Pular para o conteúdo Vá para o rodapé

SEMANA DO PROFESSOR E DA PROFESSORA 2019 – ADUFC realiza semana de atividades com programação cultural e debates em defesa da carreira docente

O dia 15 de Outubro, dedicado nacionalmente a homenagens às professoras e aos professores, iniciará uma semana inteira de atividades culturais e políticas realizadas pela ADUFC em Fortaleza. A abertura ocorrerá na própria sede da entidade, às 18 horas do dia 15, com programação cultural que segue pela semana, adicionada a debates políticos em defesa da carreira docente e mesas-redondas voltadas à saúde física e mental. O encerramento vai ser realizado na sexta-feira (18), no Kukukaya, com show do cantor Marcos Lessa em homenagem a Belchior. No Cariri, as comemorações vão ocorrer no dia 24.

A abertura da Semana será feita com o lançamento da nova edição do romance Recordações do escrivão Isaías Caminha, de Lima Barreto, que será um presente da ADUFC aos professores e às professoras. A atividade, que ocorrerá na próxima terça-feira (15), terá também a apresentação do CAIS – Coral dos Amigos da Izaíra Silvino e do Coral da ADUFC. A semana também prevê exibição de espetáculo no Teatro Universitário Paschoal Carlos Magno, mesas-redondas, debates e exposição, além do show de encerramento. “Modelos pedagógicos e educação democrática” e “Ensino superior e maioridade intelectual no Brasil” estão entre os temas abordados na programação.

Mesa-redonda discute educação democrática
A implantação no Ceará de duas “escolas cívico-militares”, anunciada pelo governador Camilo Santana em adesão a um programa do Governo Federal, será tema de mesa-redonda e plenária na quarta-feira (16), às 18h, na sede da ADUFC em Fortaleza. Para a ação, a entidade terá parceria do Sindicato dos Servidores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (SINDSIFCE), juntamente com a Campanha Nacional pelo Direito à Educação.

Com o tema “Modelos pedagógicos e educação democrática”, a discussão será conduzida pelas professoras Clarice Zientarski (Departamento de Fundamentos da Educação/UFC) e Irenísia Oliveira (Departamento de Literatura/UFC), além de Andreia Castro (Setor de Educação/ Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Sem Terra/MST-CE).

O debate será sucedido de plenária com servidores e servidoras da UFC e do IFCE, que discutirá encaminhamentos de ações quanto ao tema, entre eles a sugestão da elaboração de um documento a ser entregue ao governador, registrando a posição dos servidores e das servidoras da UFC e do IFCE em relação à implantação de escolas “cívico-militares”, em qualquer número, no Estado do Ceará.

Programação da Semana do(a) Professor(a) – 2019
15 a 18 de outubro


FORTALEZA
Dia 15 (terça-feira)

18h – Lançamento da nova edição do romance “Recordações do escrivão Isaías Caminha“, de Lima Barreto, com distribuição gratuita às professoras e aos professores. Apresentação do Coral da professora Izaíra Silvino (CAIS – Coral dos Amigos da Izaíra Silvino) e do Coral da ADUFC.
Local: sede da ADUFC

Dia 16 (quarta-feira)


16h –
Mesa-redonda
Tema:Promoção da Saúde Física e Mental“, com a Profª. Alessandra Xavier (Psicologia/Uece), a Profª. Tatiana Zylberberg (Iefes/UFC, Projeto Mulheres e Novelos) e a Profª. Ana Helena Moreira (professora aposentada do Departamento de Química).
Local: sede da ADUFC


18h –
Mesa-redonda, seguida de Plenária da Educação
Mesa-redonda: “Modelos pedagógicos e educação democrática”, com Andreia Castro (Setor de Educação do MST-CE); Clarice Zientarski (Profª. Deptº. de Fundamentos da Educação/UFC); e Irenísia Oliveira (Profª. Departamento de Literatura/UFC e vice-presidente da ADUFC).
Plenária: “Militarização nas escolas”. Promoção: ADUFC, Sindicato dos Servidores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (SINDSIFCE) e Campanha Nacional pelo Direito à Educação. 
Local: sede da ADUFC


Dia 17 (quinta-feira)


8h30 – Café da manhã dos(as) aposentados(as)
. Participação do músico Ismael Maia (voz e violão). Exposição do Curso de Bordado Bordando Bolsas e Almofadas.
Local: sede da ADUFC


18h – Palestra com o Prof. Custódio Almeida (Departamento de Filosofia/UFC).
Tema: “Ensino superior e maioridade intelectual no Brasil”.
Local: Auditório da ADUFC


20h – Peça “Apareceu a Margarida”, com texto de Roberto Athayde e direção e atuação de Ricardo Guilherme.
Convites: 50 convites exibíveis estarão disponíveis para professores(as) sindicalizados(as) da UFC na sede da ADUFC a partir de terça-feira (15) – outros 50 estarão à disposição do Sindicato dos Docentes da Universidade Estadual do Ceará – Sinduece. OBS: Cada docente terá direito a 1 (um) convite.
Local: Teatro Universitário Paschoal Carlos Magno (Av. da Universidade 2.210 – Benfica).


Dia 18 (sexta-feira)


20h – Festa de encerramento da Semana do Professor e da Professora
.
Atrações: Show “Coração Selvagem – Tributo ao Belchior”, do cantor Marcos Lessa, seguido de apresentação da DJ Renatinha
Convites: cada professor(a) sindicalizado(a) terá direito a um par de convites, que estarão disponíveis a partir do dia 15, terça-feira, na sede da ADUFC.
Local: Kukukaya (Av. Pontes Vieira, 55 – Joaquim Távora). Bufê liberado para comidas e bebidas não alcoólicas (o bar do estabelecimento estará aberto para venda de bebidas alcoólicas).


CARIRI – JUAZEIRO DO NORTE

Dia 24 (quinta-feira)

14h – Lançamento da nova edição do romance Recordações do escrivão Isaías Caminha, de Lima Barreto, com distribuição gratuita às professoras e aos professores.
Local: Pátio da UFCA

19h – Festa das Professoras e dos Professores, com apresentação da banda de forró Na Base da Chinela.
Local: sede da ADUFC

**Haverá comemorações nos campi da UFC no interior com datas a serem confirmadas pelas organizações locais.

Deixe um comentário

Seção sindical dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará

Av. da Universidade, 2346 – Benfica – Fortaleza/CE
E-mail: secretaria@adufc.org.br | Telefone: (85) 3066-1818

© 2024. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Web-az

© 2024 Kicker. All Rights Reserved.

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]