loading...
Sponser
0 9

UFC suspende a substituição de bolsas por vacância e criação de novas bolsas

UFC suspende a substituição de bolsas por vacância e criação de novas bolsas

A Universidade Federal do Ceará (UFC) anunciou ontem, 01, via ofício circular, que estão suspensas as substituições de bolsistas decorrentes de vacância e o lançamento de editais criando novas vagas de bolsas na universidade. O ofício mantém apenas as bolsas executadas através dos recursos do Plano Nacional de Assistência Estudantil (PNAES).

A suspensão anunciada pela Pró-Reitoria de Planejamento e Administração, PROPLAD, e assinada pelo Reitor Henry de Holanda Campos, considera o contingenciamento imposto às universidades e a sua perduração como razão da tomada da decisão.

O corte orçamentário das 63 universidades e dos 38 institutos federais de ensino foi anunciado pelo Ministério da Educação (MEC) no final de abril deste ano. No total, o bloqueio chega a 30% dos repasses de recursos federais às Ifes, comprometendo orçamentos de funcionamento básico das Universidades e Institutos – a Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT) teve a energia cortada por falta de pagamento no último dia 16.

A Andifes, Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições de Ensino Superior, já havia alertado que os recursos bloqueados pelo MEC eram utilizados principalmente para o pagamento de energia elétrica e vigilância. Com o agravamento do cenário de cortes e bloqueios de recursos das universidades, a precarização da estrutura acadêmica chega agora de forma massiva aos estudantes com esta suspensão e a perspectiva de continuidade das ameaças ao pleno funcionamento das Ifes.

Abaixo, leia a íntegra do ofício circular lançado pela PROPLAD:

SEI_UFC - 0913317 - Ofício Circular

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *