Pular para o conteúdo Vá para o rodapé

LIGAS CAMPONESAS – Roda de conversa na ADUFC resgata organização popular na perspectiva de Clodomir de Morais

 “A vida de Clodomir de Morais, Paulo Freire, Ditadura, Ligas Camponesas e Amor” – com essa temática, necessária e bem-vinda aos dias atuais, uma roda de conversa vai ser realizada na noite desta nesta quarta-feira (4/3), às 18 horas, no auditório da ADUFC, em Fortaleza. A discussão terá como fio condutor a vida do escritor, advogado e professor universitário pernambucano Clodomir de Morais, que morreu em 2016, aos 87 anos. Morais foi líder das Ligas Camponesas daquele estado e, ao lado de Paulo Freire, Patrono da Educação Brasileira e de quem foi amigo próximo, carregava o ideal de ensinar a “leitura do mundo” para que se criasse um ser humano mais consciente. O evento é aberto ao público e terá a participação da cantora hondurenha-brasileira Indiana Nomma, filha de Clodomir.

A roda de conversa terá a interlocução da professora do Curso de Economia Ecológica da UFC, Maria Inês Escobar, que também é doutora em Educação e pesquisadora das Ligas Camponesas; e de Sebastião Araújo, grande amigo de Morais e ex-consultor da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO/ONU). Atualmente, Sebastião coordena o setor de Planejamento da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) do Governo do Estado.

 Como objetivo central do bate-papo aberto à comunidade, está a celebração da memória de um grande intelectual nordestino que militou na organização do povo desde os 17 anos. É o que explica Inês Escobar, acrescentando que “são lições importantes para o tempo presente, numa conversa sobre a vida de Morais na perspectiva de sua filha”. De acordo com a professora, o debate será enriquecido com elementos da questão agrária e da metodologia de organização massiva popular desenvolvida por Morais com inspiração freireana.

Clodomir de Morais e Paulo Freire eram amigos de longa data, estiveram encarcerados juntos durante o período da ditadura civil e militar no Brasil e lutavam por causas semelhantes. “Eles foram parceiros de muitas caminhadas e se ajudaram no exílio por toda vida. Amanhã (4/3), vamos falar sobre essa história, sobre ditadura, ligas camponesas e amor, porque não existe outra solução pra tudo senão o amor”, reflete Indiana Nomma, que também participa, a convite da ADUFC, da festa ILUSTRÍSSIMAS, na sexta-feira (6), em homenagem à mulher afro-latina e caribenha.

Prisões, exílios e reconhecimento internacional

Também jornalista e advogado, Clodomir Morais foi autor de dezenas de livros sobre reforma agrária, dentre eles a cartilha da Teoria da Organização, texto que deu sustentação para a formação do Movimento dos Sem Terra (MST). Foi devido à sua liderança nas Ligas Camponesas em Pernambuco que ele foi eleito deputado estadual ainda na década de 1950. Morais foi preso político antes de 1964, em pleno governo João Goulart e, durante o Golpe daquele ano, teve seus direitos políticos cassados e seu nome era o 12º na primeira lista de prisões da Junta Militar, tendo ido novamente para a cadeia, quando dividiu uma pequena cela com o educador Paulo Freire.

Entre idas e vindas a prisões e exílios, Morais foi professor da Universidade do Chile e outras mundo afora, inclusive no Brasil. Trabalhou também em mais de 10 outros países, como contratado pela Organização das Nações Unidas (ONU) como consultor em desenvolvimento agrário. Sua filha e os demais convidados do evento desta quarta-feira pretendem dividir com o público um passeio pelos ensinamentos e crenças de Morais e Freire. “A gente acredita na justiça e no poder da beleza do povo. Da gente como ser humano. Todo mundo merece comer e merece ter direitos. Isso é o certo. É isso que faz a nossa luta se tornar mais leve – a coisa do dar a mão sem soltar, pra mim, no começo tinha um peso muito grande, mas a gente está junto pra fazer carinho um no outro. A resistência precisa da luta, da força bruta, e precisa da força do coração”, convida Indiana Nomma.

SERVIÇO – Roda de Conversa: “A vida de Clodomir de Morais, Paulo Freire, Ditadura, Ligas Camponesas e Amor”

Quando: dia 4 de março de 2020 (quarta-feira), às 18 horas
Com quem: Indiana Nomma, Inês Escobar e Sebastião Lopes
Onde: Auditório da ADUFC-Sindicato (Avenida da Universidade, 2.346 – Benfica – Fortaleza-CE)
Atividade aberta ao público

Seção sindical dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará

Av. da Universidade, 2346 – Benfica – Fortaleza/CE
E-mail: secretaria@adufc.org.br | Telefone: (85) 3066-1818

© 2024. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Web-az

© 2024 Kicker. All Rights Reserved.

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]