Pular para o conteúdo Vá para o rodapé

SBPC lança petição online em defesa do CNPq

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) lançou ontem, 13, uma petição online em defesa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A petição e a nota que a acompanha são assinadas juntamente com mais 65 entidades científicas e acadêmicas, como a Academia Brasileira de Ciências (ABC), a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES) e o Conselho Nacional das Fundações de Amparo à Pesquisa (CONFAP).

O documento é um alerta para a situação crítica em que se encontra o CNPq, em iminência de cortar financiamento de bolsas de estudos para mais de 80 mil pesquisadores em todo o país e no exterior. Na nota, a SBPC reforça que se não houver reversão do déficit orçamentário de R$330 milhões no CNPq, todas as bolsas mantidas pela entidade serão cortadas a partir de setembro deste ano.

A entidade observa que os drásticos contingenciamentos impostos à Ciência, Tecnologia e Inovação nos últimos meses já demonstram uma expressiva evasão de estudantes, o sucateamento e esvaziamento dos laboratórios de pesquisa e uma menor procura pelos cursos de pós-graduação do país, configurando uma fuga de cérebros para entidades do exterior. Com a suspensão do pagamento das bolsas do CNPq, este quadro se agravará massivamente.

Além disso, o texto também pontua para a redução de recursos de custeio operacional e de pessoal técnico do CNPq, gerando dificuldades crescentes na manutenção de seus programas e atividades.

A nota completa e a petição online para assinaturas podem ser acessadas neste link.

Deixe um comentário

Seção sindical dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará

Av. da Universidade, 2346 – Benfica – Fortaleza/CE
E-mail: secretaria@adufc.org.br | Telefone: (85) 3066-1818

© 2024. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Web-az

© 2024 Kicker. All Rights Reserved.

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]