Pular para o conteúdo Vá para o rodapé

REUNIÃO – Conselho de Representantes discute indicativo de greve e resultado final da auditoria nas contas da ADUFC

Cerca de 30 conselheiros participaram esta semana de mais uma reunião do Conselho de Representantes da ADUFC, que ocorreu na noite da última terça-feira (3/3), no auditório da sede do sindicato, em Fortaleza. Entre os pontos de pauta, foram discutidas a construção da paralisação do 18M e da Greve Nacional da Educação; apresentada a pauta de reivindicações do serviço público, que vai ser encaminhada à Assembleia Geral da ADUFC; e o resultado final da auditoria realizada nas contas da entidade, que foi aprovado por unanimidade.

A pauta de reivindicações do serviço público federal foi apresentada pelo presidente da ADUFC, Bruno Rocha: reposição das perdas salariais; isonomia de benefícios e paridade ativo-aposentado-pensionista; direitos previdenciários; valorização do serviço público e dos direitos trabalhistas; liberdade de organização e manifestação; e cumprimento dos acordos assinados com o Governo Federal. Por unanimidade, foi deliberado que essas pautas vão ser levadas à Assembleia Geral da ADUFC para a próxima terça-feira (10/3), com primeira convocação para as 8h e a segunda, para as 9h, no auditório do Centro de Ciências da UFC. Deliberou-se ainda pela indicação na pauta da assembleia da deliberação sobre o indicativo de greve, pela construção de uma pauta de reivindicações locais e pela criação de estratégias de divulgação e de comunicação em defesa dos servidores públicos.

O Conselho também aprovou, por unanimidade, o apoio à participação e organização da paralisação do dia 18 de março (18M), que tem passado por uma construção com outros segmentos – a exemplo da Plenária Ampliada realizada na noite desta quinta-feira (5/3), na sede da ADUFC, que lotou o auditório da entidade. O Prof. Bruno Rocha relatou a participação da ADUFC como convidada no 39º Congresso Nacional do ANDES-SN em São Paulo e reforçou a deliberação unânime, na ocasião, pela construção de uma greve nacional da educação. Ela vem sendo apontada em consonância com deliberações que têm ocorrido em outros segmentos do serviço público federal e em virtude das dificuldades impostas pela conjuntura política nacional, devendo ser construída progressivamente. Foi apresentado o calendário dessa construção no Setor das Federais no ANDES-SN e a necessidade de deliberações nas seções sindicais.

Auditoria nas contas

Após a apresentação do relatório final da auditoria independente realizada nas contas da ADUFC e diante da gravidade da situação apresentada – déficit nas contas, problemas contábeis, contribuições irregulares e utilização pessoal de valores significativos –, deliberou-se que o documento será encaminhado à Assessoria Jurídica da entidade.

O Conselho de Representantes decidiu, ainda, que vai retomar essa discussão após parecer jurídico, com realização de uma assembleia específica para tomar medidas cabíveis sobre possíveis ilegalidades.

Seção sindical dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará

Av. da Universidade, 2346 – Benfica – Fortaleza/CE
E-mail: secretaria@adufc.org.br | Telefone: (85) 3066-1818

© 2024. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Web-az

© 2024 Kicker. All Rights Reserved.

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]