Pular para o conteúdo Vá para o rodapé

NOTA DE ALERTA E DE REPÚDIO – QUIXADÁ: Tentativas de novos golpes contra democracia na UFC


A nomeação arbitrária de Cândido Albuquerque para a Reitoria da UFC, preterindo o candidato escolhido pela comunidade universitária, na consulta e no Consuni, é apenas o primeiro ato de um projeto autoritário que prevê a destruição da estrutura democrática e da função social da Universidade, para colocar a instituição a serviço de interesses privados e de um programa nacional de concentração de renda em níveis nunca vistos.

Em Quixadá, no Sertão Central, expedientes estão sendo utilizados para que um candidato que sequer entrou na lista tríplice seja nomeado diretor do campus. Diante da tentativa de mais um golpe contra a democracia na UFC, queremos manifestar nosso mais veemente repúdio.

Gostaríamos de alertar os colegas sobre a situação anormal que se instalou na UFC, com a nomeação do interventor. Não sabemos que Consuni será formado sob a influência de tal figura e se esta respeitará critérios contra os quais atentou ao assumir uma posição que a comunidade universitária não lhe reconheceu.

Nossa força agora é a da cultura democrática que construímos na universidade e na sociedade. E tanto mais forte se mostrará quanto mais forte for nossa recusa e nosso repúdio ao autoritarismo sob suas diversas formas, atualmente sobretudo sob a forma de autoritarismo neoliberal.

Um país não é uma empresa e educação não é mercadoria. É nosso dever como cidadãos defender a democracia contra os instintos autoritários dos tiranetes dispostos a tudo. É nosso dever como servidores públicos defender o caráter público e democrático da UFC. É nosso dever como professores defender o direito à educação como direito humano. Por isso, queremos alertar toda a comunidade universitária e a sociedade em geral para mais essa tentativa de atropelo da democracia na UFC, desta vez no Campus de Quixadá, ao tempo em que manifestamos nosso mais profundo repúdio às manobras e desvios autoritários, que levam os piores ao poder.

TOTAL REPÚDIO À TENTATIVA DE GOLPE NA UFC QUIXADÁ!

Fortaleza, 10 de setembro de 2019
Diretoria da ADUFC – SINDICATO

Deixe um comentário

Seção sindical dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará

Av. da Universidade, 2346 – Benfica – Fortaleza/CE
E-mail: secretaria@adufc.org.br | Telefone: (85) 3066-1818

© 2024. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Web-az

© 2024 Kicker. All Rights Reserved.

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]