Sponser

NOTA DE REPÚDIO – ADUFC -SINDICATO POSICONA-SE CONTRA O DECRETO DE BOLSONARO QUE ATACA AUTONOMIA UNIVERSITÁRIA

Os docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará, representados pela Adufc-Sindicato, foram surpreendidos com a publicação, nesta quarta-feira (15/05), do Decreto 9.974/2019, cujo teor é um violento ataque contra a autonomia das Universidades Públicas.

No mesmo dia em que milhares de pessoas foram às ruas do Brasil protestar contra os cortes de verbas nas instituições superiores de ensino, o governo Bolsonaro edita um Decreto absolutamente inconstitucional, ferindo o artigo 207 da Constituição Federal, que dispõe sobre a autonomia acadêmica e administrativa das Universidades Públicas.

A atitude do governo Bolsonaro, que elegeu a educação e consequentemente os professores, estudantes, e servidores, como inimigos, assume claramente o tom de vingança e de resposta às manifestações populares em defesa da educação, que tomou conta das ruas do país inteiro.

A Diretoria da Adufc-Sindicato posiciona-se contra qualquer ataque a autonomia universitária e se solidariza aos Reitores das Universidades Federais brasileiras nesse momento lamentável de ofensa ao direito dos brasileiros de terem uma educação pública, gratuita e de qualidade.

A nossa entidade estará sempre acostada à categoria e aos movimentos sociais em defesa das nossas instituições públicas de ensino superior.

Não ficaremos de braços cruzados diante do desmonte que o governo Bolsonaro pretende impor às nossas instituições.

Por uma Universidade pública, gratuita e de qualidade!

A DIRETORIA