Pular para o conteúdo Vá para o rodapé

ESTUDANTES E SERVIDORES EM RISCO – Unidades Acadêmicas da UFC defendem cancelamento de Encontros Universitários de 2019

Diversas unidades acadêmicas dos campi da Universidade Federal do Ceará (UFC) em Fortaleza e interior manifestaram-se hoje (28/4), através de comunicados oficiais à Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) e à Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE), de forma contrária à manutenção de prazos do calendário acadêmico e defenderam o cancelamento dos Encontros Universitários (EU) de 2019. O evento anual, composto de palestras, apresentação de trabalhos e atividades culturais, foi confirmado ontem pela instituição, em versão com atividades remotas, marcada para os próximos dias 20, 21 e 22 de maio.

Em resposta às/aos diretores/as, ambas as pró-reitorias desconsideraram totalmente a manifestação das unidades acadêmicas e informaram que vão manter o calendário e a forma proposta dos EU-2019. A decisão coloca em risco a vida de estudantes e servidores, justamente no período em que especialistas e autoridades sanitárias alertam: o Ceará caminha para o pico do número de casos de Covid-19.

A Reitoria sinalizou que as apresentações serão realizadas em duas modalidades: pôster e comunicação oral, mas agora feitas de maneira remota. A universidade não divulgou ainda como será o procedimento online para cada uma dessas modalidades; apenas informou “que serão divulgadas em breve nos canais de comunicação da UFC”. No entanto, a PRAE já começou a solicitar aos diretores a disponibilização dos laboratórios de informática.

Na prática, os alunos que não tiverem acesso às condições tecnológicas necessárias para participar dos Encontros, precisarão ir à UFC e usar os laboratórios para apresentar seus trabalhos. Essa exigência desobedece às medidas de isolamento social e coloca os estudantes e suas famílias em risco desnecessariamente. É o que alertam os/as diretores/as de unidade que, em sua maioria, são contrários a essa decisão da Reitoria.

Cartas consideram recomendações da OMS

Em carta destinada à Pró-reitora de Assuntos Estudantis, Profª. Geovana Cartaxo, os diretores/as consideraram as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) em relação à pandemia de Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus (SARS-COV-2), em 11 de março de 2020, que orientam para o distanciamento social da população como forma de evitar o contágio. “Foi de senso da maioria, que a realização deste evento (Encontros Universitários) agora é inoportuna, devido ao deslocamento de estudantes para os campi da UFC, para acessar computadores e internet”, diz trecho da carta.

O documento também aponta para o alerta feito pela PRAE que a atividade seria uma forma de prestação de contas para os órgãos de controle. E aponta uma sugestão para resolver a exigência e, ao mesmo tempo, atender a preservação da saúde dos alunos e servidores da UFC: a divulgação, pela Reitoria, dos resumos que já foram encaminhados no momento da inscrição e que se encontram registrados no sistema dos EU 2019, como já se faz normalmente. Essa divulgação, sugere o documento, poderia ser feita via sites institucionais, publicação ou outra forma a ser definida pela PRAE.

A carta à Pró-reitoria enfatiza que “ainda estamos em curva ascendente do contágio da atual pandemia, o que tem acarretado no aumento real dos infectados, ao tempo da incapacidade de detectar esses infectados por parte das autoridades sanitárias”. E destaca a preocupação dos/as diretores/as de unidades com a “exposição dos estudantes ao perigo de contaminação”.

Ceará: pico de casos deve continuar elevado em até quatro semanas

A preocupação da comunidade acadêmica encontra respaldo inclusive no destaque que o Ceará vem ganhando no noticiário nacional. No epicentro da pandemia no Brasil, o estado se encontra atrás apenas de São Paulo, Rio de Janeiro e Pernambuco. O número de mortes pela Covid-19 já chega a 417 no Ceará, segundo o informe epidemiológico divulgado hoje (28/4) e que estão na plataforma IntegraSUS, da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa). Também já foram confirmados 6.985 casos do novo coronavírus no estado – outros 19.211 casos suspeitos estão em investigação. A doença já chegou a 139, dos 184 municípios cearenses. Em Fortaleza, 100% dos bairros já foram afetados.

Em entrevista ao jornal Estado de Minas no último sábado (25/4), o médico infectologista e professor do Departamento de Saúde Comunitária da Faculdade de Medicina da UFC, Guilherme Henn, avaliou que os profissionais de saúde entendem que as medidas de distanciamento social não devem ser relaxadas. “A projeção que fazemos é que devemos estar chegando perto do pico de casos da COVID-19, baseado no volume de pacientes que atendemos nos últimos dias. Esse pico deve permanecer elevado durante um período de duas a quatro semanas”, disse, na mesma entrevista, o professor, que também preside a Sociedade Cearense de Infectologia (SCI).

Guilherme Henn também havia participado, no dia 18 de março, da segunda transmissão ao vivo da série #EMPAUTA, realizada pela ADUFC nas redes sociais do sindicato.  Com o tema “Prevenção do Coronavírus e a importância do SUS no combate à pandemia”, o docente da UFC conversou com os internautas, num debate mediado pelo presidente da ADUFC, o também professor Bruno Rocha.

Em tempo

Os Encontros Universitários de 2019 deveriam ter sido realizados entre os dias 23 e 26 de outubro do ano passado. Um mês antes da realização do evento, a universidade comunicou, em seu site institucional, que o evento seria adiado para abril de 2020, sem informar os motivos. Uma nova matéria publicada alguns dias depois explicava a mudança seria necessária porque não haveria tempo hábil para o envio de relatórios para órgãos de fomento. O calendário acadêmico, no entanto, havia sido definido pelas Unidades Acadêmicas desde dezembro de 2018.

(*) Leia abaixo, na íntegra, o conteúdo das duas cartas encaminhadas hoje (28/4) pelos diretores das Unidades Acadêmicas da UFC à PRAE e à PROGRAD:

À PRAE

Prezada Professora Geovana Cartaxo,

 Pró-reitora de Assuntos Estudantis,

Em reunião virtual com os diretores das Unidades Acadêmicas, foi discutida a intenção da PRAE de realizar os Encontros Universitários de 2019 nos dias 20, 21 e 22 de maio próximo. Considerando as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) em relação à pandemia de COVID-19, doença causada pelo novo coronavírus (SARS-COV-2), em 11 de março de 2020, que orientam para o distanciamento social da população como forma de evitar o contágio, foi de senso da maioria, que a realização deste evento agora é inoportuna, devido ao deslocamento de estudantes para os campi da UFC, para acessar computadores e internet.

Neste ponto, salientamos que ainda estamos em curva ascendente do contágio da atual pandemia, o que tem acarretado no aumento real dos infectados, ao tempo da incapacidade de detectar esses infectados por parte das autoridades sanitárias. Sobre isso, cabe destacar a nossa preocupação em expor nossos estudantes ao perigo de contaminação, uma vez que terão que se deslocar aos laboratórios da Universidade, os que não possam fazê-lo de suas casas.

Outro ponto a destacar é que tal atividade em forma remota vai de encontro com um dos principais objetivos do evento, qual seja, o de difundir junto às comunidades acadêmica e externa atividades de ensino, pesquisa, pós-graduação, extensão, arte e cultura e de experiências diversas desenvolvidas e vivenciadas por estudantes da UFC, com acompanhamento de orientadores. Outrossim, o deslocamento para laboratórios da UFC descaracteriza a virtualidade de sua realização.

Por outro lado, fomos alertados de que esta atividade era obrigatória (?), como uma forma de prestação de contas para os órgãos de controle. Para isso, entendemos que, para resolver esta exigência e atender ao mesmo tempo a preservação da saúde de nossos alunos e servidores, basta que esta a pró-reitoria publicize, nos sites institucionais ou até em forma de publicação, conforme lhe pareça melhor, os resumos que já foram encaminhados no momento da inscrição e que se encontram registrados no sistema dos EU 2019, como já se faz normalmente (Vide: http://www.periodicos.ufc.br/eu[RC7] ).

Desta forma, e em função do exposto, solicitamos que esta pró-reitoria reveja a decisão de realizar os Encontros Universitários de 2019 e apenas publique os resumos em seu site, como forma de materializar os resultados das atividades realizadas.

Assinamos abaixo,

Centro de Ciências
Diretora: Regina Célia Monteiro de Paula

Vice-diretor: Wandemberg Paiva Ferreira

Centro de Ciências Agrárias

Diretora: Sônia Maria Pinheiro de Oliveira

Vice-diretor: Alexandre Holanda Sampaio

Centro de Humanidades

Diretor: Cícero Anastácio Araújo de Miranda

Vice-diretor: Luiz Fábio Silva Paiva

Centro de Tecnologia

Diretor: Carlos Almir Monteiro de Holanda

Vice-diretora: Diana Cristina Silva de Azevedo

Faculdade de Educação

Diretora: Heulália Charalo Rafante

Vice-diretora: Adriana Eufrásio Braga

Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem

Diretora: Lidianny Karla Azevedo Rodrigues Gerage

Vice-diretora: Ana Karina Bezerra Pinheiro

Instituto de Ciências do Mar

Diretora: Maria Oziléa Bezerra Menezes

Vice-diretora: Lidriana de Sousa Pinheiro

Instituto de Cultura e Arte

Diretor: Marco Túlio Ferreira da Costa

Vice-diretora: Araguacy Paixão Almeida Filgueiras

Instituto UFC Virtual

Diretor: Gabriel Antoine Louis Paillard

Vice-diretor: Ernesto Trajano de Lima Neto

Campus da UFC em Quixadá

Diretora: Andréia Libório Sampaio

Vice-diretor: Paulo de Tarso Guerra Oliveira

Campus da UFC em Russas

Diretor: Lindberg Lima Gonçalves

Vice-diretora: Aliny Abreu de Sousa Monteiro

À PROGRAD

Prezada Professora Ana Paula Medeiros,

Pró-reitora de Graduação da UFC,

Em reunião virtual com os diretores das Unidades Acadêmicas, foi discutida a intenção da PROGRAD em manter o calendário acadêmico, no que diz respeito à demanda/oferta/ajustes de turmas regulares semestrais e anuais para Matrícula 2020.2 pelas coordenações de curso de graduação, Chefias de Departamento, Coordenações Acadêmicas e Diretorias de Unidades Acadêmicas.

Entendemos que tal procedimento poderá ser postergado, uma vez que a grande maioria das atividades acadêmicas regulares está paralisada, prejudicando sobremaneira a análise do desempenho parcial das turmas e consequentemente o planejamento para o próximo semestre.

Ademais, conforme estabelecido na Resolução nº 08/CONSUNI, em seu §1º do Art. 1º, com seus efeitos prorrogados pela Resolução nº09/CONSUNI, após a normalização das atividades, haverá a alteração no Calendário Universitário, de modo a permitir que as coordenações dos cursos ajustem integralmente o conteúdo programático. Compreendemos que, então, na fase de ajuste do calendário, teremos tempo para tratarmos desse processo, junto às Chefias de Departamentos e, principalmente, junto às Coordenações de Cursos.

Destacamos que questões como: número de alunos, ajustes de vagas, possíveis concludentes, evasão, demanda reprimida, reprovações, disciplinas com pré-requisitos e demais elementos que precisam ser considerados para a elaboração da demanda, neste momento, não podem ser levantados com maior precisão e geraria um retrabalho desnecessário a nosso ver, mais adiante em um período de ajuste. Tal dimensionamento por média histórica nem sempre é suficiente, ainda mais em um cenário tão diverso como o atual. Além de deixar registradas no sistema diversas demandas, que podem ser retiradas e isso pode contribuir ainda mais para a geração de números e estatísticas negativos que poderão prejudicar as avaliações dos cursos mais adiante.

Desta forma e em função do exposto, solicitamos que esta pró-reitoria reveja a decisão de manter o período de demanda e espere o ajuste do novo calendário a ser determinado pelo CONSUNI e/ou CEPE para efetivar o processo de matrícula para o semestre 2020.2.

Assinamos abaixo:

Centro de Ciências

Diretora: Regina Célia Monteiro de Paula

Vice-diretor: Wandemberg Paiva Ferreira

Centro de Ciências Agrárias

Diretora: Sônia Maria Pinheiro de Oliveira

Vice-diretor: Alexandre Holanda Sampaio

Centro de Humanidades

Diretor: Cícero Anastácio Araújo de Miranda

Vice-diretor: Luiz Fábio Silva Paiva

Centro de Tecnologia

Diretor: Carlos Almir Monteiro de Holanda

Vice-diretora: Diana Cristina Silva de Azevedo

Faculdade de Educação

Diretora: Heulália Charalo Rafante

Vice-diretora: Adriana Eufrásio Braga

Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem

Diretora: Lidianny Karla Azevedo Rodrigues Gerage

Vice-diretora: Ana Karina Bezerra Pinheiro

Instituto de Ciências do Mar

Diretora: Maria Oziléa Bezerra Menezes

Vice-diretora: Lidriana de Sousa Pinheiro

Instituto de Cultura e Arte

Diretor: Marco Túlio Ferreira da Costa

Vice-diretora: Araguacy Paixão Almeida Filgueiras

Instituto UFC Virtual

Diretor: Gabriel Antoine Louis Paillard

Vice-diretor: Ernesto Trajano de Lima Neto

Campus da UFC em Quixadá

Diretora: Andréia Libório Sampaio

Vice-diretor: Paulo de Tarso Guerra Oliveira

Campus da UFC em Sobral

Diretor: João Guilherme Nogueira Matias

Vice-diretor: Mário Áureo Gomes Moreira

Campus da UFC em Crateús

Diretor: Lívio Antônio Melo Freire

Vice-diretor: Sandro Vagner de Lima

Campus da UFC em Russas

Diretor: Lindberg Lima Gonçalves

Vice-diretora: Aliny Abreu de Sousa Monteiro

Seção sindical dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará

Av. da Universidade, 2346 – Benfica – Fortaleza/CE
E-mail: secretaria@adufc.org.br | Telefone: (85) 3066-1818

© 2024. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Web-az

© 2024 Kicker. All Rights Reserved.

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]