loading...
Sponser

Nota da ADUFC sobre falso relato em nota publicada na página da UFC, após Cerimônia de Colação de Grau 2019.2 em Fortaleza, no dia 15/1/2020

O Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Ceará (ADUFC) vem a público denunciar que a “Nota da Administração superior da Universidade Federal do Ceará: Abreviação do segundo dia da Cerimônia de Colação de Grau 2019.2”, publicada na página da UFC às 19h23 do dia 15 de janeiro de 2020 – portanto apenas 10 minutos após o encerramento abrupto da cerimônia – constitui uma fraude.

O ato de protesto, relatado como motivo da abreviação da cerimônia e atribuído a “um pequeno grupo formado por professores e pessoas estranhas à própria comunidade acadêmica”, simplesmente não aconteceu. Além disso, o cerimonial da colação de grau já havia comunicado às autoridades universitárias que o ritual seria abreviado: estariam suprimidos tanto a acolhida dos coordenadores de curso aos representantes discentes quanto os discursos destes e dos próprios docentes. De fato, foi o que ocorreu.

Por fim, a Administração Superior promete “execução de medidas administrativas para identificar autores” para responder por prejuízos de um ato que não aconteceu. A referida nota é mais uma clara tentativa de deslegitimar professores, professoras e o próprio movimento estudantil, diante da sociedade.

O conteúdo dessa nota é gravíssimo. A “Administração Superior”, seja lá quem estiver por trás dessa denominação, está utilizando a estrutura institucional de comunicação da Universidade Federal do Ceará para enganar a comunidade universitária e a sociedade em geral. E é possível que esteja fazendo isso para praticar atos persecutórios e de exceção contra professores e estudantes. Por esse motivo, denunciamos que violações de direitos humanos podem estar em vias de ocorrer na UFC.

Fortaleza, 15 de janeiro de 2020
Diretoria da ADUFC-Sindicato
Gestão Resistir é Preciso (Biênio 2019-2021)