”, diz, acrescentando que, atualmente, a UFC possui 11 professores surdos e um curso de Letras Libras em funcionamento desde 2013.

Margarida e Cris interpretando em nossa live “Trabalho remoto e questões de gênero”.

Uma das primeiras professoras do Departamento de Letras Libras e Estudos Surdos (DELLE) da UFC foi Margarida Pimentel, que costuma atuar em parceria com Cris Farias nas traduções das atividades da ADUFC. Desde debates in loco e assembleias,  passando por espetáculos culturais, a lives na internet. “É muito complicado aos surdos o acesso ao conhecimento, às informações. Sejam eles sinalizantes (que se comunicam por sinais) ou oralizados. Nesses ambientes, virtuais ou não, é importante que tenha alguém falando na língua deles. Isso faz toda a diferença”, enfatiza Margarida.

A professora e tradutora sinaliza ainda como muito positiva “a sensibilidade e a seriedade” com que a atual diretoria da ADUFC vem cuidando desse tema. Segundo ela, as discussões promovidas neste primeiro ano de gestão têm sido fundamental no que se refere à garantia de acessibilidade a atividades culturais, políticas e, mais recentemente, no âmbito da saúde. “Eles mesmos (surdos que integram a comunidade acadêmica) têm nos dado esse feedback. Para eles, não há acessibilidade se não tiver a língua de sinais. Eles são completamente excluídos de qualquer ambiente. Mas o sindicato tem contribuído, e muito, para essa ampliação de conhecimento e a mudança dessa realidade no contexto acadêmico”, reforça Margarida. As duas intérpretes estarão mais uma vez fazendo a tradução em tempo real na live da ADUFC desta quinta-feira (18/6), a partir das 17 horas.

Mais sobre a série de transmissões ao vivo da ADUFC

Participam das transmissões do #EMPAUTA professores das universidades federais do Ceará e de outras instituições, além de estudiosos e especialistas das mais diversas áreas. As últimas oito lives realizadas pela gestão Resistir é Preciso podem ser assistidas, na íntegra, no canal da ADUFC no Youtube:

. Em Pauta #1 | “Reforma pra quem? Uma conversa sobre a Reforma da Previdência” (19/7/2019)

. Em Pauta #2 | “Prevenção do Coronavírus e a importância do SUS no combate à pandemia” (18/3/2020)

. Em Pauta #3 | “Preservação da vida ou do mercado?” (28.3.2020)

. Em Pauta #4 | “Fake News e vigilância tecnológica em meio à pandemia: Desafios para a Democracia?” (3.4.2020)

. Em Pauta #5 | “Ensino Remoto na pandemia e os impactos na educação pública?” (13.4.2020)

. Em Pauta #6 | “Racismo Estrutural e a COVID-19: desigualdades sociais e raciais” (22. 4.2020)

. Em Pauta #7 | “Trabalho remoto e questões de gênero” (30/4/2020)

. Em Pauta #8 | “Democracia Universitária: uma experiência avançada sob ataque” (27/5/2020)

Ou acesse a playlist com todas as edições do #EMPAUTA CLICANDO AQUI.

ACESSIBILIDADE: A playlist com as edições traduzidas para LIBRAS pode ser acessada CLICANDO AQUI.

Seção sindical dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará

Av. da Universidade, 2346 – Benfica – Fortaleza/CE
E-mail: secretaria@adufc.org.br | Telefone: (85) 3066-1818

© 2024. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Web-az

© 2024 Kicker. All Rights Reserved.

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]