Pular para o conteúdo Vá para o rodapé

NOTA DE PESAR – Antônio Pinheiro (1940-2020)

A ADUFC-Sindicato manifesta profundo pesar pela morte do advogado Antônio Pinheiro de Freitas, no último fim de semana. “Doutor Pinheiro”, como era conhecido, faleceu em decorrência da pandemia que já soma quase 2.500 óbitos no Ceará, confirmados pelo Governo do Estado até a tarde de hoje. Lamentamos sua partida, aos 80 anos, encerrando uma vida inteira dedicada a apoiar a luta das trabalhadoras e dos trabalhadores rurais.

Doutor Pinheiro ficará em nossa memória pelo destemor e coragem com que pôs seu saber jurídico em favor da luta dos trabalhadores rurais e dos camponeses cearenses, e com que os auxiliou nos conflitos de terra a partir de década de 1970 em todo o estado. Seu pioneirismo como advogado na defesa dessa parcela da população levou à fundação do Centro de Estudos do Trabalho e de Assessoria ao Trabalhador (Cetra), que vem tecendo histórias de resistência há quase 40 anos.

A dedicação e o comprometimento do Doutor Pinheiro com as causas do campo abriram as portas de seu escritório para jovens advogados que tiveram ali não apenas um lugar de estágio e aprendizado, mas a certeza de que reforçavam a luta em torno das questões agrárias e do povo camponês explorado pelo grande latifúndio.

Estendemos nosso abraço fraterno a todos/as os/as amigos/as e familiares de Antônio Pinheiro, em especial à Profª. Andrea Pinheiro (Instituto UFC Virtual) e coordenadora do Laboratório de Pesquisa da Relação Infância, Juventude e Mídia (LabGrim-UFC).

Fortaleza, 25 de maio de 2020

Diretoria da ADUFC-Sindicato
Gestão Resistir é Preciso (Biênio 2019-2021)

Seção sindical dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará

Av. da Universidade, 2346 – Benfica – Fortaleza/CE
E-mail: secretaria@adufc.org.br | Telefone: (85) 3066-1818

© 2024. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Web-az

© 2024 Kicker. All Rights Reserved.

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]