Pular para o conteúdo Vá para o rodapé

CULTURA – Parceria com ADUFC leva docentes a show de estreia do professor Marcelo Natividade como cantor

O cantor, antropólogo e professor adjunto do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal do Ceará (UFC), Marcelo Natividade, lança seu CD de estreia “Dádiva” em show no próximo domingo (1º de dezembro), em Fortaleza. Depois de dois anos realizando shows e intervenções artísticas em homenagem a artistas brasileiras como Maria Bethânia, Elis Regina, Clara Nunes e outras, Marcelo gravou álbum com canções inéditas e regravações de clássicos da MPB. O espetáculo, que vai ser apresentado no Teatro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, a partir das 19 horas, tem apoio da ADUFC-Sindicato, que vai oferecer 20 ingressos aos/as docentes associados(as).

Marcelo Natividade, em parte do ensaio fotográfico “Mar e musicalidade”, na Praia do Mucuripe em Fortaleza. (Foto: Claudemi Santos)

Esse CD de estreia está permeado por elementos que perpassam o respeito às religiões afro-brasileiras e o tema da igualdade de gênero. “São temáticas que unem minhas identidades de antropólogo e músico e que revelam um pouco da minha alma e das questões que estudo e pesquiso”, explica Natividade, afirmando também ver a arte como um poderoso instrumento de transformação da sociedade “e de promoção dos valores da igualdade, liberdade, democracia e solidariedade”.

Um dos destaques do álbum é a música “Flor de Ir Embora”, da compositora carioca Fátima Guedes. Dirigido pelo cineasta cearense Miguel Cordeiro, o clipe oficial já está disponível no youtube. “É uma música muito poética e romântica a que a gente deu um tempero afroreligioso”, diz o artista, acrescentando que a parceria com a também cantora rendeu, ao todo, cinco faixas no CD “Dádiva” – quatro delas até então inéditas.

O primeiro álbum do professor Marcelo Natividade, que também é jornalista, traz ainda faixas com releituras de clássicos de Dorival Caymmi e Jovelina Pérola Negra. O autor explica que, no entanto, a maior parte das 11 faixas do CD é inédita, assinada por compositores cearenses como: Issac Cândido, Marcos Dias, Rogério Franco, Chico Torres e Berg Menezes – este último é responsável também pela produção executiva do show e do CD.

Mais sobre o professor-artista e o espetáculo “Dádiva”

Há mais de 10 anos, o professor Marcelo Natividade pesquisa temáticas envolvendo não apenas novos movimentos religiosos, instituição religiosa e religiosidades contemporâneas, mas também diversidade sexual, gênero, marcadores sociais da diferença, antropologia do Estado, direitos humanos, entre outros. Ele é ainda doutor em Antropologia Social e publicou artigos e livros sobre as relações entre homossexualidade e religião no Brasil e sobre o recente fenômeno das igrejas evangélicas inclusivas.

O espetáculo “Dádiva” tem ainda direção musical de Jefferson Portela, direção cênica de Aristides de Oliveira e produção de Dalwton Moura. Marcelo Natividade canta acompanhado pelos músicos Anfrísio Rocha (bateria e viola de 12 cordas), David Simplício (violão), Ednar Pinho (baixo), Robson Gomes (teclados e acordeom), Rodrigo Santos e Jefferson Portela (percussão); além de Thiago Nigga e Diany Guedes (backing vocals). A indicação é livre.

SERVIÇO

Show de lançamento do disco “Dádiva”, de Marcelo Natividade

Quando: 1º de dezembro de 2019 (domingo), às 19 horas
Onde: Teatro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC) – Rua Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema
Ingressos: à venda na bilheteria do CDMAC (R$ 30 inteira/ R$ 15 meia)
(*) Parceria com ADUFC: 20 ingressos estão à disposição dos docentes associados na sede do sindicato (serão distribuídos mediante ordem de procura), no setor de Atendimento ao Docente. Cada professor/a tem direito a até 2 ingressos (uma inteira e uma meia-entrada).

Seção sindical dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará

Av. da Universidade, 2346 – Benfica – Fortaleza/CE
E-mail: secretaria@adufc.org.br | Telefone: (85) 3066-1818

© 2024. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Web-az

© 2024 Kicker. All Rights Reserved.

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]