Pular para o conteúdo Vá para o rodapé

POSIÇÃO DO CONSELHO DEPARTAMENTAL DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO (FACED-UFC) SOBRE A REALIZAÇÃO REMOTA DOS ENCONTROS UNIVERSITÁRIOS (EU) DA UFC 2019/20

“Após ter deliberado, por unanimidade, pela suspensão das atividades acadêmicas sem a realização de ensino remoto, no período de afastamento social devido a pandemia da COVID-19, o Conselho Departamental da Faculdade de Educação se dirige mais uma vez à comunidade da Universidade Federal do Ceará e à sociedade em geral para se posicionar veementemente contra a realização da XXXVIII Edição dos Encontros Universitários (EU), de maneira remota. As razões para essa posição são elencadas a seguir:

1. Avaliamos que, a despeito da relevância da produção acadêmica da UFC, a sua divulgação, nesse Encontro, deve ser adiada, para a preservação das vidas humanas.

2. A possibilidade de acesso remoto traz os mesmos problemas já apontados por esse Conselho quanto à efetivação das atividades acadêmicas. Assim lembramos, mais uma vez, que é preciso garantir a isonomia, acesso igualitário e qualidade das atividades voltadas aos estudantes, nunca desconsiderando as precárias condições sócio econômicas que uma parcela deles enfrenta, agudizadas nesta situação de maior instabilidade nas relações trabalhistas, ampliação do desemprego e drástica redução da renda dos autônomos.

3. O uso, pelos alunos, de laboratórios e equipamentos nas instalações da UFC, que está sendo aventado para a realização dos referidos EU, compromete perigosamente a quarentena de toda a comunidade acadêmica.

4. A obrigatoriedade de participação dos alunos bolsistas configura uma imposição desumana, já que estes terão que optar entre colocar em risco a saúde e a manutenção/renovação das suas bolsas.

5. Diante desses fatos e da situação inusitada e muito grave que toda a sociedade enfrenta, julgamos que a aprovação dos resumos dos trabalhos dos estudantes, avaliados por Comitê Científico, deve ser considerada para o cumprimento das obrigações dos bolsistas.

O Conselho Departamental da FACED-UFC reafirma a sua posição a favor da priorização da vida e do bem-estar de todos, acreditando que, nesse momento, possibilitar que os estudantes permaneçam em casa é o maior ato de amor da Universidade com os seus estudantes, uma base sólida para a construção de conhecimentos e valores que contribuirão efetivamente na formação de profissionais com sólidos compromissos éticos e políticos.”

Fortaleza, 29 de abril de 2020.

Seção sindical dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará

Av. da Universidade, 2346 – Benfica – Fortaleza/CE
E-mail: secretaria@adufc.org.br | Telefone: (85) 3066-1818

© 2024. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Web-az

© 2024 Kicker. All Rights Reserved.

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]